Principais Tendências de SEO para Ficar de Olho em 2022

O SEO, assim como o Marketing Digital, passa por constantes mudanças.

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Leitura de 29min

Como você já deve saber, páginas bem posicionadas geram um enorme alcance orgânico ao seu site, aumentando a possibilidade de atrair e converter leads. Para alcançar esse objetivo, é essencial que você aplique técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que são planejadas para adaptar seu conteúdo aos critérios de classificação do algoritmo do Google.

No entanto, esses critérios não são imutáveis. Em um esforço para tornar a experiência do usuário cada vez mais simples e eficaz, o Google atualiza com frequência os seus parâmetros.

Então, é fundamental estarmos sempre por dentro das possibilidades de mudanças que surgem com cada vez mais frequência, entender essas tendências de SEO e se adaptá-las para melhorar os resultados de sua estratégia digital.

Pensando nisso, selecionamos as principais tendências de SEO para o ano. Confira!

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Tendências de SEO para 2022

EAT

O Google já afirmou que a qualidade do conteúdo é essencial para uma otimização de sucesso. Mas o que será “qualidade” para ele?

Os conteúdos devem atender aos princípios do EAT Google, ou seja: Especialização, Autoridade e Confiabilidade. São fatores que o Google utiliza para classificar conteúdos de qualidade. As empresas precisam estar atentas a essas normas quando forem desenvolver sites.

Para fazer conteúdos seguindo esse princípio, é vital se especializar e sair do básico. Quanto mais profundo e específico for, melhor.

Mas, Como Fazer Isso?

Primeiro, busque elaborar a persona de seus potenciais clientes, entendendo dessa forma, que tipo de conteúdo eles valorizam. Em seguida, faça uma pesquisa de intenção de busca, auxiliando no mapeamento da jornada do consumidor.

Utilize as informações adquiridas para criar conteúdo que se enquadre na preferência de seus visitantes e lembre-se dos princípios EAT Google quando for criar seu conteúdo.

DICA: Colete informações de fontes que possuem credibilidade e utilize links confiáveis, eles ajudam bastante no cumprimento de critérios do EAT.

Essa é uma importante tendência para 2022. Nesse sentido, busque realizar o máximo de investimentos possíveis nessa área para atrair ainda mais público, pois é importante demonstrar a sua autoridade e construí-la de maneira orgânica e duradoura. Isso mostra ao Google que, de fato, você é um especialista no assunto.

Conteúdo Relevante

A criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais bem aplicadas e utilizadas nos dias de hoje. E não é à toa que seria uma grande tendência para o ano, afinal, é por meio deles que as pessoas acessam a internet.

Dessa forma, é importante investir em um conteúdo de qualidade, relevante, autêntico e diferenciado, pois é o que move os usuários e faz o SEO funcionar.

Para fornecer uma boa experiência ao usuário, é essencial que a headline e o conteúdo correspondam entre si, garantindo que o visitante encontre o que está procurando.

Caso isso não ocorra, ele poderá sair do site, e até adquirir um sentimento negativo em relação à sua empresa, gerando um aumento na taxa de rejeição. E. consequentemente, afetando a reputação geral da sua marca.

Nesse aspecto, tocar nas necessidades, dores e desejos de sua persona, além de produzir conteúdo interativo é uma opção válida para atrair a atenção dos visitantes com mais facilidade. Além de aumentar as chances de proporcionar uma experiência positiva ao usuário.

 

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SEO para Mobile

SEO Para Dispositivos Móveis

Cada vez mais os visitantes estão trocando o desktop, e passando a utilizar mobile. Dessa forma, o SEO para mobile tornou-se ainda mais relevante, sendo essencial para o sucesso de seu site.

Por isso, é preciso continuar adotando sistemas e layouts diferenciados e que deem o devido suporte a eles, fazendo com que o Google melhore o ranqueamento, afinal, mais pessoas poderão acessar o site ou página.

E também, estudar os tipos de layout e formas de aumentar a interação, no caso mobile, para que ninguém saia perdendo por não acessar o dispositivo pela tela de um computador.

Sem sombra de dúvida, uma tendência que deve ser seguida e aplicada durante o ano.

Comportamento do Consumidor

Pesquisa realizada pela americana eMarketer, mostra que nos EUA, as vendas via m-commerce cresceram 41,4% em 2020 e que cresceriam mais 15,2% em 2021, alcançando US$ 359,32 bilhões. As projeções apontam que até 2025 as vendas anuais pelo celular devem quase dobrar. Por aqui, o mercado acompanha este movimento.

Segundo o relatório Webshoppers realizado pela Ebit|Nielsen, o m-commerce teve um crescimento recorde de 78% e um faturamento de 45,9 bilhões de reais em 2020.

Além disso, um outro estudo divulgado pelo World Advertising Research Center (WARC), diz que o futuro será ainda mais móvel. A expectativa é que, até o ano de 2025, aproximadamente, três quartos da população mundial utilizem apenas seus celulares para acessar a internet.

Esse novo hábito tende a se intensificar com a chegada da frequência 5G. Portanto, a estratégia de SEO deve levar em conta essa tendência.

Estratégias

Se no desktop o objetivo como marca é fazer com que o usuário acesse a página, no mobile o objetivo passa a ser que este mesmo usuário instale um App ou deixe algum ponto de contato. E, claro, estratégias específicas precisam ser criadas nesse sentido.

E essas opções alteram a forma como entendemos o estágio de maturação desse potencial cliente.

Igualmente, a maneira como pensamos o conteúdo para atrair esse lead muda e nos obriga a dar ainda mais peso ao CRM (sistema de gestão de relacionamento com o cliente) e à régua de relacionamento.

Google Meu Negócio

A pandemia gerou uma valorização maior do comércio local. Tendo em vista que as pessoas começaram a apoiar mais e a buscar por estabelecimentos perto de suas casas.

Por isso, crie o perfil perfeito do Google Meu Negócio com todas as informações do seu negócio, como horário de trabalho, número de contato, serviços, fotos, avaliações, bem como um link de mapa direto.

É assim que os mecanismos de busca reconhecem e compartilham informações precisas com os usuários, como mudanças nos horários e opções de entregas.

Dessa forma, entra o SEO Local, que já existe há algum tempo e possui o Google Meu Negócio como uma de suas principais ferramentas. Sua utilização se tornou de suma importância para não ficar atrás da concorrência.

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Google Meu Negócio ajuda a gerar interações de clientes locais na Pesquisa Google e no Maps.

Conteúdos Longos

Construir conteúdos mais longos e de qualidade, fornecendo aos usuários informações que mantenham o engajamento e sejam compartilhadas, é uma boa alternativa para melhorar o ranqueamento do seu site nas pesquisas.

O State of Content Report traz dados que confirmam a relevância desse tipo de conteúdo.

Segundo o estudo, leituras longas, de mais de 3 mil palavras, fornecem três vezes mais tráfego, quatro vezes mais compartilhamentos e 3,5 vezes mais backlinks do que a média de artigos com tamanho médio de 901 a 1.200 palavras.

O desafio, no entanto, é conseguir manter os leitores focados no texto. E uma forma de tornar o conteúdo mais envolvente é utilizar gatilhos mentais de copywriting.

Core Web Vitals

Outra grande tendência quando se fala de SEO é o Core Web Vitals do Google. Métricas preparadas para avaliar a experiência do usuário de uma página da Web. Isso envolve indicadores como capacidade de resposta, tempo de carregamento, bem como qualidade visual, e aprofunda a velocidade de carga de um site, considerando aspectos como:

  • A velocidade de carregamento do conteúdo principal de uma página
  • Quantidade de tempo que a página da Web leva para se tornar interativa
  • Mudança de layout incomum

Otimizar seu site de acordo com os principais sinais vitais da Web pode mantê-lo à frente da maioria de seus companheiros, que ainda não estão familiarizados com a mais recente e crucial tendência de SEO do ano.

Featured Snnipets

O Google está cada dia mais interessado em otimizar a experiência do seu usuário. Ou seja, quanto mais rápido o leitor alcançar aquilo que ele procura, melhor. Assim surgiram as Feature Snippets ou caixa de respostas que podem aparecer em três formatos: parágrafos, listas e tabelas.

Por isso, prepare-se para uma quantidade cada vez maior de resultados com featured snippets. Que são respostas diretas e sucintas para uma pesquisa de palavra-chave, e visam responder diretamente a intenção da busca do leitor sem que ele visite alguma página.

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Featured Snnipets

Otimização de Imagens

O foco também precisa estar na otimização de imagens em 2022.

As imagens sempre foram muito importantes para o SEO. Além de aumentarem o CTR (click-through rate), uma métrica importante para a experiência do usuário. Elas são também uma excelente fonte de tráfego.

Isso porque, nos últimos anos, surgiram ferramentas e aplicativos especialmente destinados às imagens. Um bom exemplo é o Google Lens, que tenta identificar qual é o objeto da foto.

O crescimento no tráfego orgânico por meio do Google Imagens também será alto. Neste sentido. imagens de alta qualidade e chamativas sempre fizeram parte do e-commerce, mas elas serão ainda mais importantes.

Com a popularização das redes sociais de imagens e vídeos (como o Instagram), as buscas feitas com base em imagens serão mais comuns, aumentando o CTR, ou seja, a taxa de cliques de usuários.

Por isso, é importante ter muita atenção à descrição das suas imagens, especialmente se elas forem de produtos. Adicionar descrições úteis ajuda a garantir que seu produto será achado por uma grande quantidade de pessoas no Google Imagens.

Google Discover

Em busca da melhor experiência para as pessoas, o Google criou o Discover. Um recurso para dispositivos móveis que oferece conteúdos aos usuários com base nos seus interesses, sem que eles precisem fazer uma pesquisa.

Portanto, aparecer nas descobertas do Google é mais uma chance de aumentar a visibilidade das suas páginas e gerar mais tráfego orgânico para o site.

Mas, Como Otimizar o Conteúdo para o Google Discover?

Basicamente, o seu conteúdo precisa responder as dúvidas e se alinhar aos interesses da sua persona. Além disso, deve seguir as diretrizes do Google, que primam pela qualidade da experiência do usuário e condenam as práticas de black hat.

Nada Diferente do que Sempre Falamos Sobre as Estratégias de SEO, Certo?

A diferença aqui é que o Google vai se antecipar à intenção de busca e trazer a resposta antes mesmo que o usuário precise fazer uma pesquisa.

Ainda assim, existem algumas orientações específicas para potencializar as suas chances de aparecer no feed dos usuários:

  • Utilize imagens de alta qualidade
  • Otimize as páginas para mobile
  • Siga as políticas de conteúdo do Google Notícias
  • Faça uma combinação de assuntos frescos e conteúdos evergreen
  • Descubra os temas abrangentes que interessam à persona
  • Desenvolva uma estratégia de topic clusters
  • Publique mais vídeos no YouTube

Com o Discover, o Google extrapola o status de ferramenta de pesquisa e passa a oferecer novas experiências de descoberta aos usuários.

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Google Discover

Topic Clusters

Criados pela HubSpot a partir da observação de mudanças em como as buscas online são feitas e em como os buscadores respondem à essas dúvidas, os Topic Clusters nada mais são do que a organização dos conteúdos em grupos específicos que giram em torno de um tópico principal. Tudo isso de forma interconectada.

Explicando melhor: o Topic Cluster é uma estratégia que consiste em criar um post pilar, geralmente focado em uma palavra-chave head tail, e posts interligados de long tail ou mesmo de termos que sequer têm tanto volume de busca, mas atendem ao perfil do público.

Por Que os Topic Clusters Surgem Como um Futuro Promissor do SEO?

A forma como as pessoas buscam informação está mudando. Hoje, as mudanças nos buscadores fazem com que os resultados sejam mais orientados pela intenção de busca do usuário.

Além disso, o futuro promete ser cada vez mais integrado entre máquinas e seres humanos, inclusive quando falamos de SEO.

Não é à toa que o Google vem investindo cada vez mais nas buscas por voz. Que são feitas de forma mais conversacional, e que essa é uma das maiores tendências de SEO para os próximos anos.

E, se podemos conversar mais com o buscador, o ideal é que possamos submeter vários tipos de busca de forma natural (como se estivéssemos conversando com alguém), e que o buscador nos responda de volta da forma mais natural esperada.

E o Que Isso Tem a Ver Com os Topic Clusters?

Tudo. Não dá mais para focar apenas na palavra-chave. Embora elas sejam elementos essenciais para o bom desenvolvimento dos conteúdos e para o rankeamento, você não conseguirá boas posições se fizer um conteúdo pensando só nelas.

É necessário oferecer um contexto e é essa a proposta dos Topic Clusters.

Por meio da contextualização, principalmente de temas relacionados e uma linkagem interna consistente, a ideia é mostrar ao buscador que você tem o melhor conteúdo possível para oferecer para o usuário de forma integral.

Os Topic Clusters são uma estrutura organizada. Por isso devem ser feitos de forma planejada, de forma que seja possível entender o que está sendo feito, ter uma visão geral da estratégia e, claro, mensurar os resultados.

Pesquisa por Voz

Um dos principais destaques não apenas de 2022, mas dos próximos anos também, será o uso de sistemas de voz para a realização de buscas.

Seu site precisa estar otimizado para esse tipo de busca. Elas serão cada vez mais comuns, conforme produtos com Inteligência Artificial (IA), como Alexa e Siri, se popularizam.

Ainda que estejamos acostumados a usar dispositivos com interfaces visuais de textos, baseados na digitação, será necessário quebrar esse paradigma. Ou seja, o conteúdo oferecido para as buscas também deve ser feito de acordo como falamos e não mais como escrevemos.

O desafio está exatamente neste ponto, porque o jeito como falamos é diferente de como escrevemos.

Então, Como Responder de Maneira Relevante e de Forma Dinâmica uma Busca Realizada por Voz?

Se essa busca for voltada às compras, a primeira dica é ter comandos de voz que percorram todas as etapas do processo para concluir a aquisição de um bem ou de um serviço.

Outra dica é não olhar para o Google como um elemento determinante de SEO.

Já é hora de começar a analisar outras empresas e outros meios, como a assistente virtual Alexa, da Amazon, que já gera compras, sem sequer passar pelo Google.

Não é à toa que a Amazon criou o marketplace próprio e seja um dos grandes players que brigam pela liderança neste segmento.

 

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Pesquisa por voz

SEO Off Page

Páginas bem estruturadas, conteúdos relevantes e palavras-chave são essenciais na otimização, mas não adianta olhar só para dentro do seu site. Assim, o SEO off page atua para que as suas estratégias atuem também de forma externa.

SEO off page é o conjunto de estratégias aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado e, assim, melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Para o Google, não importa somente encontrar os seus conteúdos. O buscador também quer saber como o site se relaciona com o restante da web.

Conteúdos Confiáveis

Se o site receber links e menções de diversas páginas, e se elas forem relevantes e confiáveis, mais pontos ele vai ganhar com o Google. Afinal, as pessoas só compartilham e indicam aquilo que realmente tem qualidade e oferece algum valor para elas.

A construção desta rede de links que direcionam para o site, chamados de backlinks, é uma ação conhecida como link building.

Entretanto, o SEO off page não se resume a esta prática. Assim, a estratégia engloba todas as medidas adotadas fora do site, o que significa que toda construção de relacionamento com outros sites. Mesmo que não gere backlinks, é considerada válida para a otimização, como as menções ao site ou à marca para avaliar a sua relevância para o mercado.

Como Colocar em Prática o SEO Off Page?

Há três formatos de conteúdo em que você pode investir:

  1. Posts: conteúdos extremamente completos sobre um tema ou que tenham dados relevantes (próprios ou reunidos de terceiros).
  2. Ferramentas: crie ferramentas que resolvam pequenos ou grandes problemas, preferencialmente gratuitas, como calculadoras.
  3. Estudos: estudos de mercado, tornando-se referência.

Youtube SEO

Vídeos tem um incrível potencial em melhorar o alcance e a propriedade digital da marca, fazendo com que se abra diversas possibilidades de criação de conteúdo. É possível apelar para listas, histórias, conteúdos explicativos, tutoriais, entre diversos outros.

DICA: Monte uma estratégia, invista na otimização e em recursos que auxiliem na produção de conteúdo, inclusive de vídeos, para a promoção e aumento do ranqueamento do canal.

Além disso, para ranquear bem no YouTube e ter bastante tráfego, é recomendável utilizar palavras-chave de alto volume de busca, criando conteúdos perenes.

Principais Métricas

Para monitorar os resultados, as duas principais métricas de sucesso são: a taxa de retenção (capacidade de reter o usuário ao longo do vídeo) e, principalmente, o tempo de visualização. Que é mais importante, por exemplo, que o número de views.

A cada ano que passa, os vídeos se tornam mais importantes e não saem das tendências do mercado, porque não param de crescer.

Investimento

No último ano, o Google investiu significativamente em destacar resultados de vídeo em suas buscas e, por isso, é uma grande oportunidade. Exemplo disso, é a minutagem dos vídeos, proporcionando melhor experiência para o usuário e oportunidade de atrair visualizações.

No Brasil, mensalmente o aplicativo do YouTube, apenas no Android, tem cerca de 94 milhões de usuários ativos e seu site recebe cerca de 98 milhões de usuários (a maioria do desktop). Totalizando 1,5 bilhões de visitas com um tempo médio de 22 minutos por sessão.

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Youtube SEO

Automação

O SEO está em constante mudança e busca a todo momento incluir novas tecnologias e fazer com que tudo seja mais rápido, eficiente e concreto para os usuários e, obviamente, as pessoas que administram o próprio site.

Inteligência Artificial

Tendo em vista que o trabalho de SEO costuma envolver uma série de atividades que consomem bastante tempo, o uso da Inteligência Artificial (IA) para otimizar essas tarefas é indispensável.

A IA ajuda na melhor análise de dados e pode facilmente ajudar na automatização de procedimentos complicados.

Machine Learning

Outra importante tecnologia é a Machine Learning (ML). Ela melhora o desempenho e faz previsões ou toma decisões automaticamente sem ser explicitamente programada para fazê-lo com a ajuda de dados.

Com a disponibilidade e abundância de um grande número de fontes de dados nas redes sociais ligadas a consumidores, oponentes ou indústrias, espera-se que o ML aprenda automaticamente com eles por conta própria.

Incluir também essa automação pode te ajudar a abandonar a difícil geração de padrões e tarefas cansativas de audiência e análise de mercado e também ajudá-lo a se manter à frente na concorrência.

A Inteligência Artificial e Machine Learning estão rapidamente entrando em modelos de negócios padrão pré-existentes. Portanto, é necessário estar atualizando o site e mantendo o nível de aprimoramento necessário para fazer com que a marca continue sendo relevante para os mecanismos de busca.

Google MUM

Os mecanismos de busca de hoje não são sofisticados o suficiente para responder como um especialista faria. Para se aproximar desse objetivo e oferecer ao usuário resultados mais complexos e ajustados às suas necessidades, o Google desenvolveu uma nova tecnologia chamada Google MUM.

Google MUM (Multitask Unified Model) é uma nova tecnologia adotada pelo Google para responder a perguntas complexas que não têm resposta direta. Ou seja, elas não podem ser respondidos com um fragmento curto.

Essa tecnologia busca resolver esses tipos de consultas mais complicadas usando diferentes tipos de conteúdo. Isso inclui imagens e conteúdo de texto em vários idiomas para fornecer uma resposta matizada e nutrida.

Como o Google MUM Afeta o SEO?

Este novo algoritmo é uma tecnologia inovadora e revolucionária que afetará muito o SEO. Especialmente em relação à busca semântica.

Uma das principais mudanças será  graças ao fato de que o MUM será capaz de acessar, recuperar, salvar e interpretar informações em nada menos que 75 idiomas.

Essas páginas da web (e publicações correspondentes) que são escritas em um idioma nativo terão a oportunidade de expandir seu público em todo o mundo.

No entanto, isso também será um golpe para aqueles que vêm publicando conteúdo parafraseado ou traduzido de artigos em outros idiomas, pois serão punidos.

O Que Mudou?

A maior diferença entre a MUM e a forma como o Google conduz suas pesquisas atualmente é que o modelo é muito mais intuitivo.

Sem dúvida, este algoritmo criará uma melhor experiência de pesquisa para os usuários.

O MUM mudará a forma como os usuários realizam pesquisas, fornecendo muito mais fontes de informação e sendo capaz de entender consultas muito mais complexas e elaboradas impensáveis para máquinas.

Abaixo, estão algumas coisas que podem mudar:

  • Mais variedade de formatos: Embora o conteúdo escrito ainda seja rei, o MUM também contará com outros formatos, como vídeos, imagens ou podcasts para encontrar as respostas.
  • Palavras-chave: Considerando que a natureza intuitiva do programa o torna praticamente um assistente pessoal para pesquisa na web. O resultado final provavelmente será menos dependente de palavras-chave. Isso ocorre porque o MUM teria a capacidade de extrair informações relevantes de uma ampla gama de páginas da Web e tópicos.

Conteúdos Assinados

A assinatura traz o aval de quem diz aquilo, o que é fundamental no EAT Google.

Por isso, inclua no cabeçalho, abaixo do título do post, o nome, a foto, a função ou uma breve descrição e link para alguma rede social de relevância, mostrando que existe uma pessoa por trás do que está sendo dito.

Conteúdos assinados junto com informações únicas serão cada vez mais poderosas para o ranqueamento no Google.

Provas Sociais

As provas sociais são conhecidas como um dos gatilhos mentais mais poderosos.

Em SEO, ele também é poderoso porque ajuda o site a ter mais Autoridade (porque geram referências de outras pessoas falando sobre a marca ou produto) e Confiabilidade, porque transmitem segurança.

Uma dica muito fácil de implementar é primeiramente trazer depoimentos de clientes. Que podem estar na página inicial ou no rodapé (melhor ainda se também houver menções na imprensa), e funcionam para B2B ou B2C.

O ponto da última atualização do Google em dezembro foi o review de produtos que, especialmente no e-commerce, é extremamente relevante.

O Google disse que quer avaliações de usuários, em especial aquelas que demonstrem uso dos produtos por entusiastas ou experts.

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Prova Social: Avaliações positivas sobre a empresa

Você Está Preparado?

Espero que esse conteúdo o inspire a melhorar ainda mais suas estratégias de SEO, que tenha curtido a leitura e que destrave seu potencial de busca orgânica em 2022.

De fato, estamos vivendo uma grande revolução do SEO, com uma visão mais holística das estratégias de otimização e com um olhar muito grande sobre inovação para gerar mais performance.

Portanto, é importante e necessário manter-se atualizado com as novas tendências de SEO para o crescimento sustentável.

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