Apesar de diversas empresas já estarem familiarizadas com a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn Ads ainda é um mistério para muitos. Quando falamos em Ads, abreviação do termo em inglês Advertising, estamos nos referindo a um formato de propaganda online, neste caso Social Ads.
Social porque o LinkedIn, apesar de ser um canal focado em relacionamento profissional, não deixa de ser uma rede social. É utilizada tanto por pessoas que buscam divulgar suas qualificações profissionais, quanto por empresas que querem se relacionar com estes profissionais, ampliar seu networking e, porque não, gerar negócios mais qualificados.
Entretanto, muitas empresas que se mobilizaram para estarem presentes no LinkedIn, oferecendo conteúdo específico e direcionado, se queixam de não alcançarem a expectativa desejada nesta mídia. É aqui que o LinkedIn Ads pode se transformar em uma ferramenta poderosa para expandir os negócios.
Quando falamos em publicidade online, a maioria das pessoas, e as próprias empresas, pensam sempre em Google AdWords ou Facebook Ads. Se esquecem que atualmente existem diversos canais online onde é possível anunciar, inclusive para nichos muito específicos. Mídias alternativas, quando bem otimizadas, geram resultados satisfatórios, e normalmente apresentam um ROI positivo. Recentemente, a RD Station foi case de sucesso do LinkedIn, pois alcançou a marca de 25% de conversões em vendas a mais com o LinkedIn Ads, comparado a outros canais.
O que é LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads é uma plataforma de anúncios dentro do próprio LinkedIn e funciona de forma semelhante ao Facebook Ads. Através de um painel de gestão, é possível criar e gerenciar anúncios, cruzar segmentações, realizar testes A/B e extrair relatórios para análise e otimização de campanhas.
Atualmente, existem cinco tipos de anúncios oferecidos pela plataforma, e três deles são chamados de campanhas self-service. Através de um painel principal – que veremos logo abaixo, qualquer pessoa pode criar e gerenciar campanhas. Os outros dois formatos são mais robustos, e precisam de intermediação de terceiros, ou do próprio time de vendas do LinkedIn. Confira abaixo, os detalhes dos tipos de anúncios oferecidos pelo LinkedIn.
Tipos de anúncios no LinkedIn:
1. Sponsored Content
Com o Sponsored Content é possível impulsionar posts da página do LinkedIn ou criar posts exclusivos para divulgações de campanhas. Ele se parece com um post normal e aparece na timeline do LinkedIn. Este formato pode ser considerado um Native Ads.
2. Text Ads
O Text Ads é exibido na coluna lateral direita, durante a navegação no LinkedIn. É menor e possui menos destaque que o Sponsored Content. É um formato fácil e rápido de criar e permite um orçamento mais acessível.
3. Sponsored InMail
Com o Sponsored InMail é possível enviar mensagens extremamente segmentadas para quem realmente interessa para o seu negócio. O anúncio é entregue diretamente na caixa de entrada do LinkedIn da pessoa.
4. LinkedIn Display Ad
Existe ainda o formato de Display Ads, que é a versão de Mídia Programática do LinkedIn. Porém, este recurso não está disponível no painel geral de anúncios, como as opções acima. É preciso entrar em contato direto com a sua plataforma DSP (demand-side platform) ou ATD (agency trading desk) e solicitar a contratação.
5. LinkedIn Dynamic Ads
Assim como o Display Ads, a contratação do Dynamic Ads não está disponível através do painel de campanhas. Ele é contratado diretamente com o time de vendas do LinkedIn.
Por que e quando anunciar no LinkedIn Ads
Lembre-se, o LinkedIn é uma rede social essencialmente profissional. Se você tem como objetivo encontrar profissionais com cargos específicos como donos de empresas, gerentes, diretores, o LinkedIn Ads pode ajudar. Com ele, é possível criar segmentações específicas por cargo, tamanho da empresa, quantidade de funcionários, etc. Se seu negócio faz parte de um nicho específico, ou é B2B, esta é a rede ideal para investir.
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Um exemplo: a empresa do Paulo comercializa um software de CRM. Através do planejamento de Inbound Marketing, foi definido que sua persona ideal é o Renato. Ele tem 35 anos, formado em administração, coordenador de vendas de uma seguradora. O maior desafio de Renato é gerenciar manualmente dezenas de clientes e prospects nas tradicionais planilhas de excel. E Paulo tem a solução que Renato precisa. Então, se Paulo quer encontrar leads como o Renato, basta cruzar estas segmentações e criar um anúncio eficiente. Um teste gratuito do seu software, por exemplo, pode ser uma boa isca para atrair Renato.
Uma das queixas mais comuns sobre o LinkedIn são os valores de investimento. Costuma ser mais caro quando comparado à outras mídias. Em contrapartida, atrai leads mais qualificados e com maiores chances de fechar um negócio. O fator Life Time Value também deve ser levado em consideração para o cálculo do ROI desta mídia.
O momento ideal para investir no LinkedIn Ads, é quando sua empresa pretende atingir leads de fundo de funil. Que estão preparados e, até mesmo receptivos, para uma abordagem comercial.
Como anunciar no Linkedin
Para dar início nas campanhas self-service, é preciso acessar o painel de gestão de campanhas do LinkedIn Ads. É possível acessar o painel de duas formas:
- Direto do perfil do LinkedIn, conforme os passos abaixo:Ao logar no LinkedIn, na barra superior, clique em “Veicular anúncio” ou então em “Soluções” > “Veicular anúncio” ;
Você será redirecionado para o LinkedIn Soluções de Marketing, e então clique em “Criar anúncio” para acessar o Gerenciador de Anúncios do LinkedIn.
- Ou acessando direto o site do Gerenciador de Anúncios do LinkedIn;
Dentro do painel você irá encontrar as opções de anúncios disponíveis para dar início nas suas campanhas.
Mas antes de iniciar, defina o objetivo da campanha. Se é visitas ao site, cadastro em newsletter, solicitação de orçamento ou, no caso do Paulo, por exemplo, um trial do CRM. Pense também no seu orçamento disponível. Atualmente, no Sponsored Content por exemplo, o LinkedIn determina que o orçamento diário mínimo das campanhas deve ser de R$20,00. E o Lance mínimo (baseado em CPC – custo por clique) de R$1,60.
Calculando seu investimento no LinkedIn Ads
Então aqui paramos para fazer um cálculo básico. Suponhamos que a campanha deve obter pelo menos 50 cliques por dia, durante 22 dias úteis de um mês, totalizando 1.100 cliques no mês. Dessa forma, 50 cliques x lance de R$1,60 = R$80 x 22 = R$1.780. Ou seja, em um mês de campanha, para obter 1.100 cliques, você deverá investir ao todo R$1.780,00. Sendo que o orçamento diário deve ser de R$80,00, e o lance mínimo de R$1,60.
É o momento de parar e refletir: dessas 1.100 pessoas que acessaram seu site, historicamente, qual a porcentagem que converte em uma solicitação de teste grátis, ou mesmo um orçamento? E destes trials, qual a porcentagem que realmente efetiva a contratação do serviço, e por quanto tempo. O ROI ou Life Time Value desse investimento é positivo?
Se a resposta para esta pergunta for sim, está na hora da sua empresa pensar seriamente em investir no LinkedIn Ads.
Se você gostou deste post, já teve experiências com esta mídia ou tem alguma dúvida sobre o LinkedIn Ads, conta pra gente. Teremos prazer em trocar ideias com você =)
#LinkedinAds