Nos últimos 10 anos, o crescimento dos negócios gerados na internet cresceu exponencialmente. Esse crescimento foi constante e muitas vezes surpreendente, mas nada comparado com o crescimento alcançado no ano de 2020. As mudanças no comportamento das pessoas mostraram que o ambiente online não é mais um “extra” na geração de negócios e, consequentemente, no faturamento das empresas. A internet hoje se tornou o principal canal de vendas para boa parte dessas empresas.
Como profissionais do marketing digital, nós e nossos clientes, aprendemos muito no ano passado. Aprendemos mais sobre nosso público-alvo, nossas soluções e nossos produtos. Mas mais do que isso, nós entendemos o que nosso público-alvo precisa no ambiente digital. Tudo isso nos trouxe uma certeza, a tecnologia se tornou mais importante do que nunca em nossas vidas.
A partir desse aprendizado e do entendimento de nossa importância para o sucesso das empresas em um ambiente ainda pouco explorado e pouco conhecido por grande parte das pessoas, seguem algumas sugestões:
Dicas Para Quem quer Melhorar sua Estratégia de Marketing Digital em 2021
Nunca é Tarde para Começar
Chegou a hora! A única certeza que temos é que o mundo não voltará ao normal da noite para o dia. As dificuldades enfrentadas pela grande maioria das empresas devem persistir por um período ainda incerto. Não temos mais como recuperar o atraso, mas comece o quanto antes. Analise seu marketing global em 2020 com muito critério e aplique seus aprendizados para sua estratégia de marketing digital em 2021.
Infográfico: 15 Ferramentas de Marketing Digital Essenciais para Profissionais
Se você está começando no Marketing Digital, você precisa conhecer essas ferramentas super úteis! Baixe em PDF, com os links para cada ferramenta.
Um Projeto de Site ou de E-commerce é Fundamental
Temos certeza que a maioria das empresas entendeu a importância de ter um site ou uma plataforma de e-commerce para comercializar seus produtos ou mesmo serviços de maneira ágil e segura na internet. Os clientes estão mostrando que desejam essa opção de compra online, e as empresas que atenderam esse desejo viram suas vendas decolarem.
Mesmo que em um futuro próximo a circulação das pessoas volte ao normal, elas estarão acostumadas com esse modelo de compra, e dificilmente voltarão a visitar sua empresa. Além do que, as empresas que investiram em uma plataforma online para comercializar seus produtos e serviços, não se limitam a atender clientes em sua região, muitas delas viram que seus clientes estão em todo o país.
Aproveite a Tecnologia
Você já deve ter tido a sensação de que seu smartphone está lendo sua mente ou ouvindo suas conversas. Isso é porque as tecnologias e o marketing digital avançaram. Técnicas e algoritmos permitiram que os profissionais do marketing alcançassem seu público alvo de maneira nunca imaginada antes.
As estratégias de marketing digital não esperam mais que as pessoas vejam um anúncio de forma aleatória como veem um simples outdoor na rua. A tecnologia e os algoritmos permitem que sua estratégia alcance pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços.
Comece a Usar o GTM
O Google Tag Manager é uma ferramenta repleta de recursos que permitem os profissionais do marketing digital tenham liberdade de instalar códigos de monitoramento sem precisar de um programador. Seus recursos integram Google Analytics, Google Ads, Facebook, Intagram, Linkedin e outros para que suas campanhas tenham uma divulgação mais otimizada e assertiva. Essa pode ser considerada a principal recomendação para o sucesso de sua estratégia de marketing digital em 2021.
De 1 a 10, qual o seu grau de motivação para melhorar sua estratégia de marketing digital em 2021? Se sua resposta for menor que 10 sugiro que incentive-se a alcançar o máximo possível de estímulo, pois a hora é agora!
Quer ajuda para se motivar? Navegue em nosso blog, aqui você vai encontrar muita informação que com certeza irá te encorajar a seguir essa missão!