Google Ads: Nova Atualização Facilita Acesso ao Criador de Públicos-alvo do GA4

Conhecer e alcançar o público ideal para a sua marca ficou ainda mais prático. Confira os detalhes da atualização do Google Ads e saiba como vincular as contas.

Google Ads
Leitura de 7min

Com certeza você já deve ter percebido que, de tempos em tempos, os serviços relacionados ao maior site de buscas do mundo (ele mesmo, o Google) sempre passam por modificações e atualizações, não é verdade? Recentemente, foi a vez da sua principal fonte de receita: o Google Ads (antigo Google AdWords), plataforma de anúncios utilizada por muitas empresas em estratégias voltadas para o Youtube, Gmail, Play Store e tantos outros meios.

Inclusive, você também deve imaginar porque essas mudanças acontecem. Afinal, não existe muito segredo: a partir do momento que o Google oferece recursos mais fáceis e intuitivos, que contribuem significativamente para o desenvolvimento de um bom trabalho de marketing digital, mais pessoas fazem o uso da plataforma, garantindo assim mais retorno a ele (é claro).

Mas, voltando ao foco do artigo, ou seja, a atualização do Google Ads, a novidade é que agora, diretamente dentro da própria plataforma, é possível ter acesso ao criador de públicos simplificado do Google Analytics 4.

Portanto, se você já conhece ou trabalha com esses recursos fica fácil compreender a praticidade que essa junção é capaz de oferecer ao foco de experiência do usuário. Mas, se o assunto ainda é um tanto confuso para você, chegou o momento de descomplicar e entender um pouquinho melhor. É só vir com a gente!

O que é o criador de públicos-alvo do GA4?

O Google Analytics 4, com seu recurso Audiences, permite que o público de determinado negócio seja segmento de acordo com diversos fatores, entre os quais podemos destacar:

  • Localização (país ou região);
  • Tipo de acesso (isto é, se as pessoas visitam a página do negócio via celular ou computador, por exemplo);
  • Recorrência de compra (se o usuário já comprou algo antes);
  • Plataformas utilizadas para chegar até a página (mídia social, campanhas, anúncios, etc).

Sendo assim, uma vez que essa segmentação é feita, a entrega do conteúdo passa a ser personalizada, com grande capacidade de atender às expectativas do consumidor. Em outras palavras: acaba se tornando relevante a ele.

E tem mais! O criador de públicos do GA4 também possibilita o acompanhamento dos usuários por um período de tempo, a fim de analisar se devem permanecer em uma determinada categoria ou serem incluídos em outros grupos.

Google Analytics 4 + Google Ads: como vincular as contas?

Dentro do Google Analytics existem diferentes níveis de acesso do usuário. Portanto, somente quem possui acesso de nível de editor, assim como acesso administrativo à conta do Google Ads, conseguirá fazer a vinculação, que consiste nos seguintes passos:

  1. Ao acessar o Google Analytics, clique em “Admin”;
  2. Na guia de links de produtos, procure por “Links de anúncios do Google”;
  3. Em seguida, vá na opção “Escolha as contas do Google Ads” e selecione a conta que deseja vincular.

Feito isso, todos os dados relevantes do GA4 serão mostrados e estarão disponíveis no Google Ads.

“Mas WeBrain, o que o meu negócio ganha com isso? Por que devo fazer a vinculação Google Analytics 4 + Google Ads?

Antes de mais nada, vale reforçar que ambas as ferramentas foram desenvolvidas para trabalharem em conjunto. A nova atualização chegou com o objetivo de facilitar o acesso, concentrando tudo em uma só plataforma, de modo eficaz e intuitivo.

Portanto, essas são algumas vantagens que essa integração proporciona:

Acesso simplificado ao seu público

Quer entender como de fato as pessoas usam o seu site? A partir da nova interface do GA4 você consegue ter acesso a uma série de informações que auxiliarão nessa análise. Tudo mostrado de forma clara e detalhada.

Sendo assim, caso queira verificar se um anúncio produzido realmente tem chamado a atenção dos consumidores ou se a criação de determinada landing page tem surtido o efeito desejado, os dados te ajudarão nisso.

Melhor visão macro

Ter uma ferramenta responsável por direcionar o tráfego para o seu site com qualidade e agilidade é sim muito importante. Mas, do outro lado, é preciso que você também esteja sempre de olho, avaliando o sucesso dos seus anúncios, observando o que tem dado certo e o que tem potencial de ser melhorado.

Isso é o que chamamos de ter uma visão macro de verdade.

Por isso, ao adicionar o GA4 ao seu Google Ads, você tem a chance de facilitar esse processo.

Melhoria em campanhas de remarketing

Remarketing = fazer marketing novamente para a mesma pessoa.

Em outras palavras: planejar estratégias que engajem públicos-alvo que já interagiram com a sua marca, a fim de incentivar a realização de uma nova ação.

Ao importar conversões do Google Analytics para a conta do Google Ads, o nível de informação fornecido às suas campanhas é enriquecido e melhor explorado.

Explorar a jornada do cliente

É sempre importante ter em mente: ferramentas de marketing que são configuradas para funcionarem juntas se tornam uma chave valiosa para a construção de públicos mais eficazes.

A partir delas você pode conhecer a fundo os seus clientes, identificar pontos fracos e pontos fortes e, a partir disso, explorar oportunidades (sejam elas já conhecidas ou inovadoras) para criar conexões e oferecer algo que realmente atenda às suas reais necessidades.

Portanto, aproveite para se concentrar em novas experiências e fazer um bom uso dessa atualização para alcançar pessoas que estão dispostas a se conectar com a sua marca.

E aí, já deixou tudo salvo/anotado para não esquecer, né?

Lembrando que, muito melhor do que ficar por dentro desses recursos, é colocá-los para trabalhar a favor do seu negócio. Porque sim, os resultados podem te surpreender!

Já possui as contas do GA4 e Google Ads? Experimente utilizá-las em harmonia nas suas campanhas de marketing digital.

Ainda não possui nenhuma delas, mas tem interesse em entrar nesse universo para investir melhor no marketing do seu negócio? Podemos te auxiliar e mostrar o caminho certo a seguir.

Aqui, você sempre encontra a solução que precisa.

Entre em contato e converse com a gente!


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