WhatsApp Comunidades: O Que é e As Vantagens para as Marcas

O WhatsApp Comunidades chega como um importante aliado nas estratégias de marketing para empresas.

Whatsapp Comunidades
Leitura de 8min

No início de novembro, a Meta anunciou que começou a implantação do WhatsApp Comunidades em todo o mundo. No Brasil, a previsão de chegada é em 2023. 

O novo recurso permite a criação de grupos de até 1024 pessoas e pode ser um importante aliado nas estratégias de marketing das empresas dos mais diferentes portes e nichos.

O WhatsApp Comunidades

As Comunidades do WhatsApp permitirão que as pessoas se reúnam em grupos relacionados a um tema específico, no qual é possível também a criação de “sub-grupos” dentro da mesma temática.

Por exemplo, você cria uma Comunidade para a sua instituição de ensino com os pais dos alunos, e depois, divide essas pessoas em grupos menores para a discussão de temas de acordo com as necessidades de cada sala de aula. Dessa forma, cada grupo terá foco em tópicos específicos. 

Além disso, os moderadores poderão compartilhar informações importantes para toda a Comunidade usando o grupo Anúncios. E mais, os seus colaboradores poderão navegar facilmente entre os grupos sem perder nenhuma informação importante e você poderá fazer o controle de quais grupos podem ser adicionados.

Outras Funcionalidades

  • Reações com emojis para que as pessoas possam expressar opiniões rapidamente, sem precisar inundar as conversas com novas mensagens.
  • Administradores de grupos poderão apagar mensagens problemáticas ou inadequadas para todos os participantes.
  • Compartilhamento de arquivos de até 2 GB, para que as pessoas possam colaborar facilmente em projetos.
  • Chamadas de vídeo com mais participantes: chamadas de voz em que até 32 pessoas.
  • Enquetes dentro de conversas.
  • Grupos com até 1.024 usuários. 
  • Segurança: As mensagens possuem criptografia de ponta a ponta.
WhatsApp Comunidades
Crédito: Divulgação/Meta

Vantagens do WhatsApp Comunidades para as Marcas

Como veremos a seguir, são inúmeras as vantagens para as marcas que fizerem uso das Comunidades do WhatsApp. A primeira delas é a possibilidade de criar grupos, de forma organizada e estruturada, com milhares de pessoas. 

Além disso, as marcas pode:

  • Colocar em prática o Marketing de Comunidade para fortalecer a conexão da sua marca com o público; aumentar a confiança de seus clientes e leads na sua marca; ter uma comunicação mais aberta e transparente com seu público; contar uma fonte direta de feedbacks dos consumidores; e gerar dados valiosos, entendendo as necessidades, desejos e percepções do seu público.
  • Organizar as pessoas para a compra de produtos e serviços, separando-os por categoria, recorrência de compra, entre outras informações;
  • Criar comunidades de cunho educacional, no qual você pode oferecer cursos de fácil acesso e descomplicado, bem como compartilhar aulas, vídeos e arquivos para uma turma de alunos.
  • Oferecer acesso a Comunidade para clientes exclusivos com acesso a ofertas especiais, cupons de desconto, políticas customizadas de indicações, pesquisa de satisfação por meio de reações e enquetes, criar vídeo chamadas para apresentar novidades e etc.

Estratégias para Criar as Comunidades do WhatsApp

Se você está pensando em criar a sua Comunidade no WhatsApp, é importante ter um objetivo claro para sua criação. Ou seja, é preciso definir o que pretende alcançar com ela: Aumentar a base de clientes? Ter mais clientes promotores da marca? Estruturar uma estratégia de afiliados? Gerar mais reconhecimento da marca? Ou simplesmente, aumentar o ROI?

Após definir o objetivo, como qualquer estratégia de marketing, você precisa fazer um planejamento e estabelecer, por exemplo, quais assuntos serão abordados na comunidade? Qual a frequência da comunicação? Como serão divididos os sub-grupos? Vão ser enviados materiais? Quais são os KPIs e como serão metrificados?

Tudo isso precisa ser pensado com antecedência, para que você não só atraia pessoas para a comunidade, como também possa mantê-las e engajadas por lá. 

O próximo passo é investir em pessoas.

Para manter um grupo de pessoas engajadas requer tempo e muito conhecimento. Por isso, é fundamental contar com profissionais adequados e dedicados totalmente à função, que serão responsáveis por planejar o escopo da comunidade; realizar curadoria de assuntos relevantes; produzir ou encontrar materiais relevantes para as pessoas; definir KPIs; e coletar dados importantes e realizar relatórios e analisar resultados.

Agora que já definiu o objetivo, fez o planejamento e definiu o responsável para gerenciar a comunidade, chegou a hora de fazer a divulgação da sua comunidade.

E isso pode ser feito de diversas maneiras, por meio de e-mails marketing, redes sociais ou listas de transmissão no próprio WhatsApp, links patrocinados e etc.

Dica #WeBrain: Explore com Sabedoria os Recursos do Whatsapp Comunidades

Como pode notar, as Comunidades do WhatsApp possuem recursos interessantes e únicos que podem gerar experiências incríveis para os membros. Entretanto, precisam ser utilizados com parcimônia e sabedoria.

Você não precisa utilizar tudo só porque está disponível. Sendo assim, analise e veja o que faz sentido com o seu público e que, ao mesmo tempo, seja condizente com a estratégia utilizada.

Conclusão

Unir pessoas com interesse comum não é novidade. Em 2004, o Orkut já utilizava e era bem famoso por conta das comunidades. E atualmente, Telegram, Discord e Signal já reúnem milhares de indivíduos nos canais e até mesmo o Twitter está liberando (de forma gradual) a funcionalidade de “Comunidade” para seus usuários. 

Portanto, não é novidade. Mas, sem dúvida alguma, com o Whatsapp Comunidades, a Meta pode diminuir a distância dele dos concorrentes. Por outro lado, as Comunidades do Whatsapp trazem novas funcionalidades que podem trazer grandes vantagens para as empresas.

Por isso, apesar de não ter uma data específica para o lançamento das Comunidades no Brasil, as marcas já podem (e devem) ir pensando nas estratégias de marketing para utilizar o novo recurso.

Saiba mais 

Antes de sair do nosso Blog, achamos que seria interessante para você ler também os seguintes artigos: “5 razões para começar a usar o Whatsapp para empresas hoje!” e “WhatsApp Business: Tudo Que Você Precisa Saber para Gerar Mais Resultados“. E se tiver alguma dúvida, fale com nossos especialistas.


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