Por que você precisa de uma Landing Page de sucesso e como criar uma


Landing Page

Se você investe em Marketing Digital, mas ainda não entende a importância das Landing Pages, você precisa ler esse post!

Quando se trata de marketing digital, você pode até criar os anúncios mais incríveis do mundo, mas o que acontece quando os usuários clicam no link? Para onde eles vão? Todo link para onde você direciona um anúncio é chamado de “página de destino” ou Landing Page e, se não for eficaz, sua estratégia de marketing digital provavelmente irá fracassar.

Por que você precisa de Landing Pages em sua estratégia de Marketing Digital

As landing pages são frequentemente usadas em campanhas publicitárias de Marketing Digital, como as veiculadas em sites de mídia social como o Facebook ou o LinkedIn. Contudo, qualquer página em que um visitante “aterrissa”, pode ser considerada uma landing page. Para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, é importante que você considere todas as landing pages como uma oportunidade para capturar o interesse de um cliente em potencial.

Qual é o objetivo de uma landing page? Confira cinco finalidades mais comuns:

  1. Fazer um visitante se tornar um lead convertendo em um formulário
  2. Direcionar um visitante para uma página de compra
  3. Perguntar a um visitante se ele quer receber um contato por e-mail, telefone, etc.
  4. Incentivar um visitante para recomendar a página a um amigo
  5. Pedir para um visitante comentar ou fornecer algum tipo de feedback

Como você pode ver, o objetivo é fazer com que os visitantes realizem uma ação.

Como criar uma landing page que conduza a uma estratégia de Marketing Digital de sucesso

Uma página de destino bem-sucedida, inclui 10 elementos que colaboram com o sucesso das estratégias de marketing digital.

O foco no visitante

Sua landing page foi projetada para atingir o público-alvo da sua estratégia de marketing digital?

Assim como seu público-alvo precisa ser o foco da sua estratégia de marketing digital, sua página de destino precisa prender a atenção do visitante. Tudo na página precisa ser criado com o objetivo de gerar interesse no lead em potencial.

Geralmente, é comum (e mais fácil) sentar e escrever um texto genérico para uma landing page sem sequer pensar no cliente. Mas, o conteúdo deve ser focado nos leads. Os recursos, resultados práticos e elementos reais sobre a oferta. Seu copyright precisa ajudar os clientes em potencial a entender por que eles deveriam escolher a sua marca/empresa.

Um único CTA / Objetivo do Marketing Digital

Qual é o seu objetivo de marketing digital? Quando os visitantes acessam sua landing page, o que você deseja que eles façam? Esse deve ser seu CTA (call-to-action). Portanto, deixe-o claro em toda a página.

Pode parecer contra-intuitivo – afinal, muitas pessoas gostam de opções – mas removendo possíveis distrações, elas facilmente passarão para o próximo passo que você gostaria que elas seguissem.

Um estudo descobriu que a remoção de um menu de navegação aumentou as conversões em 100%! A pesquisa também mostra que as páginas de destino com várias ofertas recebem 266% menos leads do que aquelas com uma única oferta.

Pense também em uma oferta potencial que você pode oferecer aos visitantes. Por exemplo, se você está pedindo aos visitantes que se juntem à sua lista de e-mails, talvez você possa oferecer algum tipo de pesquisa ou e-book para incentivar. Outra oferta pode ser um desconto em seus produtos ou serviços ou algum brinde. Independentemente do que você escolher, mantenha seu cliente sempre em mente e certifique-se que seu CTA é realmente atrativo para ele.

Também é importante posicionar seu CTA estrategicamente. Ele precisa estar no topo da página e visível sempre que o visitante precise rolar a página. Dependendo do tamanho da página, repita seu call-to-action para que os visitantes sejam lembrados enquanto rolam para baixo.

Marca consistente

Identidade de Marca

Sua landing page deve se encaixar perfeitamente na sua estratégia de marketing digital.

Uma identidade de marca consistente garantirá que sua página de destino se encaixe naturalmente com restante de sua estratégia de marketing digital.

Sua landing page deve refletir a comunicação da sua marca por meio de fontes, cores, design e demais recursos visuais; deve ser uma extensão natural de outros elementos do seu marketing digital.

Sua página de destino também deve ser um passo natural em sua estratégia de marketing digital. Assim, quando usuários clicarem em um anúncio de mídia social, anúncio em banner ou link de newsletter por e-mail e acabarem na sua página de destino, esta deve ser uma continuação do que viram.

Por exemplo, se um usuário clicar em um anúncio sobre sapatos, não o envie para uma página de casacos – você precisa levá-los ao destino exato anunciado. Atenda às expectativas do usuário o máximo próximo possível – é aí que as conversões acontecem!

Texto Curto e Agradável

O texto da sua landing page deve ser conciso, com poucas palavras, formatação estratégica, títulos atraentes com linguagem simples e objetiva.

Estudos apontam que, geralmente, você tem cerca de 5 segundos para captar a atenção de um visitante. Sempre que possível, faça uso de marcadores, listas e negrito (estrategicamente posicionado). Portanto, seu copywriting deve destacar apenas os pontos mais importantes do seu produto ou serviço.

Existe também uma correlação entre o número de palavras em uma página e a taxa de conversão. Por exemplo, páginas no setor de serviços com menos de 100 palavras convertem 50% melhor do que aqueles com mais de 500 palavras.

Ao revisar seu texto da página de destino, considere estas táticas de marketing digital:

  • Fale primeiro com o coração e depois com a cabeça. Como consumidores, geralmente tomamos decisões primeiramente com o coração e justificamos essas decisões com dados e funcionalidades. Você pode usar títulos para prender a atenção focando nos desejos emocionais dos visitantes e, em seguida, usar o texto descritivo para fornecer um resumo prático e objetivo dos motivos para que o lead compre essa ideia.
  • Destaque funcionalidades e benefícios juntos. Você pode citar todas as funcionalidades do mundo, mas se você não explicar como elas beneficiam o consumidor, elas são inúteis. Isso porque os recursos por si só podem parecer monótonos ou chatos, mas quando ligados aos benefícios, tornam-se atraentes e interessantes.

Visuais envolventes

Visuais envolventes

Sua página de destino deve apresentar visuais atraentes que complementam sua estratégia de marketing digital.

Você pode ter o texto de marketing digital mais incrível do mundo, mas sem recursos visuais atraentes e envolventes, os consumidores verão apenas um monte de texto e podem ir embora sem ler. Imagens e vídeos podem deixar o texto mais leve e capturar o interesse dos visitantes com mais eficiência. Aposte em:

  • GIFS para ilustrar a oferta
  • Formatação de texto, como texto em negrito, itálico, cabeçalhos e fontes de cores diferentes
  • Imagens de pessoas, produtos ou paisagens abstratas

Você também pode considerar o uso de vídeos. Pesquisas mostram que tê-los nas landing pages aumenta as conversões em 86%.

Existem alguns elementos que colaboram para um layout organizado:

  • Um design limpo e simples, com bastante espaço em branco, mantém as pessoas focadas no seu CTA.
  • Fontes grandes tornam mais fácil e atraente a leitura e compreensão do conteúdo do seu site.
  • Os marcadores facilitam a leitura de grandes blocos de texto.
  • Vídeos causam um grande impacto em um espaço pequeno e podem aumentar as conversões.
  • Imagens e gráficos relevantes para o seu produto e relacionados ao seu público valorizam sua mensagem, em vez de desviar a atenção.

Lembre-se que menos é mais. Escolha suas imagens e vídeos com cuidado.

Formatação Estratégica

Existem mais estratégias de formatação além de títulos, marcadores e negrito, conforme citado acima. Algumas pesquisas apontam que o olho geralmente percorre o texto em um padrão de leitura em F ou Z. Leve isso em consideração ao decidir onde colocar informações estratégicas em sua landing page.

Muitas páginas de destino bem-sucedidas também incluem campos de formulário para os visitantes preencherem. Mantenha-os curtos, exigindo apenas as informações necessárias; é claro que, dependendo o objetivo da sua landing page, você precisa coletar mais informações, quanto mais fundo de funil, mais perguntas. Mas, sabe-se que, quanto menor o número de perguntas, maior a probabilidade de conversão.

Estabeleça Credibilidade

Prova Social

A prova social pode ter muito peso em uma campanha de marketing digital.

Como você pode mostrar aos visitantes que eles podem confiar em você? Neil Patel explica: “Como criaturas sociais, os humanos tendem a valorizar mais as coisas que outras pessoas já aprovaram. É por isso que a maioria dos sites tendem a exibir evidências de tal validação social. ”

Esse conceito de marketing digital também é conhecido como “prova social”. A ideia é que terceiros reforcem seus pontos positivos, provando que você é confiável. Pesquisas da Nielsen confirmam isso, mostrando que 83% dos consumidores confiam nas recomendações feitas por amigos e familiares.

Sabemos que, nem sempre suas páginas de destino serão recomendadas por amigos de leads em potencial, contudo é possível incluir nelas provas sociais como:

  • Uma lista dos seus clientes
  • Depoimentos de clientes
  • Releases da imprensa
  • Estudos de caso
  • Revisões e classificações

Design otimizado para celular

Estudos vêm mostrando que os consumidores estão gastando mais tempo navegando em seus smartphones do que em computadores. Apenas em um ano, de 2016 a 2017, o número de visitas ao site de dispositivos móveis aumentou de 57% para 63%, e a porcentagem de tempo gasto no site em dispositivos móveis de 40% para 49%.

Para o sucesso do marketing digital, você precisa garantir que suas páginas de destino sejam visualmente atraentes, fáceis de navegar e adaptáveis para dispositivos móveis. Portanto, antes de promover sua página, verifique se você e sua equipe testaram em seus próprios telefones e tablets, preferencialmente com a maior variedade possível de navegadores e sistemas operacionais.

Velocidade de carregamento rápido da página

Se as páginas de destino demorarem muito para carregar, elas terão um impacto negativo no seu sucesso das suas campanhas de marketing digital.

Quanto tempo sua landing page leva para carregar? Estudos mostram que 40% dos consumidores abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar.  Vamos supor que um e-commerce venda aproximadamente R$10.000 por dia, um atraso de 1 segundo na página pode resultar em R$250 mil em vendas perdidas por ano!

Você pode reduzir o tempo de carregamento da página removendo texto e comprimindo imagens muito pesadas. Ao testar a página em diferentes dispositivos móveis (e também em desktop), preste atenção no tempo que leva para carregar.

Faça testes

A última, mas certamente não menos importante, diretriz de marketing digital, é fazer testes, ou o famoso teste A/B, na sua página de destino! Como saber se uma landing page é eficaz sem testá-la?

Faça algumas versões diferentes da página e rode testes de performance entre as versões. Observe os resultados para ver qual funciona melhor e teste diferentes elementos. Teste o máximo possível – layout da página, texto, imagens, CTA, etc. – para que você possa ter as páginas de destino mais eficazes para sua estratégia de marketing digital.


Você também pode gostar de ler:

Agência de Marketing Digital

6 pontos para analisar antes de escolher uma agência de marketing digital para o seu negócio

webwriting

Webwriting: Como escrever textos irresistíveis para converter

marketing digital para pequenas empresas

Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas Que Funcionam!