Influenciadores Digitais: Como Mensurar os Resultados e as Principais Métricas

Quer saber se escolheu o influenciador certo para sua marca? Fique de olho nos resultados efetivos!

Influenciadores Digitais
Leitura de 8min

Cada vez mais, empresas de todo o país tem utilizado os influenciadores digitais nas estratégias de marketing digital. Principalmente para promover produtos e serviços e assim, colaborar nas decisões de compra dos clientes a favor da marca.

Se você ainda tem dúvida se vale a pena ou não investir nessa estratégia ou acha que não serve para sua empresa, sugerimos que leia o artigo que já está disponível em nosso blog.

Você já usa e não sabe medir se essas ações trazem, de fato, resultados efetivos para a sua campanha? Separamos aqui as principais métricas que te ajudarão a mensurar e a entender melhor os resultados.

Contudo, antes de entrar nas métricas, você precisa avaliar se o influenciador é ou não o ideal para sua marca.

Então, Como Escolher os Influenciadores Digitais Certos?

Primeiro é importante observar se os valores do influenciador estão alinhados com os do seu negócio, produto ou serviço.

Verifique também se ele atende aos interesses da sua audiência. Ou seja, se os conteúdos produzidos são autênticos, interessantes, relevantes e são o que a sua audiência gosta.

Seja cuidadoso na hora de verificar o conteúdo postado, principalmente os antigos. Pois, podem ter postado algo que não correspondem com o valor da sua marca no passado e acabar com a sua campanha.

Por isso, pesquise tudo o que o influenciador já postou, seu histórico, busque por palavras-chave que podem trazer algum problema para a sua marca.

Outro ponto importante é o nicho. É recomendável escolher uma pessoa que faz postagens sobre o mesmo tema da sua empresa e que seja uma autoridade no assunto.

Ah… e não esqueça de olhar o número de seguidores e se eles são reais. Pois, caso contrário, estará jogando dinheiro fora e não vai agregar em nada às suas vendas.

Após analisar os seguidores, avalie o engajamento das postagens. Fique atento aos comentários e curtida e se ele tem algum tipo de rejeição.

Por fim, confira com quais marcas trabalha atualmente com o influenciador ou a influenciadora digital. E também, observe com quais marcas ele pretende trabalhar, se já teve alguma parceria e como foram feitas as publicações. Isso pode te ajudar a avaliar se faz sentido ou não entrar em contato com aquela pessoa.

Agora que Você já Fez essa Avaliação, Saiba Como Mensurar os Resultados dos Influenciadores Digitais

A mensuração de resultados é uma das partes mais importantes. Pois, é por meio dela que se saberá se a estratégia foi efetiva ou não. Por isso, é fundamental associar os indicadores aos objetivos que levaram a empresa a praticar ações em parceria com os influenciadores digitais.

O ponto de partida para a definição de indicadores é o planejamento da campanha. Pois, é por meio dele que será identificado e documentado os objetivos específicos que se deseja atingir. Bem como, será estipulado os dados que realmente são importantes para fazer mensuração.

Métricas Influenciadores digitais

Principais Objetivos e Métricas

No Brasil, a maioria das empresas que fazem uso de influenciadores digitais tem um desses dois grandes objetivos: brand awareness e algum tipo de conversão (cadastro de leads ou vendas). Mas, conforme sugerido pelo Content Marketing Institute (Organização global em educação e treinamento em marketing de conteúdo), há mais 5 objetivos principais além desses:

  1. Brand Awareness: sobre quantas pessoas tiveram contato ou consumiram o conteúdo devido ao influenciador. Para isso, as métricas são: tráfego, pageviews, visualizações do vídeo, visualizações do documento, downloads, links de referência, etc.
  2. Engajamento: Ou seja, a frequência de compartilhamento desse conteúdo devido ao influenciador. Nesse caso, as métricas são: comentários, encaminhamentos, links inbound, menções, curtidas, compartilhamentos, tweets, retweets, salvamentos, etc.
  3. Audiência: indica como o influenciador está ajudando a converter usuários em inscrições ou leads qualificados. Para isso, as métricas são: novos leads gerados, taxa de conversão de MQL’s, taxa de conversão de SQL’s, etc.
  4. Geração de Leads: mede a eficiência de aproximar leads de vendas diante da interação com o influenciador. As métricas utilizadas são: preenchimento de formulários e downloads, inscrições no e-mail, inscrições no blog, taxa de conversão, etc.
  5. Vendas: indica o lucro obtido diante do conteúdo compartilhado pelo influenciador, ligado à receita e/ou ROI (Retorno sobre o investimento). Para isso, as métricas são: vendas online, vendas offline, receita recorrente/vendas únicas, etc.
  6. Retenção de Clientes: mede como o influenciador pode ajudar a manter um cliente. Nesse caso, as métricas envolvidas são: taxa de consumo de conteúdo por clientes, taxa de retenção/taxa de renovação, etc.
  7. Upsell/Cross-sell: indica a possibilidade do influenciador aumentar o investimento de um cliente sobre seu negócio. Para isso, as métricas são: vendas de novos produtos ou serviços, etc.

 Quer Aprender a Fazer os Cálculos Dessas Métricas e o ROI?

Algumas das métricas mais comuns e seus respectivos cálculos são os seguintes:

  • Taxa de Conversão: Número de conversões / Pessoas que chegaram até o ponto de conversão x 100
  • Retorno Sobre Investimento (ROI): ROI = (receita gerada – custos) / custos
  • Custo por Lead: Investimento total da campanha / Quantidade de Leads gerados
  • Ticket Médio: Receita total do mês / Número de clientes que fizeram compras nesse período
  • Tempo de Vida do Cliente (LTV): LTV = ticket médio x média de compras por cliente ao ano x média da longevidade do relacionamento com o cliente

Para mais informações e entender melhor sobre as principais métricas do marketing digital, leia o artigo “Métricas de Marketing: Conheça as que Realmente Importam” que disponibilizamos em nosso blog.

 Considerações Finais

Independente do nicho e porte da sua empresa, os influenciadores digitais podem sim ser muito relevantes em suas campanhas de marketing.

Dessa forma, Quando utilizado corretamente, essa estratégia de marketing age como um importante catalisador da mensagem da empresa, agregando valor e autoridade à marca e solidificando sua posição no mercado.

Porém, vá além das métricas de vaidade e mensure de maneira efetiva o sucesso da sua parceria com os influenciadores digitais.

E lembre-se: o Marketing de Influência é tanto para as empresas B2C (Business-to-Consumer ou negócio para o consumidor) quanto para o B2B (Business-to-business ou empresa que fazem negócio com outras empresas).

Agora que você já sabe como medir os resultados, que tal incluir essa ação nas suas estratégias de marketing digital?


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital