Com o intuito de atender às necessidades dos usuários, esse serviço oficial e gratuito disponibilizado pelo Google passou por uma série de atualizações em outubro do ano passado. Veja como o seu negócio pode aproveitar dessas funcionalidades para evoluir ainda mais.
Quem tem um site entende do que estamos falando: o Google Analytics é considerado um dos maiores aliados quando se trata de marketing digital. Através de seus códigos de rastreamento é capaz de coletar e organizar informações relacionadas a dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos.
E tem mais: tudo isso é feito a partir de relatórios diversificados que, posteriormente, contribuirão para as análises da plataforma de um modo geral, possibilitando a otimização do conteúdo através de melhorias e auxiliando no planejamento estratégico do negócio.
O certo é que se as versões anteriores dessa ferramenta já permitiam um gerenciamento detalhado, a versão 4 (atualizada no fim de 2021) chegou para mostrar um potencial ainda maior. Afinal, na medida que o tempo passa, novos comportamentos surgem diante dos nossos olhos e é preciso acompanhar de perto essa mudança, entendendo e atendendo assim a necessidade de quem utiliza esse sistema.
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Quais são as Principais Funcionalidades do Google Analytics 4?
Machine Learning (“Aprendizado de Máquina”)
Esse sistema de inteligência artificial adotado pela ferramenta consegue identificar automaticamente determinadas tendências dos clientes, como aqueles com maior probabilidade de abandonar a conversão, por exemplo. Sendo assim, serve como um direcionamento para a otimização de estratégias, fazendo com que os investimentos de marketing sejam melhor aproveitados. Em outras palavras, pode-se dizer que aprimora a interação com o usuário e possibilita insights preditivos.
Mensuração Consumer Centric
Saber se um cliente visitou seu site pela primeira vez é algo realmente bom, certo? Mas já imaginou saber através de qual meio ele chegou à plataforma (um anúncio, por exemplo) e se após essa ação ainda fez o download do aplicativo do seu negócio e concretizou uma compra? Esse é apenas um exemplo de como toda a jornada de compra pode ser rastreada pelo Google Analytics 4. Funcionalidade que merece sua atenção para entender cada vez mais a experiência do seu usuário.
Integração com Google Ads
Uma vez que você possui insights mais precisos sobre o seu público, segmentações mais inteligentes e específicas podem ser exploradas no Google Ads, potencializando assim o retorno sobre o seu investimento (ROI), já que conteúdos relevantes com o intuito de gerar engajamento poderão ser desenvolvidos a partir dessas informações.
Personalização de Relatórios
Comparado às versões antigas, o número de relatórios disponibilizados nessa nova versão do Google Analytics teve uma redução considerável, mas isso não é algo necessariamente ruim. Pelo contrário: isso permite que os documentos sejam melhor personalizados, focando nas informações que você realmente deseja extrair no momento.
Como Configurar o Google Analytics 4 para o Seu Site
- Se você ainda não possui uma conta, acesse o site do Google Analytics e, em seguida, insira um nome para a conta;
- Defina quais configurações de compartilhamento de dados você deseja compartilhar com o Google e clique em “Próximo”;
- Feito isso, é hora de configurar a sua propriedade, inserindo um nome para a mesma (Exemplo: site da minha empresa), o fuso horário e a moeda do relatório;
- Clique em “Mostrar opções avançadas” e ative a opção “Criar uma propriedade do Universal Analytics”;
- Insira o URL do seu site e informe o protocolo (http ou https);
- Escolha uma das seguintes opções:
– Uma propriedade do Google Analytics 4 e outra do Universal Analytics
– Somente uma propriedade do Universal AnalyticsNo caso da primeira, os dados do Google Analytics 4 serão coletados juntamente com a propriedade do Universal Analytics. Contudo, você pode alternar essas propriedades utilizando o “seletor de propriedade” ou acessando a página de administração. Lembrando ainda que essa conexão também permite a migração das propriedades do Universal Analytics para o Google Analytics 4, posteriormente. - Após esse processo, clique em “Próxima” e complete as informações sobre a sua empresa;
- Aceite os termos de serviço e clique em “Criar”.
Como Criar Eventos Personalizados e Conversões no Google Analytics 4?
Nessa nova versão do Google Analytics, muitos eventos já vêm personalizados por padrão. Como é o caso de visualização de página, barra de rolagem, pesquisa no site, engajamento com o vídeo, dentre outros.
Contudo, para acompanhar interações específicas dos usuários é preciso criar os seus próprios eventos e conversões dentro da ferramenta. Vale ressaltar que, o Google Analytics 4 exige um pouco mais de conhecimento para configuração de eventos e conversões do que o Universal Analytics.
Portanto, é recomendado solicitar o auxílio de um programador para ter uma configuração mais assertiva ou utilizar o Google Tag Manager.
Entenda um Pouco Mais Sobre as Abas Disponíveis para Análise de Dados
Inseridas no lado esquerdo do menu, a aba de Relatórios conta com algumas informações primárias. Elas são divididas entre Ciclo de vida e Usuário:
Ciclo de vida
Aquisição: origem e volume dos usuários que chegam ao site, possibilitando uma avaliação sobre seu comportamento por canal de aquisição;
Engajamento: ações feitas dentro do site pelos usuários, como as páginas mais acessadas, por exemplo;
Monetização: panorama geral da receita de vendas (site ou aplicativo) e resultados de anúncios de Google Shopping ou Google Ads;
Retenção: frequência com que os usuários retornam ao site;
Informações demográficas: dados dos usuários (gênero, idade, cidade, região e demais interesses);
Usuário
Informações demográficas: apresenta a visão geral das informações dos usuários, como país, cidade, gênero, idade, interesses, dentro outros detalhes;
Tecnologia: sistema operacional usado pelos usuários no momento do acesso (desktop ou mobile), bem como navegador e resolução de tela também utilizados.
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