Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

4 Dicas para Conseguir Ótimas Avaliações Online para Sua Empresa


Avaliações Online

O bom e velho “boca a boca” também se aplica para o ambiente digital. Saiba como ter sucesso nessa estratégia!

Aquela máxima de que o “boca a boca” supera qualquer estratégia de publicidade ainda é uma verdade absoluta. Quando um potencial cliente ouve a opinião de seus clientes sobre seu negócio, a influência gerada por essas opiniões em seu potencial cliente supera a capacidade de gerar negócios de qualquer publicidade comum.

No universo digital, as avaliações online podem ser consideradas o tradicional “boca a boca”. Os usuários online aprenderam a buscar por essas avaliações para pautar sua decisão de compra. As opiniões positivas sobre uma empresa podem ser visualizadas de maneira rápida e fácil e isso pode significar sucesso de vendas. Mas as opiniões negativas possuem o mesmo poder, e muitas vezes fazem com que a empresa tenha que repensar seu negócio no universo digital.

No entanto, alcançar ótimas avaliações sobre seu negócio não depende apenas de ter um bom produto ou um ótimo atendimento. Existem táticas que podem garantir boas avaliações de seus clientes e de quebra elas estarão disponíveis para que todos vejam.

Obviamente, toda empresa deseja obter avaliações positivas sobre seus produtos ou serviços para que isso auxilie no crescimento de suas vendas. Por isso, aqui estão 4 dicas para seu negócio obter ótimas avaliações de seus clientes e consequentemente aumentar suas vendas.

1. Disponibilize Avaliações em Todas as Plataformas

O primeiro passo é facilitar que os usuários deixem suas avaliações. Quanto mais difícil for realizar a avaliação, menos usuários estarão dispostos a realizá-las. As redes sociais são ótimas plataformas e muito intuitivas para seus usuários e devem ser consideradas. Assim como o Google Meu Negócio, muito importante para quem quer ser visto nesse mecanismo de busca.

Além desses, existem diversos sites exclusivos para avaliações, alguns que atendem todo tipo de negócio, e outros mais exclusivos para certos nichos de negócio, como o Trip Advisor no segmento de viagens. A chave aqui é disponibilizar maneiras para que seus clientes avaliem sua empresa nessas plataformas, envie os links para avaliação por e-mail ou WhatsApp para facilitar o processo, se possível.

Baixar E-book: Landing Pages na Prática

Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!

Ebook: Landing pages na prática

2. Permita a Interação em Seu Site

O próprio site da sua empresa pode ser utilizado para conseguir avaliações de seus clientes. Suas postagens de blog devem permitir comentários dos usuários de maneira rápida e fácil. Ou, de maneira manual, solicite depoimentos de seus clientes e adicione suas avaliações em páginas específicas do seu site.

Se sua empresa possui e-commerce, você pode considerar plugins de avaliação de produtos que deixem as avaliações de compradores para cada produto. Além de garantir uma avaliação específica de cada produto, os usuários podem visualizar facilmente suas avaliações.

3. Solicite Avaliações nos E-mails de Pós-Venda

Se o Inbound Marketing fizer parte da sua estratégia de marketing digital, você tem uma ótima oportunidade para solicitar avaliações. Planeje seu fluxo de automação para que logo após o cliente realize uma compra, que ele receba um e-mail solicitando uma avaliação, com o planejamento correto de seus fluxos de automação essa estratégia é muito eficaz.

Se você ainda não possui uma estratégia de Inbound Marketing e uma plataforma de automação de marketing, considere adicionar um link para uma pesquisa online nos e-mails que enviar para seus clientes. As pesquisas, além de possibilitar a avaliação de seus clientes, vão direcionar seu negócio sobre o que está dando certo e onde deve melhorar.

4. Incentive as Avaliações

Muitas vezes as pessoas precisam ser incentivadas a realizar certas tarefas. Muitas vezes os usuários não querem perder tempo e se negam a avaliar as empresas, seja por realmente não ter tempo ou por preguiça mesmo.

Para eliminar essa barreira, ofereça incentivos para quem realizar as avaliações, pode ser através de cupons de desconto, cartões presente ou outras formas de incentivo. Dependendo da estratégia desenhada, além de conseguir as avaliações desejadas, ela ainda poderá contribuir com o aumento de vendas.

Um exemplo é a nova queridinha das meninas que compram online, a Shein.com. Eles se utilizam de uma estratégia em que os usuários que avaliam o produto recebem pontos que podem ser transformados em desconto para futuras compras. Assim ela consegue as tão desejadas avaliações e de quebra aumenta suas vendas com a estratégia.

Considerações Finais

Não existe uma fórmula para conseguir as avaliações online de seus clientes, mas se você aplicar ao menos 50% das dicas que demos nesse post terá sucesso nesse desafio. Se você decidiu que vai aplicar essas dicas, atribua o acompanhamento da estratégia para uma pessoa que tenha tempo suficiente para certificar-se que tudo está correndo como esperado.

Você não vai ficar feliz caso a estratégia tenha efeito contrário e torne-se um problema em vez de uma solução.


Você também pode gostar de ler:

Site One Page

O que é site One Page? Conheça 3 vantagens e desvantagens

Estratégias de Inbound Marketing

8 estratégias de Inbound Marketing indicadas para pequenas empresas

4 dicas para driblar a crise do Coronavírus

4 dicas para driblar a crise do Coronavírus