Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Ferramenta de Branding: como encontrar a ideal para o seu negócio


Ferramentas de Branding Marketing Digital

Se você está em busca de uma Ferramenta de Branding que gere resultados palpáveis para os esforços em Marketing Digital, saiba que você não está sozinho nessa missão. Hoje, no mundo online, existem diversos caminhos que podem ser tomados ao se planejar uma campanha de Branding.

Branding é um termo que tem se tornado cada vez mais comum dentro do vocabulário do Marketing Digital. Esta estratégia deixou de ser apenas uma “perfumaria” para, cada vez mais, entrar como parte do planejamento estratégico de comunicação de marcas e empresas. Se você ainda não está totalmente familiarizado com o que é Branding, dá uma olhadinha nesse post, que vai ajudar a esclarecer essa dúvida.

Um bom projeto de Branding precisa reforçar a reputação da marca e estreitar o relacionamento junto ao seu público-alvo. Sempre levando em consideração os valores, ideais e propósitos que a marca reflete. É preciso ter uma identidade visual bem definida, assim como um conteúdo de alta qualidade, capaz de nutrir seus clientes, ou potenciais clientes, com informações relevantes. Esses são fatores determinantes para criar a autoridade da marca dentro do seu nicho de atuação.

Mas como identificar a Ferramenta de Branding ideal para a minha estratégia?

É importante ressaltar que não existe uma “receita de bolo” para montar um planejamento de Branding perfeito. Cada marca tem demandas específicas, então é preciso analisar qual ferramenta irá se adequar melhor a determinada necessidade, bem como ao orçamento que cada empresa dispõe para a estratégia.

Entretanto, existe uma Ferramenta de Branding bastante completa, e que pode ser utilizada de várias formas. Estou me referindo ao Inbound Marketing. A metodologia do Inbound consiste em atrair, nutrir e educar clientes, ou futuros consumidores do seu produto/serviço. Isso é possível através da entrega de conteúdos relevantes, alinhados com a identidade visual e valores da marca, fidelizando e trabalhando o engajamento online.

O Inbound Marketing não se resume apenas a uma metodologia. Ele é composto por um mix de ferramentas que, quando combinadas, são capazes de dar vida a projetos de Branding. É possível começar com estratégias menos complexas, como o Marketing de Conteúdo, até as mais robustas, como a Business Intelligence (BI). A BI fornecerá uma análise mais profunda de dados, auxiliando na tomada de decisões estratégicas para as empresas.

Não importa se você vai começar pelo método básico, ou ir direto ao avançado do Inbound Marketing. O que importa, é saber que você tem em mãos uma Ferramenta de Branding completa, que pode te guiar através das boas práticas de Marketing Digital.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

Passo a passo para aplicar o Inbound Marketing como Ferramenta de Branding

Como comentei, o Inbound Marketing como Ferramenta de Branding apresenta uma diversidade de mecanismos que podem ser utilizados. Vou resumir abaixo algumas técnicas muito úteis, que irão auxiliar na gestão da sua marca online.

Personas

Persona, ou Buyer Persona, é uma descrição personificada do seu público-alvo. Ou seja, um personagem fictício que representa o cliente ideal da marca. A definição da persona é fundamental para que todo o esforço de comunicação da marca, como identidade visual e linguagem, sejam direcionados à ela.

Assim é possível deixar o conteúdo mais atraente para personas com determinado perfil. Uma marca que não conhece seu público com profundidade dificilmente será relevante o suficiente para gerar o interesse necessário para um engajamento.

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia tem como objetivo principal a produção de conteúdo rico para nutrir clientes e leads. A criação de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, e ele não se resume apenas a posts em blog. Que sim, é fundamental para Branding. Também é importante produzir conteúdos específicos para redes sociais, pois os consumidores apresentam comportamentos diferentes em cada uma. O conteúdo que funciona em uma, pode não ser tão eficiente em outra.

E temos ainda a produção de conteúdos mais profundos como ebooks, infográficos, webinars, dentre outras possibilidades que o mundo digital permite. Os consumidores estão sempre buscando por mais informações sobre determinado produto/serviço, e não necessariamente por uma marca ou outra. A produção deste conteúdo rico tem como objetivo suprir esta demanda por informações. Assim, quando ele procurar, a probabilidade de encontrar o conteúdo produzido pela sua marca será muito maior.

SEO

Não basta produzir conteúdo a torto e à direito. É preciso que este conteúdo seja escrito de forma inteligente, utilizando palavras-chave para que o cliente encontre-o facilmente. Quando falo em otimização de conteúdo com palavras-chave, me refiro à otimização para mecanismos de busca, também conhecida no Marketing Digital como SEO.

O SEO, apesar de ser uma estratégia de resultado a médio e longo prazo, é imprescindível para que, com o passar do tempo, a marca possa investir cada vez menos em compra de mídia – e desfrutar de um bom posicionamento orgânico.

Compra de Mídia e Social Ads

Um bom conteúdo merece ser disseminado. Mas no meio de tanta informação sendo espalhado na internet, por vezes é difícil conseguir fazer com que sua comunicação atinja a persona certa. É aqui que a compra de mídia pode ser de grande valia, e é uma estratégia que está disponível em várias redes.

Anunciar no Google para ficar nas primeiras posições, por exemplo, é possível através do Google AdWords. Redes sociais também permitem a veiculação de anúncios em suas plataformas. Como exemplo temos o Facebook e Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e assim por diante. Estas ferramentas permitem inclusive segmentações muito específicas de público, o que permite atingir apenas as personas desejadas.

Automação de Marketing

É uma das estratégias mais avançadas quando falamos em Marketing Digital. A automação permite planejar e programar ações específicas, com foco na nutrição de leads. E essa estratégia é extremamente relevante para Branding. Uma vez que a propagação da marca atinge não somente a clientes, como também leads, que podem vir a se tornar clientes em um futuro próximo.

E funciona assim: primeiro a marca investe na atração de leads, que não necessariamente estão prontos para consumir a marca. Através da automação, é possível iniciar um relacionamento, seja através de email marketing ou redes sociais, disponibilizando conteúdos capazes de fazer o lead avançar no funil de vendas.

Este funil de vendas se baseia nas fases da jornada de compra do consumidor. Ou seja, todo o processo de descoberta, consideração da solução e finalmente, a compra efetiva de determinado produto/serviço. Em cada uma dessas fases, podemos ofertar conteúdos específicos, e a ferramenta que possibilita esta entrega de conteúdo de forma eficiente é a automação de marketing.

Existem algumas ferramentas no mercado que possibilitam a automação inteligente do relacionamento. Aqui na WeBrain, nós utilizamos a RD Station, uma ferramenta genuinamente brasileira, com diversas funcionalidades – e que oferece um excelente suporte aos seus parceiros.

Conclusão

Tendo em mãos a Ferramenta de Branding correta, é possível criar uma estratégia de gestão de marca muito eficiente. O que possibilita a geração de vendas e auxilia na criação e manutenção da autoridade da marca online.

Dessa forma, o Inbound Marketing se apresenta como uma Ferramenta de Branding bastante completa. Disponibiliza diversos caminhos, bem como uma metodologia eficiente, que a marca pode utilizar para fazer a gestão da sua presença online. Não resta dúvidas de que o Inbound é o aliado perfeito para fortalecer a marca e criar um relacionamento eficiente junto ao seu público-alvo.

Gostou desse conteúdo sobre Ferramenta de Branding? Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão conteúdos relevantes para você alavancar seus negócios online!