Com o Google Meu Negócio, é possível incluir sua localização nas páginas de resultado do Google e no Google Maps. Você já conhece o Google Meu Negócio? Também chamado de Google My Business, ele se trata de uma plataforma do Google criada para que locais físicos sejam encontrados na internet. Com ele, pessoas que estão procurando por você ou pelo seu tipo de estabelecimento podem obter informações sobre o seu negócio, incluindo a sua localização.
Como se cadastrar no Google Meu Negócio
Para se cadastrar no Google Meu Negócio, é necessário ir até o site https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e clicar em “começar agora.” Você deve, então, utilizar um email do Google para fazer o login.
Em seguida, é preciso preencher as informações sobre o seu negócio. Nessa fase, você irá colocar a localização, o nome, telefone, site e categoria de mercado da sua empresa.
Após isso, você precisará confirmar sua autorização para gerenciar seu negócio, de acordo com as informações fornecidas anteriormente. Ao fazer isso, você será direcionado para uma página informando sobre um código de verificação postal que será enviado por correio para o endereço que você informou. Isso servirá para confirmar sua identidade.
Dentro de um período de 7 a 15 dias, você deve receber sua carta com o código de confirmação, que deverá ser preenchido no Google Meu Negócio para que seu endereço seja confirmado e sua página seja criada.
Feito isso, você poderá adicionar outras informações relevantes, como horário de funcionamento, descrição da empresa, fotos, vídeos, etc.
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Funcionalidades e vantagens
Depois de ter sua conta criada, você passará a ter todas as funcionalidades e vantagens do Google Meu Negócio.
Ter o endereço encontrado
Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é ser encontrado por quem procura por você. Se um cliente quiser saber seu endereço, bastará que ele digite o nome do seu negócio na barra de pesquisa no Google.
Atrair desconhecidos para o seu negócio
Além de ter seu endereço descoberto por quem já conhece seu negócio, você pode também atrair desconhecidos. Isso poderá ocorrer quando o usuário buscar pelo seu tipo de estabelecimento.
Horário de funcionamento
Outro diferencial do Google Meu Negócio são as informações sobre o horário de funcionamento. Com elas, seu cliente poderá saber quando seu negócio pode ser visitado sem precisar realizar uma ligação.
Horários de pico
Uma funcionalidade bastante interessante da ferramenta é a exibição de dados sobre os horários em que o local é frequentado. Nessa parte, você e os clientes podem verificar em quais horários há menos ou mais movimento no estabelecimento. Além disso, ainda é possível saber quanto tempo, em média, os clientes visitam o negócio.
Interação com o público
No Google Meu Negócio seus clientes podem expressar suas opiniões sobre o seu negócio e fazer perguntas. Essas duas funcionalidades permitem que você responda o que seus clientes afirmaram ou questionaram. Dessa forma, seu público se sente mais próximo de você. Além disso, ele fica com uma imagem mais positiva sobre a sua marca, caso você demonstre prestatividade e proatividade.
Telefone
Além de exibir o endereço, o Google Meu Negócio também mostra seu telefone. Essa funcionalidade é bastante interessante, pois seu cliente não precisa ir até o seu site para descobrir o seu número. Além disso, caso o usuário esteja navegando no smartphone, ele poderá fazer uma ligação ao clicar no botão “ligar.”
Site
No Google Meu Negócio você pode exibir também o seu site. Dessa forma, seu cliente pode entrar nele caso queira saber um pouco mais sobre você, além das informações principais, como endereço e telefone.
Fotos e vídeos
É possível ainda colocar fotos e vídeos em seu perfil no Google Meu Negócio. Assim o público pode ver como é a fachada da sua loja ou ter uma ideia de como se parecem os seus produtos.
Integração com Google Maps
Com integração com o Google Maps, o Google Meu Negócio permite que seu cliente clique em “como chegar” para saber como se dirigir até o seu estabelecimento.
SEO local
Uma das vantagens de utilizar o Google Meu Negócio é que você pode criar estratégias de SEO específicas para ele. Você pode, por exemplo, procurar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio que possuam um bom volume de buscas e inseri-las no título e descrição do seu perfil na ferramenta.
Insights
Em sua ficha no Google Meu Negócio é possível verificar alguns dados sobre o seu perfil. São alguns deles: como os clientes encontram sua ficha, quais palavras são utilizadas por eles nas pesquisas, onde eles te encontram, quais ações praticam em sua ficha (visitar seu site, solicitar rotas e ligar para você), etc.
E o que fazer com tudo isso?
Há muito o que se aproveitar no Google Meu Negócio. É importante que você esteja atento às interações dos seus clientes com o seu perfil e à todos os dados fornecidos pelos Insights dentro da ferramenta. É recomendado, assim, que você adapte as estratégias dentro do perfil e até mesmo do seu negócio como um todo, de acordo com os dados que você tiver em mãos.
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