Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

7 Dicas para Potencializar a Geração de Leads B2B em 2021


Geração de Leads

Já está na hora de pensar o planejamento de marketing digital da sua empresa para o próximo ano, confira essas dicas!

Os profissionais do marketing de empresas que dependem das vendas B2B, já estão cientes da necessidade de geração de leads de alta qualidade para seu time de vendas. Além disso, esses profissionais vivem em uma busca incessante em encontrar maneiras de evoluir suas estratégias.

A fim de auxiliar esses profissionais e empresas no planejamento para 2021, elencamos 7 dicas para planejar suas estratégias de geração de leads B2B. Não perca tempo, com as dicas a seguir inicie seu planejamento e tenha sucesso na geração de negócios online no próximo ano.

1. Analise o Histórico de 2020

Mesmo se tratando de um ano obviamente atípico, comece refletindo o que deu certo e o que não deu certo em 2020. Foi um ano de mudanças, principalmente no mundo B2B, mas para estar preparado para o futuro precisamos aprender com o que aconteceu no passado.

2. Não Dependa de Eventos Presenciais para Geração de Leads

A capacidade de geração de negócios através de “networking” é conhecida há muito tempo. As oportunidades de geração de negócios em eventos como feiras, exposições, dentre outros, muitas vezes eram a fonte principal de aquisição de leads de diversa empresas. Porém, os últimos meses mostraram que nem sempre isso será possível.

Garanta alternativas para situações como a que estamos passando. Elabore estratégias que garantam a continuidade de relacionamento com seu público-alvo, mesmo que esse relacionamento tenha que ser feito de forma remota. Pense em estratégias que envolvam a metodologia Inbound Marketing e tenha um plano B caso enfrentemos mais um ano anormal.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

3. Seu Site é Agora o Centro de Suas Estratégias

Muitas empresas e profissionais que dependem de negócios B2B ignoram a capacidade e o poder de geração de leads através de seus websites. Em 2021 entenda que seu site é o estande, a apresentação ou vitrine de sua empresa. Portanto, busque colocá-lo no centro de sua estratégia, torne ele envolvente e faça com que seus visitantes queiram se relacionar com sua empresa.

4. Coloque esforços em suas redes sociais

As mídias sociais muitas vezes são ignoradas por empresas B2B. Mas, pense que, através das mídias sociais sua empresa pode ser apresentada para milhares de pessoas. Aumente sua atuação com cases de sucesso, histórias e vídeos que tornem prazeroso o relacionamento de seu público-alvo com seus conteúdos. É importante que essa estratégia tenha começo, meio e fim. Mesmo que seja para apenas direcionar as pessoas para seu site, que agora deve ter alto poder de conversão.

5. Analise o Comportamento dos Usuários que Visitam o Seu Site

Se ainda não estiver usando uma ferramenta de análise de site considere isso com urgência. Você pode estar perdendo inúmeras oportunidades de negócio por não identificar pequenas otimizações e melhorias do site. O Google Analytics vai ajudá-lo nesse processo indicando o que precisa ser aprimorado, quais são suas páginas de melhor desempenho, principais canais de atração e muitas outras informações que vão te auxiliar no planejamento de suas estratégias.

6. Otimize Seu Site para que ele Tenha Alto Poder de Conversão

Através das informações geradas pelo Analytics e a otimização de estratégias de conversões como a aplicação de CTA’s (Calls to Action) em seu site, incentive seus usuários a iniciar um relacionamento com sua empresa. Layout, posicionamento de CTA’s, cores, gatilhos, formulários e iscas, cada elemento desempenha um papel crucial para um bom desempenho de seu site na geração de oportunidades.

7. Sempre que Possível, Automatize!

Para quem busca uma estratégia sólida na geração de leads qualificados no segmento B2B, um software de automação de marketing é crucial. Esteja você buscando eliminar o trabalho manual, economizar tempo do time de vendas, personalizar seu relacionamento com potenciais clientes, ampliar seus resultados, sempre existirá um software que atenda suas necessidades. Dessa forma, busque o que ferramentas como a RD Station podem fazer pelo marketing digital da sua empresa.

Concluindo

As oportunidades de geração de leads B2B na internet são inúmeras e o que não faltam são exemplos de empresas que tiveram sucesso nesse ambiente. Levando em conta a capacidade já conhecida do marketing digital e a situação atual no mundo dos negócios, é certo que esse ambiente trará muitas oportunidades para quem estiver preparado.

Portanto, não perca tempo, comece agora a planejar o marketing digital de sua empresa para 2021!


Você também pode gostar de ler:

Cursos de Marketing Digital

Top 12 cursos de Marketing Digital grátis e online para iniciantes

erros comuns

5 ferramentas de Marketing Digital que todo gestor deve conhecer

Os melhores horários para postagens em redes sociais em 2020

Os melhores horários para postagens em redes sociais em 2020