Cada Vez Mais Digital, a Geração Z Não quer Comprar em Lojas Físicas

Saiba por que e como o seu negócio deve se adaptar a essa realidade para atender as exigências da geração Z, garantindo sempre uma boa experiência

Geração Z
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Quando o assunto é fazer compras, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que existem dois tipos de pessoas: àquelas que não abrem mão de ir até a loja física para conferir todos os detalhes bem de pertinho (ou seja, sentem a necessidade de “ver com os seus próprios olhos” aquilo que realmente desejam comprar). E, claro, àquelas que, a cada dia mais, buscam por praticidade no seu dia a dia, optando pelas famosas lojas online para finalizar seus pedidos em apenas alguns cliques.

E adivinha só quem se encaixa perfeitamente nesse segundo grupo? Sim, ela mesma: a tão falada geração Z (nascidas entre 1995 a 2010), também conhecida como a primeira geração totalmente nativa digital.

Mas, cá pra nós, isso não deve ser nenhuma novidade pra você, não é verdade? Afinal, basta olhar ao redor e notar que, dificilmente, você verá algum jovem sem o celular em mãos. Porque sim, esses aparelhos já se transformaram em uma parte essencial da vida dessas pessoas. E disso ninguém pode discordar.

Hoje em dia, não é apenas o contato de pessoas próximas que estão guardados nele, mas praticamente tudo que é considerado importante para este usuário: contas de bancos, aplicativos de cartão de crédito, documentos relacionados ao trabalho ou estudos, documentos pessoais (carteira de motorista e título de eleitor, por exemplo), aplicativos de streamings e até mesmo aplicativos de suas lojas preferidas.

E sejamos sinceros: se esse público já não tem tanto interesse assim nas lojas tradicionais, você é quem não vai perder a oportunidade de adaptar o seu negócio para conquistar a atenção dele, correto?

Nós, como profissionais de marketing, já estamos nos preparando para te ajudar nessa missão e atender as expectativas. Mas, se você ainda não fez esse movimento buscando entender um pouco mais sobre essa mudança, começar por aqui pode ser uma boa solução.

Por Que a Geração Z Prefere Fazer Compras Online?

Antes de mais nada vale destacar que esse é um processo natural: na medida em que a evolução tecnológica acontece, as mudanças de comportamento seguem e continuarão seguindo o seu ritmo.

Para se ter uma noção, até o ano de 2025, estima-se um crescimento de 55% para o mercado de e-commerce, segundo relatório da The Global Payments Report 2022.

Mas, parando para pensar, o que de fato tem levado os jovens a migrarem para as compras online?

São vários os motivos que podemos citar: facilidade de acesso a marcas, agilidade do processo, conveniência, além, é claro, das inúmeras promoções que vivem circulando a todo momento e, consequentemente, despertam seu interesse. Promoções que, muitas vezes, acabam chegando até eles sem que sequer tenham procurado (alô, anúncios patrocinados).

Agora, quando essa procura é feita, normalmente a forma mais utilizada para a consulta de produtos e preços pelos usuários é o nosso já conhecido e querido Google. Porém, ele não é o único.

Muito pelo contrário: são diversos os recursos digitais que podem ser acessados antes da realização de uma compra, como é o caso das mídias sociais, sites de classificação e perfis de influenciadores digitais. Isso porque, nesses espaços, existe um fator de influência para a decisão de compra, uma vez que é possível analisar as opiniões daqueles que já tiveram algum tipo de experiência com aquele determinado produto.

Em pesquisa realizada pela Americanas, por exemplo, com o intuito de compreender a motivação de compra online da geração Z e dos Millennials, observou-se que:

  • 47% dos entrevistados da geração Z realizam uma compra por recomendação/opinião dos amigos ou familiares e 25% por recomendação/opinião de influenciadores digitais.
  • 40% dos entrevistados Millennials compram por recomendação/opinião de amigos ou familiares e 28% por recomendação/opinião de influenciadores digitais.

Mas o certo é que, por mais que os jovens prefiram a experiência online, isso não significa que as lojas físicas caminharão para o seu fim. Como dito anteriormente, sempre existirão pessoas que não deixarão de fazer suas compras nesses locais.

E mais: com as dicas a seguir você vai entender muito bem como apostar em estratégias que envolvam tanto o universo online quanto o físico para garantir que o seu negócio se destaque das duas formas, fazendo com que os jovens desenvolvam interações com ambos os espaços.

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3 Dicas Para Atrair a Geração Z para o Seu Negócio

1. Aposte na Estratégia Omnichannel

Isso é essencial para melhorar a experiência do seu cliente. Afinal, através dessa estratégia a jornada de compra é pensada como algo que acontece tanto offline quanto online. Ou seja, ambos os canais devem estar interligados (um atendimento que começou nas redes sociais pode muito bem ser continuado na loja física ou em outro canal disponível, por exemplo).

Dessa forma, interações são mais do que bem-vindas, como o uso de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual. A partir disso, inclusive, é possível se pensar em promoções e ações capazes de atrair e fidelizar novos clientes.

2. Mude a Sua Forma de Fazer Marketing

Manter a mente aberta e entender o comportamento dessa geração é o primeiro passo para um marketing bem feito. Marketing que deve ser baseado em autenticidade, apostando em uma linguagem clara e objetiva que realmente vá de encontro aos valores desse público.

Além disso, os planejamentos dos conteúdos merecem atenção. Quanto mais dinâmicos e focados em entretenimento, melhor.

3. Promova a Sensação de Pertencimento

Se tem algo que a geração Z quer é fazer parte de alguma coisa, ou seja, pertencer a algum lugar. Portanto, se uma empresa defende os mesmos valores e propósitos de vida que ela e é capaz de entender as suas motivações, facilmente essa identificação vai acontecer.

O certo é que, para conquistá-la, não existe segredo, mas sim esforço, estudo e paciência para compreender suas necessidades e saber se adequar corretamente.

Conte com o time de profissionais da WeBrain para fazer o seu negócio se manter atualizado e caminhar ao lado dessa geração.

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