Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como a Inteligência Artificial está mudando o futuro do Marketing Digital


inteligência artificial

Vamos dar uma olhada em como a Inteligência Artificial pode impactar no universo do Marketing Digital

O cenário do Marketing Digital vem se transformando a cada dia; na verdade, a cada segundo. Algoritmos e metodologias evoluem a cada minuto. A chegada da IA contribui, e muito, para esta revolução. Mas isso é apenas o começo, muito mais possibilidades chegarão em um futuro breve.

Entendendo IA – Inteligência Artificial

Quando máquinas modernas, mais especificamente sistemas de computador, são usadas para imitar o que o intelecto humano diz, isso é conhecido como IA. Este é um processo que contempla:

  • Conhecimento – a aquisição de estatísticas e fatos. E, mais, se apossar das instruções para usar essa informação
  • Cognitivo – usar diretrizes para captar resultados imprecisos ou explícitos
  • Autocorreção

IA pode ser considerada de dois tipos:

1. IA Fraco ou Estreito

Este é fundamentalmente planejado e habilitado para uma tarefa específica. Por exemplo, o Siri da Apple (considerada uma forma de IA fraca).

2. Inteligência Geral Forte ou Artificial

A IA forte tem a capacidade de lidar com tarefas desconhecidas. Como tem sido dotada com amplas aptidões perceptivas humanas, pode instruir-se sem interferência humana.

Falando Sobre Marketing Digital

Quando alguém usa qualquer mídia eletrônica como, publicidade gráfica, celulares, e-mails ou mídia social para o marketing de qualquer produto ou serviço, isso é conhecido como Marketing Digital.

Hoje, toda pessoa carrega um celular e está conectada a uma ou outra mídia social. Eles não estão dispostos a visitar qualquer loja fisicamente. Eles preferem obter conhecimento através de seus dispositivos, e é por isso que as plataformas digitais são integradas às estratégias de marketing.

Baixar E-book: Landing Pages na Prática

Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!

Ebook: Landing pages na prática

Por Que a Inteligência Artificial Está Crescendo a Passos Largos?

  • Ela permite uma capacidade superior no trabalho, com precisão otimizada e diminuição de erros.
  • Ela analisa informações profundas e fornecem soluções mais adequadas.
  • Com o seu conjunto de regras otimizado, pode melhorar a performance de vários dispositivos. Por exemplo, sistema de tarefas doméstica, rastreadores de GPS e assistentes de fala.
  • Tem procedimentos de aprendizado independentes, que o ajuda a se acostumar com novos elementos.

Pesquisa Por Voz

Os assistentes de fala como IA têm sido a coisa mais revolucionária no cenário do Marketing Digital.

A pesquisa por voz é um produto inovador, pois, permite que os usuários a use simplesmente falando com ele. O que significa que, é preciso falar sobre o que você deseja para obter as informações. E isso está diretamente ligada à estratégias de SEO, que liga seu comando de voz com o resultado apresentado.

As pessoas hoje não querem perder tempo digitando, elas preferem utilizar soluções onde elas falam e conseguem o que querem. Além disso, ao falar, é possível dizer as palavras em qualquer idioma, pois a melhor parte da busca por voz, é que ela reconhece o que você pretendia dizer.

A Conexão Entre o Marketing Digital e a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está fazendo uma reformulação de abordagens digitais com alguns passos simples:

1. Variedade de dados
2. Avaliando as informações coletadas
3. Aplicação da informação
4. Por último, aprendendo com todos os itens acima.

Os profissionais de marketing estão propensos a confiar nos benefícios de aplicações de Inteligência Artificial em seus negócios. A influência e as modificações evidentes serão notadas no futuro. A IA certamente vai provar seu impacto no marketing digital. As modificações possíveis estão na fase primária agora.

O Impacto da IA no Marketing Digital

1. Modifique a Experiência do Usuário

Assim como o cliente desempenha um papel vital nos negócios, o conteúdo é essencial para um profissional de marketing. Os conteúdos promocionais podem ser reorganizados, dependendo dos dados coletados, como o comportamento do cliente em relação à compra, o interesse do cliente e as pesquisas feitas por ele.

Personalizar a experiência dos usuários é uma questão extremamente importante onde, se a IA entrar, pode impactar consideravelmente com o aumento de estratégias, seja para SEO, ou marketing digital como um todo.

2. Marketing Analítico para Simplificar o Processo de Tomada de Decisão

Novas informações são coletadas e reunidas sempre que um usuário pesquisa alguma coisa na web, e são analisadas pela IA. Esses dados específicos podem revelar informações como comportamentos, necessidades e ações futuras. Assim, as ações de marketing podem ser enriquecidas para fornecer as informações relevantes, usando os dados apresentados.

Dados devem ser cruzados visando a redução do tempo de busca do cliente pelo produto, tornando a tomada de decisão uma tarefa livre de estresse. Dessa forma, os profissionais de marketing podem usar seus conhecimentos sobre o comprador, com a ajuda dos dados, para atrair o cliente.

Os processos facilitados pela Inteligência Artificial podem ir além das práticas contemporâneas como o SEO.

3. ROI Otimizado

A IA tem uma característica surpreendente que pode tornar o método de pagamento mais rápido. Garante que as transações online feitas pelos usuários sejam extremamente seguras. Oferece um melhor processo de tomada de decisão que pode trazer um ótimo retorno sobre o investimento. Assim, o machine learning ajuda a coletar informações relevantes, analisando o comportamento do usuário e registrando em seu banco de dados aprimorado.

4. Explorar Sem Esforço

A IA tem a capacidade de prever as decisões futuras dos usuários, rastreando seu comportamento. Embora a situação atual das pesquisa serem relativamente boa, ela pode ser ineficiente às vezes. Portanto, para tornar esses mecanismos de pesquisa mais livres e mais fáceis, a IA deve andar lado a lado com marketing digital.

5. Prevendo os Negócios

Diz-se que o marketing está em constante evolução, e provoca muitas alterações nos negócios devido a variações constantes. No entanto, com as habilidades da IA, tornou-se menos necessário prever as tendências de mudança do futuro do mercado. Portanto, para salvar bons negócios sem muitos transtornos, as principais tendências de marketing devem ser seguidas.

6. Visando o Público Certo

É muito importante alcançar as pessoas certas para tornar sua marca e seus serviços valiosos. Dessa forma, marketing digital baseado na IA ajuda a atingir o público certo, concentrando-se em suas demandas, interesses e outras características.

7. O Aumento de Promoções

Anúncios são um método impecável de promover qualquer marca ou seus produtos. Como a IA reúne toda a informação adequada e avalia os dados do usuário, prevendo seu comportamento, ela pode ajudar ainda mais na criação de anúncios de acordo com o interesse do público.

Conclusão

A IA está crescendo como uma tecnologia incrivelmente poderosa, que pode definitivamente ser fantástica em vários campos. Colocar inteligência artificial no campo do marketing digital certamente tornaria as coisas mais simples para as marcas e resolveria vários problemas dos clientes.