Definir um orçamento de marketing sólido é importante para pequenas, médias e grandes empresas. Esse orçamento deve atender a criação de um plano de ação realista, a expectativa de ROI e aumentar as vendas.
Sem definir um orçamento sólido, sua empresa pode perder muito. E é para evitar essa perdas, que vamos dar 3 dicas para ajudar na organização financeira atual. Bem como, indicar onde investir em marketing e pontuar ajustes estratégicos no andamento do projeto.
Primeira dica: Organize os dados financeiros
O primeiro passo ao iniciar um planejamento de investimento em marketing, é organizar a situação financeira atual. É impossível criar um orçamento de marketing em cima de expectativas de faturamento ou entrada, durante a implementação da estratégia. Trabalhe com dados realistas.
Organizar as finanças, parte do entendimento das suas informações de receita. É necessário saber exatamente quanto de dinheiro sua empresa tem de lucro mensalmente e as variações que possam ocorrer durante o ano. Mesmo sabendo que essa variação pode ser positiva, você deve criar seu orçamento baseado em uma receita confiável. Melhor sobrar do que faltar!
Entenda essa “receita confiável” como o valor mínimo possível, sem previsões. Se seu lucro líquido está variando entre R$ 10.000,00 e R$ 7.000,00 por mês, trabalhe com uma “receita confiável” de R$ 5.000,00 por mês. Qualquer valor que ultrapassar essa expectativa, deve ser desconsiderado e visto como extra. Ele não deve ser adicionado ao orçamento, pois não é um dado confiável e pode ser alterado por diversos fatores (fiscais, legais, sazonais, etc).
Após definir qual sua “receita confiável” mensal, você deverá definir onde esse dinheiro será investido. Marketing é apenas uma das áreas que demandam investimentos. Subtraia todos investimentos que devem ocorrer de sua “receita confiável” e, a partir disso, comece a definir seu orçamento de marketing.
Avalie o resultado com base em seus objetivos. Por exemplo, se o objetivo é atrair clientes, avalie se com o aumento da carteira de cliente, não será necessário contratar mão de obra. A avaliação deve ser global. Muitas empresas falham em divulgar sua marca sem ao menos ter infraestrutura para atender a demanda conquistada.
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Calcule o quanto a sua empresa deve investir. Levante os dados, pegue sua calculadora e vamos começar!
Segunda dica: Determine onde sua marca pretende investir o orçamento de Marketing
Ao definir o orçamento de marketing, o próximo passo é organizar as formas como esse dinheiro será investido. Existem três fatores principais para definir a forma como sua empresa deve investir o orçamento destinado ao marketing: o valor que será investido, seu histórico de investimentos e experiências em investimentos anteriores. Além de, quais meios permitem que você alcance suas buyers personas ou público alvo.
O planejamento estará diretamente ligado ao montante disponível para investimento. Se o orçamento é limitado, a estratégia fica limitada a ações pontuais. Como pequenos anúncios, mídias sociais ou email marketing. Se o orçamento permitir, pode-se pensar em uma estratégia mais robusta, como o Inbound Marketing, por exemplo.
Além das limitações de orçamento, é importante avaliar ás estratégias que funcionaram no passado. Se o histórico mostra bons resultados com email marketing, faça novamente. Mesmo que os recursos permitam ações mais caras.
Também é importante avaliar quais canais permitem que você seja assertivo no alcance de suas buyers personas. Avalie quais ações possuem potencial em atrair leads qualificados. Pense quais as mídias que esses leads consomem, quais sites frequentam, que canais do youtube eles assistem, em qual rede social eles interagem, etc. É nessas mídias que sua empresa deve investir.
É importante frisar que, ao considerar uma nova mídia, você deve considerar um valor para testes. Como sua empresa não tem histórico de ações passadas nessas mídias, você não sabe se esse novo investimento funcionará efetivamente.
Somente depois de colher os resultados e entender o que realmente funciona para seu negócio, que seus investimentos devem ser canalizados para as novas ações de marketing.
Terceira dica: Avalie os resultados e faça adequações
A última dica diz respeito a analise dos resultados do plano inicial e possíveis ajustes. A intenção de qualquer ação de marketing, é aumentar a receita através das vendas. Se a estratégia adotada não está gerando mais vendas, é importante reavaliar as formas como o orçamento está sendo investido.
Avaliar os dados de uma campanha é vital em uma estratégia de marketing eficaz. A avaliação deve começar depois de um período considerável (pelo menos 3 meses) de histórico de performance da campanha. Avalie o desempenho no passado e o desempenho atual das vendas. Veja as alterações nas vendas e determine se aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo. Busque vincular o aumento das vendas diretamente com cada ação estipulada no planejamento de marketing.
Além disso, observe se as alterações são resultado de suas campanhas ou se são influências externas, como feriados, sazonalidade ou impacto na economia do seu público-alvo. Entenda exatamente o que está influenciando no desempenho das vendas de sua empresa.
Concluindo
Essas dicas são fundamentais para a elaboração de um plano de marketing. Porém, cabe a cada gestor diagnosticar a “saúde” financeira de sua empresa e definir qual o orçamento de marketing ideal ou outros pontos que demandam investimentos. Evite determinar uma porcentagem fixa do lucro da empresa para investimentos em Marketing, avalie todos os pontos que demandam investimentos e coloque seu dinheiro onde julgar necessário.
Como dito anteriormente, de nada adianta atrair seu público alvo se sua empresa não está preparada para atendê-los.