É comum, ao iniciar um novo projeto de marketing, fazermos a seguinte pergunta ao cliente: “Qual o orçamento disponível para investimento em marketing?”
Na maioria das vezes, o cliente olha para um ponto fixo com aquela olhar de, “não tenho a mínima ideia!”. Sem problemas, nem todos os gestores pensam no valor disponível para investimento em marketing, especificamente.
Uma consultoria de marketing de qualidade, nunca irá oferecer um planejamento de marketing que não caiba no orçamento da sua empresa, mas tentará definir o que lhe trará maiores resultados. Cada empresa tem suas particularidades. E para aqueles que não tem um orçamento definido, vamos explicar de uma maneira resumida como esse processo pode ser conduzido.
Pegue sua calculadora e vamos começar.
Cálculo da Receita Bruta
A primeira informação que devemos buscar é a receita total da empresa. Converse com o responsável financeiro ou contador e descubra sua receita bruta.
Receita bruta: A receita bruta é basicamente o resultado obtido pelas vendas de seus produtos ou serviços. Ela compreende o valor total faturado pela empresa. Calculada antes das deduções de custos, gastos, impostos etc.
Para exemplificar, logo abaixo o orçamento de marketing que vamos calcular, diremos que a receita bruta da empresa é de R$ 100.000,00.
Porte da empresa
Sua empresa está em estágio inicial ou já é uma empresa estabelecida? Grande parte das empresas, independente do porte, está interessada em conquistar novos clientes.
Porém, empresas estabelecidas, embora tenham que investir em marketing, já possuem a marca reconhecida. Muitas delas possuem clientes fiéis que compram sem avaliar a compra de outra marca.
No caso do nosso exemplo, vamos pensar em uma empresa promissora. Porém em estágio inicial de fixação da marca e com pouco tempo de mercado.
Destinando o orçamento de marketing
Orçamento de marketing para novas empresas:
Pensando em empresas com pouco tempo de mercado e necessidade de estabelecer sua marca, deve-se destinar de 12% – 20% de sua receita bruta em investimento em marketing. Pode parecer muito, principalmente para empresas em estágio inicial. Mas esses são números bem conhecidos dos profissionais do marketing.
Ok, avalie da seguinte forma: Sua empresa é nova no mercado e traz uma nova solução ou produto para um público específico. Mas as vendas não estão acontecendo. Por que? Provavelmente eles não sabem como seu produto vai auxiliar ou eliminar uma necessidade que possuem.
Grande parte das empresas que possuem um serviço de qualidade, se beneficiam do tradicional “boca a boca”.
Apesar da conhecida eficácia desse meio de divulgar sua marca, chega um momento que a empresa precisa levar sua divulgação para outro nível. O marketing é o maior aliado dessa necessidade. Só ele é capaz de estabelecer sua marca e torná-la reconhecida ou referência no mercado em que atua.
Orçamento de marketing para empresas estabelecidas:
As empresas estabelecidas, que já possuem sua marca reconhecida no mercado em que atuam, investem de 6% – 12% de sua receita bruta em marketing. A diferença para as empresas que buscam se estabelecer existe pois, uma marca estabelecida não precisa divulgar como seu produto ou serviço contribui nas necessidades de seus clientes. Essas marcas possuem seus clientes fiéis e uma marca reconhecida no mercado. Mesmo que precisem aumentar suas vendas, não necessitam investir grandes orçamentos para divulgar suas marcas.
Baixar Infográfico: Calculando seu Orçamento de Marketing
Calcule o quanto a sua empresa deve investir. Levante os dados, pegue sua calculadora e vamos começar!
Calculando
Voltando ao valor que definimos como exemplo no início do texto, a empresa que está em estágio inicial e possui uma receita de R$ 100.000,00 definiu que deve destinar 15% de sua receita bruta para o marketing. Decidindo assim que seu orçamento em marketing será de R$ 15.000,00.
Já uma empresa estabelecida, caso considerássemos a mesma receita bruta de R$ 100.000,00 reais, investiria de R$ 8.000,00 à R$ 12.000,00 dessa receita em marketing.
Para resumir todo esse passo a passo, juntamos todas estas informações em um infográfico:
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Concluindo
Essa matemática, não pretende definir um cálculo mágico para sua empresa definir quanto deve destinar de orçamento para o marketing. A intenção aqui, é trazer uma visão resumida de quais fatores influenciam na decisão do orçamento de marketing de uma empresa. Seja ela nova ou consolidada.
Todo investimento deve ser avaliado friamente, com o maior volume de informações e dados possíveis para uma tomada de decisão assertiva. O cálculo abordado nesse texto, é um resumo das etapas essenciais na definição de um orçamento de marketing. Cabe ao gestor de cada empresa, entender as particularidades do seu negócio e definir o quanto uma estratégia de marketing é importante para o sucesso da marca.