Se você está desenvolvendo sua estratégia de marketing conteúdo e SEO, é muito importante que você conheça o método. E, principalmente, comece a organizar seus conteúdos a partir de um Topic Cluster com uma Página Pilar e conteúdos secundários (Clusters).
Mas você sabe o que são Topic Clusters e por que pode ser o futuro do SEO?
O Que São Topic Clusters?
Os Topic Clusters são um grupo de conteúdos que gira em torno de um tópico central e usa uma página de pilar como hub para links internos.
Em outras palavras, são conteúdos agrupados ou centralizados em um único tópico e oferecem várias oportunidades de links internos para manter os leitores em seu site.
Esse método é uma forma de organização de conteúdo criada pela Hubspot – desenvolvedora de softwares americana especialista em Inbound Marketing – a partir da observação de mudanças em como as buscas online são feitas e em como os buscadores respondem à essas dúvidas.
A estratégia vem sendo adotado por criadores ao redor do mundo por ser especialmente eficiente no SEO de blogs. Pois muda toda a organização do seu conteúdo, deixando a estrutura mais organizada e clara para os usuários (e para o Google).
Vantagens de Trabalhar com Topic Clusters
Os benefícios em aplicar a estratégia de Topic Clusters vai muito além da organização dos conteúdos. Confira!
Melhor Organização de Páginas com Autoridade
Ao aplicar o método no seu site, outras páginas ficam mais acessíveis as pessoas. Ou seja, os links internos possibilitam que páginas pilares se tornem cada vez mais fortes, tornando-a autoridade do seu site.
O Domínio do Seu Site Ganha Mais Autoridade
Vincular páginas de Topic Cluster a páginas de pilar vai melhorar seu SEO, dando ao seu blog autoridade sobre um tópico específico.
O Google reconhece que este conteúdo de pilar é relevante e assim, atrai novos links de forma orgânica para ele, por meio da troca com outros sites (link building).
Essa troca de conteúdos com outras páginas aumenta a “pontuação” do seu domínio, o que mostra que aquele site é confiável e traz assuntos valiosos.
Aumento do Tráfego Orgânico
Esse tipo de conteúdo pode gerar excelente tráfego orgânico para o site da sua empresa. Isso acontece, porque geralmente a palavra-chave utilizada para a produção de conteúdo tem um volume bem alto de busca.
Dica: Você pode utilizar o Ubersuggest para fazer busca de palavras-chave e ver o volume de buscas.
Além disso, por se tratar de uma página que recebe autoridade, terá mais chances de figurar na primeira página do Google para sua palavra-chave principal.
E mais, o conteúdo de pilar, por ser bem estruturado, aumenta as métricas relacionadas ao engajamento das pessoas na sua página e também ao tempo que esses usuários permanecem no seu site.
Isso traz um retorno positivo, pois o Google entende que seu conteúdo é completo, e com isso, o tráfego orgânico também aumenta.
Por fim, devido a todas as vantagens citadas até aqui e ainda por se tratar de um conteúdo que se aprofunda no tópico e explora palavras-chave secundárias, pode ter um bom posicionamento para outros termos com alto volume de buscas também.
Aumento de Leads Relevantes
Uma página importante aumenta a taxa de conversão se comparado com artigos comuns. Pois, um conteúdo completo e relevante eleva essa taxa, tendo em vista que mais pessoas se interessarão pelo seu post.
Outro ponto importante, é a disponibilização desse conteúdo de outras formas e em outros formatos. Pois, às vezes, o leitor deseja ver o conteúdo depois ou prefere enviá-lo para uma leitura mais tranquila.
Neste sentido, incluir as possibilidades de enviar o conteúdo por e-mail, compartilhar ou até mesmo baixar o arquivo em PDF podem também aumentam a geração de leads.
Provavelmente, a taxa de conversão não é a mesma de uma Landing Page, mas ainda assim tem muita relevância.
Baixar E-book: Landing Pages na Prática
Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!
Maior Velocidade de Criação de Conteúdo
Depois de concluir a maior parte do trabalho de criação de uma página de pilar, as páginas de topic cluster são muito mais simples de criar, pois a pesquisa inicial que você fizer vai servir para todo o seu conteúdo.
Conteúdo Mais Completo
Evita repetições ou lacunas em seu conteúdo, pois dessa forma, o post original não vai se aprofundar muito nesses tópicos.
Por Que os Topic Clusters Surgem Como uma Ferramenta Vantajosa ao SEO?
Conforme mencionamos no artigo intitulado “Principais Tendências de SEO para Ficar de Olho em 2022”, o Topic Clusters é uma delas e a explicação disso está na forma de como as pessoas estão utilizando os buscadores.
Há pouco tempo, o Google listava resultados provenientes de palavras-chaves exatas, ou resultados relacionados a elas.
Hoje, no entanto, as mudanças nos buscadores — e até mesmo a forma como nos relacionamos com a internet — e com a inteligência artificial, os buscadores conseguem entender mais do que palavras exatas, mas as intenções nas buscas das pessoas.
Ou seja: quando alguém busca algo, o Google tenta entender todo o contexto daquilo que foi digitado ou falado.
Explicando Melhor…
Hoje podemos ser mais humanos quando “conversamos” com as máquinas. Se antes essa possibilidade era difícil, hoje o futuro promete ser cada vez mais integrado entre máquinas e seres humanos, inclusive quando falamos de SEO.
Não é à toa que o Google vem investindo cada vez mais nas buscas por voz, que são feitas de forma mais conversacional, e que essa continua sendo uma das maiores tendências de SEO para os próximos anos.
Neste sentido, torna-se cada vez mais necessário entender a intenção de busca do usuário e responder a ela para conseguir boas posições na SERP – Search Engine Results Page. Com isso, não dá mais para focar apenas as palavras-chaves.
Embora elas sejam elementos essenciais para o bom desenvolvimento dos conteúdos e para o rankeamento, você não conseguirá boas posições se fizer conteúdo pensando só nelas.
Pois, se podemos conversar mais com o buscador, o ideal é que possamos submeter vários tipos de busca de forma natural (como se estivéssemos conversando com alguém), e que o buscador nos responda de volta, também da forma mais natural esperada.
E o Que Isso Tem a Ver Com os Topic Clusters?
Tudo. Tendo em vista que não dá mais para focar apenas na palavra-chave.
A ideia dos Topic Clusters é, por meio da contextualização de temas relacionados e de uma linkagem interna consistente, mostrar ao buscador que você tem o melhor conteúdo possível para oferecer para ao usuário.
Mas como isso acontece na prática? É o que trataremos a seguir…
Como Funcionam os Topic Clusters?
Conforme já explicado, os Topic Clusters são uma estrutura organizada e por isso devem ser feitos de forma planejada, de forma que seja possível entender o que está sendo feito, ter uma visão geral da estratégia e, claro, mensurar os resultados. Para isso, há três elementos principais:
Post Pilar
Como o próprio nome diz, ele é o pilar. É o centro daquele grupo de conteúdos. É a estrutura fundamental de sustentação para que aquele grupo funcione.
A regra geral para definir o post pilar é que o conteúdo que deve cobrir de forma abrangente um tópico tratado.
Na prática, isso significa que o post pilar será feito em torno de uma palavra-chave que geralmente refere-se a um assunto mais vasto.
Embora exista a tendência de que essas palavras-chave acabem sendo head tails e de topo de funil, é importante não confundir a definição e achar que um post pilar sempre vai seguir esse padrão.
Além disso, o post pilar deve ter alta relevância para a sua estratégia de rankeamento e conversão, abordando temas essenciais para sua empresa e que estão diretamente atrelados aos objetivos de negócio.
Por isso, lembre-se de sempre fazer essa análise prévia dos temas que são mais importantes e merecem maior foco dos seus esforços de conteúdo e otimizações.
É também importante levar em conta a capacidade daquele conteúdo abordar de forma vasta às dúvidas dos usuários que buscaram aquele termo e, além disso, abordar outros vários assuntos internamente, servindo de base para outros conteúdos.
Dica: Os temas mais específicos, que geralmente tratam-se de palavras-chave long tail, não são posts pilares.
Mesmo sendo muito importantes para sua estratégia, eles não podem atuar como pilar por não fornecer toda a amplitude de assuntos e sustentação que outros posts precisam.
Clusters
Tendo definido seu pilar, é hora de pensar nos conteúdos em torno dele: Clusters.
Os Clusters são um grupo de conteúdos que trabalharão em conjunto para transformar o seu pilar em uma página relevante para o buscador e, assim, aparecer entre os primeiros resultados da SERP.
Enquanto os pilares tratam de temas mais abrangentes, os clusters podem (e muitas vezes devem), ser mais específicos.
Isso não significa exatamente que os Clusters são conteúdos para meio ou fundo de funil, embora exista essa tendência.
O cluster deve comprometer-se com um assunto específico e abordá-la da forma mais minuciosa possível, sem explorar tanto outros assuntos, como é o caso do pilar.
É importante que o conteúdo pilar faça referência e explore, mesmo que brevemente, todos os clusters.
Dica: Para descobrir seus clusters, faça uma pesquisa de palavras-chave e descubra aquelas que podem ser incluídas dentro do seu conteúdo.
Embora não haja uma regra específica, para cada pilar (em geral) devem ser pensados em 10 a 30 clusters.
O pilar e seus clusters devem estar interconectados, de forma a mostrar para o buscador que eles seguem uma organização e que você tem autoridade naquele tema. Essa interconexão deve ser feita a partir dos links, o que nos leva ao próximo tópico…
Links Internos
Os links internos são indispensáveis na estrutura de Topic Clusters.
Embora não tenham o mesmo valor que um link externo em termos de rankeamento, os links internos funcionam para mostrar para o buscador a organização das suas páginas, quais delas são mais importantes e a autoridade da sua empresa em um assunto.
Por isso, é preciso planejar esses links da seguinte forma:
O Cluster Deve Sempre Estar Linkado Para Seu Pilar:
Embora não seja obrigatório, é recomendável que o primeiro link seja para a página pilar. Também é importante usar a âncora exata. Ou seja, se seu pilar é Inbound Marketing, o link deve ser feito nesta palavra.
O Pilar Deve Linkar Para o Cluster de Volta
Ao explorar o tema do cluster no pilar, você não vai poder dar a mesma atenção que no conteúdo exclusivo para o tema. Assim, coloque um “saiba mais” ou faça uma simples âncora para o cluster.
Assim, você cria uma teia de conteúdo em torno do seu conteúdo principal, de forma que ela esteja toda conectada e sinalizando sua importância como um todo para o buscador.
Ferramentas
Como pode perceber, toda essa estruturação demanda organização e, quanto mais posts você tiver na sua estratégia, mais difícil torna-se essa tarefa.
Por isso, para te ajudar, você pode utilizar as ferramentas online de mapas mentais como a Coggle ou a Lucidchart, para que você organize de forma fácil e visual seus posts e, assim, consiga mensurar a efetividade dos clusters.
Ou até mesmo, se preferir, pode fazer uma documentação mais detalhada dos seus Topic Clusters e ou também optar por organizá-la usando uma planilha.
Essa teia de conteúdo organizada vai mostrar ao buscador a relevância das suas páginas, otimizando seus resultados nos buscadores e tendo papel importante na sua estratégia de SEO.
Como Planejar e Criar Topic Clusters
O modelo de Pilar e Topic Clusters permite otimizar a criação de conteúdo. Para isso, ele precisa ser planejado, investigado e apresentado em vários formatos de conteúdo.
Confira o passo a passo a seguir:
Passo 1: Identificar os Tópicos
Pode até parecer fácil, mas provavelmente existe um universo de tópicos que você pode explorar e se perder.
O segredo aqui é saber priorizar, para encontrar um tópico com potencial de trazer resultados. Para isso, há alguns critérios que você pode usar na definição do seu tópico:
- Deve fazer parte do “universo” da sua empresa;
- Precisa ser interessante para sua persona;
- Deve ter relação com o produto;
- Deve possibilitar a geração de um Topic Cluster;
Passo 2: Identificar e Desenvolver os Clusters
Com os tópicos já definidos e priorizados, chegou a hora de encontrar os Clusters do primeiro tópico.
Existem várias formas de levantar os Clusters, como:
- Avaliar os conteúdos que estão nas melhores posições do Google para o tópico;
- Analisar as pesquisas relacionadas (que o Google apresenta no final da página de resultados) para o tópico;
- Pesquisar termos relacionados e pesquisa de palavras-chave por meio de ferramentas (Ubersuggest, SEMrush e Google Keyword Planner).
Com a lista de Clusters em mãos, você pode utilizar o Google novamente para ver quais Clusters você já possui.
Dica: Utilize a pesquisa avançada do Google dessa forma: “site:seusite.com cluster” (sem as aspas).
Agora, você precisa analisar os Clusters que você já possui e verificar quais estão bons e atualizados, quais precisam de uma atualização e quais não serão utilizados.
Por fim, crie uma pauta de criação de novos conteúdos para seu blog baseada nos Clusters que você ainda não possui.
Passo 3: Criar um Material Educativo Baseado nos Clusters
Os Clusters identificados no passo anterior podem virar um eBook. Para isso, organiza-os de uma forma bem estruturada e organizada, adaptando para o formato.
Entretanto, lembre-se de usar os Clusters como base, mas é importante desenvolver algo novo e diferente. Pois, se o conteúdo for o mesmo dos posts, poderá ser considerado conteúdo duplicado.
Uma boa prática é falar um pouco sobre o assunto e incluir um link para o Cluster, para caso o usuário queira se aprofundar sobre o tema.
Passo 4: Desenvolver a Página Pilar
Agora que já temos os Clusters e o eBook sobre o tópico, ficou fácil desenvolver a Página Pilar.
O desafio, no entanto, é diagramar de forma que proporcione uma ótima experiência ao usuário.
Inclua menus de navegação, pontos de conversão, botões de compartilhamentos social e o que mais for relevante. Lembre-se também de ter fixo na página um botão para o usuário voltar ao topo, pois é um conteúdo denso e longo, então isso faz a diferença na experiência.
Se possível, desenvolva vídeos e infográficos sobre o conteúdo, para torná-lo multimídia.
Passo 5: Fazer a Linkagem Interna e Divulgar a Página
O último passo é acessar novamente todos os Clusters e incluir o link para o conteúdo pilar. E lembre-se de caprichar no texto âncora, sem usar “clique aqui”, “saiba mais” ou outros termos assim.
Acesse também os demais conteúdos que não fazem parte do Topic Cluster, mas que citam o assunto.
É importante observar que a Página Pilar pode e deve receber o máximo possível de links internos. Use novamente a dica da pesquisa avançada do Google: “site:seusite.com topico” (sem as aspas).
Dica: Inclua os conteúdos pilares nos menus do site, para garantir links internos em todas as suas páginas.
É importante também fazer a divulgação da página nas redes sociais da empresa, em campanhas de e-mail e até internamente, para a toda a equipe acessar, compartilhar e a gerar um buzz inicial.
Se possível, faça uma estratégia de link building para a página. Em muitos casos isso pode fazer a diferença entre a primeira página e o primeiro lugar do Google.
Como Medir os Resultados de Topic Clusters
Após criar conteúdo de qualidade, é necessário medir os resultados do Topic Cluster e analisar os dados para melhorar seus ranqueamentos e a qualidade de seu conteúdo.
Depois de descobrir quais clusters tiveram mais sucesso e onde eles estão sendo visualizados, você pode expandir esses clusters e desenvolver mais conteúdo.
Isso deve minimizar o tempo de brainstorm ao desenvolver mais conteúdo, já que você vai ter uma ideia sobre o que funciona para a sua empresa.
Topic Clusters: Invista Nessa Técnica
Essa é uma das melhores ideias para conquistar resultados mais importantes no Google. Por isso, adote esse método em sua página na web, mas faça isso de uma maneira precisa, para evitar problemas.
Ou seja, comece com o planejamento, escolhendo um bom artigo central. Produza Topics Clusters de qualidade, que possuam boas palavras-chave e sejam abrangentes.
Em seguida, desenvolva os textos satélites de uma maneira bem precisa, apontando todos os pontos sobre determinado assunto.
Com o conteúdo pronto, faça a linkagem interna para garantir as boas conexões.
Essa é uma poderosa estratégia, que vai gerar resultados incríveis para sua empresa, principalmente em médio e longo prazo e que deve ganhar ainda mais força ao longo dos próximos anos!
Por isso, não perca tempo, e comece já a desenvolver a partir de agora e aproveite os resultados mais rapidamente, o Google vai conseguir perceber a qualidade do seu site.
Conte com a WeBrain
Se o objetivo da sua empresa é aparecer na 1ª página do Google sem depender exclusivamente de Links Patrocinados, então certamente o site da empresa precisa de um bom projeto de SEO.
A WeBrain não oferece apenas uma consultoria SEO, nós pesquisamos, planejamos e executamos projetos de SEO com foco no negócio do cliente. Não importa se o site é institucional, catálogo, loja virtual ou blog, cada um exige otimizações específicas e estamos preparados para analisar e executar serviços de SEO de alta complexidade.
Somos especialistas em SEO e queremos ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes por meio de um site bem planejado e sem depender exclusivamente de anúncios pagos.
Que tal marcar uma conversa sem compromisso? Fale conosco.