Glossário de Marketing Digital: guia completo de de A a Z


Glossário de marketing digital

Se você também tem dificuldades pra entender alguns termos de Marketing Digital, vem conferir o glossário que fizemos!

Pensando na quantidade de termos com que os profissionais e clientes de Marketing Digital se deparam todos os dias, criei este Glossário de Marketing Digital.

Assim como qualquer outra área, o Marketing Digital possui suas particularidades, nem sempre óbvias. Após muita pesquisa, reuni alguns dos termos mais comuns, e que geram mais dúvidas, para que você possa consultar sempre que necessário.

Confira!

Glossário de Marketing Digital


A

AIDA

Abreviação das etapas do processo de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. AIDA é um modelo baseado no comportamento humano referente ao processo de tomada de decisão. É muito utilizado no Marketing visando prever e direcionar, com maior precisão, os usuários para a realização de uma determinada ação ou conversão.

Acessibilidade

Capacidade que um site possui de ter uma navegação acessível a todas as pessoas, com algum tipo de deficiência ou não.

AdWords (Google Adwords)

Ferramenta de anúncios do Google. O Google Adwords tem diferentes tipos de anúncios: de rede de display, de vídeo, rede de pesquisa, de chamadas, de aplicativos e Google Shooping.

  • Anúncios de Rede de Display: Imagens anunciadas em sites que o usuário visita;
  • Anúncios de Rede de Pesquisa: Anúncios em texto exibidos nos resultados de pesquisa do Google;
  • Anúncios de Chamada: Anúncios em texto exibidos nos resultados de pesquisa do Google com um botão para fazer ligações telefônicas;
  • Anúncios de vídeo: Vídeos exibidos no Youtube e em sites parceiros de vídeo.
  • Anúncios de Google Shopping: Anúncios com imagens, nomes e preços de produtos exibidos nos resultados de pesquisa do Google.

Alt Text ou Alternative Text (Texto Alternativo)

Descrição visual da imagem utilizada em um site. Ele serve para que os robôs do Google “leiam” a imagem. Além disso, o texto alternativo é útil também para que pessoas com deficiência visual possam saber o conteúdo da imagem.

Analytics (Google Analytics)

O Google Analytics é uma ferramenta do Google utilizada para mensuração de dados de sites. No Analytics é possível, dentre outras coisas: visualizar dados em tempo real, observar o comportamento e as características dos visitantes, saber a origem de tráfego dos usuários (campanhas de Google Adwords, busca orgânica, redes sociais, etc) e acompanhar conversões dos usuários (conclusões de determinadas ações desejadas).

Anchor Text (Texto Âncora)

Texto clicável que direciona para uma página diferente.

API

Conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas estabelecidos para construir um determinado software.

Automação de Marketing

Processo pelo qual se automatizam procedimentos de marketing digital por meio da tecnologia.

Autoridade de Domínio

Reputação que um determinado domínio possui perante o algoritmo do Google. Uma autoridade de domínio se constrói com técnicas de SEO (a metodologia de otimização de pesquisa), como a quantidade e a qualidade de páginas que ele possui.

Autoridade de Marca

Uma marca pode conquistar autoridade em um determinado segmento ou assunto. Quando uma marca possui autoridade em um tema, ela passa a ser uma referência nele. Uma das formas de se construir autoridade é por meio do marketing de conteúdo.

Autoridade de Página

Reputação que uma determinada página possui com base no algoritmo do Google. Da mesma forma que a autoridade de domínio, também se constrói com técnicas de SEO.


B

Banner

Imagem (geralmente em formato .jpg, .gif, javascript, shockwave ou flash) utilizada para trazer usuários para um site por meio de um link.

Black Hat

Práticas de um domínio ou página consideradas ruins pelo Google, sujeitas a ‘punições’. As penalidades tomadas pelo Google podem ser várias, desde rebaixar posições na página de resultados até a desindexação (apagamento) do site.

Blog

Meio digital no qual são publicados conteúdos diversos com uma certa frequência. Pode ser utilizado por empresas como estratégia de marketing de conteúdo.

Busca Orgânica

Processo pelo qual um usuário realiza uma pesquisa em um site de busca e recebe conteúdos de seu índice. Nela, não é necessário que o dono do site pague para aparecer nos resultados.


C

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Métrica que representa quanto uma empresa investe para adquirir cada cliente. É calculado dividindo os investimentos pelo número de clientes conquistados.

Calendário Editorial

Cronograma de conteúdos a serem produzidos em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Canais

É um meio pelo qual os potenciais e atuais clientes podem ser levados a um link. Pode ser social (rede social), email, busca orgânica, referência (quando o site é citado em outro), tráfego direto (site digitado diretamente no navegador) ou mídia paga (geralmente anúncios pagos de redes sociais e Google Adwords).

Canonical Tag

Código utilizado para indicar ao Google sobre qual é sua página de preferência, caso possua um conteúdo duplicado. Serve para transferir a autoridade de uma página antiga à sua nova versão.

Captcha

Teste cognitivo utilizado como ferramenta anti-spam para comprovar que o usuário é um humano e não um computador.

Cookies

Informações memorizadas em seu dispositivo (computador ou dispositivo móvel) por um site. Servem para melhorar a experiência do usuário. Algumas de suas funcionalidades são: lembrar suas preferências de site, mantê-lo conectado em suas contas e permitir que ele receba conteúdo relevante.

CPA (Custo Por Aquisição)

Investimento médio pago por uma conversão feita por meio de um anúncio. É calculado dividindo o investimento total pelo número total de conversões.

CPC (Custo Por Clique)

É o investimento médio pago por um clique em um anúncio. É calculado dividindo o investimento total pelo número total de cliques.

CRM (Customer Relationship Management)

Conjunto de estratégias empresariais baseadas na gestão de relacionamento com o cliente. Uma plataforma digital de CRM é uma solução tecnológica utilizada para adquirir novos clientes e interagir com os atuais.

CRO (Conversion Rate Optimization)

Metodologia utilizada para melhor conduzir um usuário a conclusão de uma ação (compra, envio de um formulário, cadastro, etc) em um site.

CSS

Linguagem de programação utilizada para definir a aparência de um documento web.

CTA (Call-to-Action)

Traduz-se como “Chamada-para-Ação” e é uma expressão que convida o usuário a fazer algo, como clicar em um link, preencher um formulário, solicitar um orçamento, se inscrever em uma newsletter, etc.

CTR (Click Through Rate)

Taxa de cliques de um anúncio ou palavra chave (de um anúncio de rede de pesquisa). Representa o número de cliques dividido pelo número de visualizações do anúncio.


D

Domínio

Endereço único na internet, pertencente a uma empresa ou pessoa. Pode ser desde um site até um email.


E

E-book

Livro em formato digital, geralmente em HTML, PDF, ePub ou DjVu.

Edge Rank

Algoritmo que estabelece o alcance que as publicações de uma página do Facebook devem ter. Leva em conta o histórico de conteúdo da página, avaliando as pessoas que interagiram anteriormente, o tipo de conteúdo e o tempo de publicação.

Engajamento

Interação de um usuário com uma marca. Pode ocorrer por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários, mensagens, etc.

Erro 404

Código que indica que uma determinada página é inexistente. Quando usuário entra em uma página dentro de um site que não existe, ele recebe uma mensagem comunicando o ”Erro 404″.


F

Facebook Ads

Anúncios de publicidade do Facebook. Servem para gerar tráfego, conversões, leads, downloads e visitas à lojas e ventos. Podem ser em diversos formatos, como imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia, coleção e messenger.

Formulário de Conversão

Formulário utilizado para que um usuário cadastre seus dados (como nome, email, telefone, cargo, etc), com a finalidade de realizar uma determinada ação (baixar um material, realizar uma compra, etc).

Funil de Vendas

Metodologia de vendas utilizada em Inbound Marketing. Nela um cliente passa por diferentes etapas antes de realizar uma compra. Essas etapas são conhecidas como Tofu (Topo de Funil), Mofu (Meio de Funil) e Bofu (Fundo de Funil).

  • Tofu: Etapa do Topo de Funil do Funil de Vendas. Nela o usuário descobre que tem um determinado problema ou necessidade. Nessa fase são indicados materiais mais educativos, como e-books e infográficos. Além disso, é importante que se exija um formulário de cadastro, com o objetivo de obter os chamados leads;
  • Mofu: Etapa do Meio de Funil do Funil de Vendas. Nela o usuário já sabe um pouco sobre seu problema. Portanto, nessa fase são recomendados materiais mais aprofundados, como templates e checklists. Serve para obter leads mais qualificados (ou seja, mais prontos e interessados em converter);
  • Bofu: Etapa do Fundo do Funil de Vendas. Nela é possível falar diretamente sobre o produto ou serviço que está sendo vendido. Alguns materiais indicados são tabelas de preços e pedidos de testes gratuitos.

G

Geração de Leads

Processo pelo qual se obtém dados de pessoas interessadas em uma determinada solução.

Google Hummingbird

Atualização feita em 2013 no algoritmo de ranqueamento de resultados de pesquisas do Google. Valoriza a utilização de uma mesma palavra-chave em diversos elementos da página, mas de maneira natural. Considera também  a acessibilidade, o bom SEO On-Page o Off-Page e as interações nas redes sociais.

Google Panda

Atualização lançada em 2011 no algoritmo de resultados de pesquisas do Google. Serve para penalizar (na ordem de ranqueamento de resultados) sites com conteúdos de má qualidade. Valoriza qualidade e credibilidade.

Google Penguin

Atualização lançada pela primeira vez em 2012 no algoritmo de resultados de pesquisas do Google. Penaliza (descendo posições no ranqueamento de resultados) páginas que utilizam links de má qualidade ou não relacionados ao seu conteúdo.

Growth Hacking

Maneira de se trabalhar em que se procuram pequenas brechas para promover um crescimento rápido. Funciona por meio de experimentos e da análise de seus resultados.

Guest Post

Post escrito por um convidado em um determinado blog.


H

Hard Bounce

Erro que não permite, permanentemente, que um email seja enviado a um destinatário. Exemplo de hard bounce: endereço de email digitado incorretamente.

Hashtag

São palavras-chave ou termos relacionados a algum tipo de informação, sempre antecedidas pelo simbolo cerquilha (#). É utilizada principalmente para dar destaque a um tópico ou discussão e permitem que os usuários, ao clicar nas hashtags, encontre informações similares compiladas em um único local. É possível utilizar no Twitter, Facebook, Google+, Instagram e até mesmo LinkedIn.

Head Tail Keyword

Palavra chave que representa um termo de busca abrangente. Possui, em geral, um alto volume de buscas.

Heading Tags (H1, H2, H3, ..)

Códigos utilizados para identificar títulos e subtítulos de uma página na web. O código chamado de H1 é o título principal, enquanto o H2 vem depois na hierarquia, seguido pelo H3, e assim sucessivamente. No entanto, pode haver apenas um H1, enquanto as outras heading tags podem se repetir.

Hiperlink

Referência dentro de uma página que leva a uma outra página da web, dentro do mesmo site ou não.

HTML

Linguagem de programação utilizada para criar páginas e aplicações na internet.


I

Inbound Marketing

Estratégia de marketing baseada na atração de clientes, sem interrompê-los. Nela, a empresa não vai até os clientes, pois os clientes procuram a empresa primeiro. Ocorre por meio do marketing de conteúdo e da obtenção de leads.

Inside Sales

Venda sem deslocamento, realizada dentro da própria empresa.


K

KPIs (Key Performance Indicators)

Métricas selecionadas para mensurar a performance de desempenho de um determinado resultado a ser atingido.


L

Landing Page

Página construída com o objetivo de levar um usuário a uma determinada ação, como um download, o preenchimento de um formulário, etc.

Layout

Aparência física de um site. Nele podem constar elementos como imagens, botões estilizados, ferramentas de busca, etc.

Lead

Pessoa que forneceu dados de contato para a empresa para receber algo em troca, como um conteúdo, uma avaliação gratuita, um template, etc.

Lead Qualificado

Um potencial cliente forneceu seus dados de contato em troca de algo, e, além disso, demonstrou estar interessado na solução oferecida pela empresa.

Lead Scoring

Técnica de pontuação de leads com objetivo de determinar quais deles estão prontos para efetuar uma compra.

Link Building

Tática utilizada para obter links de outros sites, a fim de obter mais relevância para os sites de busca.

Links Externos

Links que levam para páginas fora do próprio site.

Links Internos

Links que levam para páginas dentro do próprio site.

Links Patrocinados

Anúncios de links pagos com o objetivo de obter mais conversões.

Long Tail Keyword (Palavras-Chave da Cauda Longa)

Palavra chave que representa um termo de busca específico. Em geral possui um volume de buscas menor em relação aos termos mais abrangentes. No entanto, pode alcançar pessoas mais interessadas no assunto específico.


M

Marketing de Conteúdo

Estratégia de atração de clientes por meio de conteúdos relevantes.

Metadados

Dados sobre outros dados. Servem para documentar, organizar e compreender os dados ao longo do tempo.

Meta Descrição (Meta Description)

Texto descritivo de uma determinada página da web exibido nas páginas de resultados de busca do Google.

Mobile

Dispositivo móvel. Inclui celulares e tablets.

MQL

Sigla para designar o estágio em que se encontram os leads qualificados. Do inglês “Marketing Qualified Leads”, significa Leads Qualificados de Marketing.


N

No Follow

Atributo utilizado para informar o Google que um determinado link não deve ser considerado no ranqueamento nas páginas de busca.

Nutrição de Leads

Envio de emails para os leads com o objetivo de deixá-los mais perto da próxima etapa do funil de vendas.


O

Off Page

Aquilo que está fora de uma página da web. Termo utilizado para descrever fatores de SEO que não externos à uma página.

On Page

Aquilo que está dentro de uma página da web. Termo utilizado para descrever fatores de SEO que estão dentro de uma página.

Opt-In

Autorização dada por alguém para receber emails de uma determinada empresa.

Opt-In Duplo

Confirmação de autorização dada por alguém para receber emails de uma determinada empresa.

Outbound Marketing

Estratégia de marketing e vendas em que a empresa vai até o cliente. É o oposto do Inbound Marketing.


P

Page Title

Código em HTML que determina o título de uma determinada página ou site.

Page Views (Páginas Visualizadas)

Quantidade de páginas vistas por um usuário em um determinado site.

Pagerank

Métrica concebida por Larry Page (cofundador do Google) para determinar a relevância de um site ou página para o Google.

Palavra-Chave

Palavras e termos utilizados por um usuário em pesquisas em sites de busca na internet. São utilizadas como técnica de SEO para obter boas posições nas páginas de resultados de busca de forma orgânica. Também são empregadas em anúncios pagos, para atingir pessoas que estejam pesquisando os termos escolhidos.

Persona

Representação fictícia detalhada de um cliente potencial de uma determinada empresa. É utilizada para definir as estratégias de Inbound Marketing, de acordo com os objetivos e desafios dela.

Presença Digital

Construção da reputação de uma marca nos meios digitais, por meio de conteúdo, frequência e relacionamento com os consumidores.

Prova Social (Social Proof)

Demonstração de opiniões, avaliações, depoimentos e testemunhos de consumidores reais de um determinado produto ou serviço.


R

Rede de Display (do Google)

Recurso de publicidade do Google que permite exibir anúncios gráficos em sites que um determinado usuário visita.

Redirecionamento 301 (Redirect 301)

Recurso em código que informa o servidor de que uma determinada página deve ser redirecionada a outra.

Remarketing

Recurso de publicidade online que permite exibir anúncios para um público que já teve contato antes com a marca no meio digital.

Robots

Aplicativos rastreadores e indexadores de páginas e sites na internet. Também chamados de ”bots” ou ”crawlers”.

ROI (Return on Investment)

Métrica utilizada para indicar o retorno sobre o investimento em marketing e negócios. É calculado subtraindo os custos da receita e dividindo o resultado pelos custos.

RSS Feed

Plataforma utilizada para seguir portais, blogs e sites em geral, com a finalidade de receber suas atualizações de conteúdo.


S

Sazonalidade

Fatores externos relacionados a intervalos de tempo específicos que influenciam o marketing e as vendas.

Segmentação

Seleção de público-alvo específico de uma determinada marca, campanha, anúncio, produto ou serviço.

SEM (Search Engine Marketing)

Conjunto de técnicas para promover páginas da internet, composto pelo SEO e pelos links patrocinados.

SEO (Search Engine Optimization)

Metodologia para otimizar páginas e sites da internet nas páginas de resultados de pesquisa.

SERP (Search Engine Results Page)

Do inglês Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de busca.

Sitemap

Mapa de um site, criado para indicar aos robôs do Google quais páginas devem ser indexadas e armazenadas nos servidores.

Soft Bounce

É a falha na entrega de emails por uma razão temporária, como caixa de emails cheia.


T

Taxa de Abertura

Percentual de pessoas que abriram um determinado email marketing.

Taxa de Cliques

Percentual de cliques em um determinado anúncio ou campanha.

Taxa de Conversão

Percentual de conversões em um determinado anúncio ou campanha.

Taxa de Entrega

Percentual de pessoas que receberam um determinado email marketing, com relação à base de emails.

Tempo no Site

Tempo de permanência dos usuários em um determinado site.

Teste A/B

Teste com duas versões de uma determinada página, anúncio ou campanha. Nele metade dos usuários visualização uma determinada versão, e a outra metade visualiza outra. Ao final, são medidas as conversões em cada uma das versões.

Tráfego Orgânico

Tráfego em uma página ou site por meio de pesquisas em buscadores, sem depender de anúncios pagos.

Tráfego Pago

Tráfego em uma página ou site por meio de anúncios pagos.

Twitter Ads

Plataforma de anúncios do Twitter. Os formatos de anúncios podem ser em imagens ou vídeos. Possuem botões call to action e podem ter hashtags personalizadas.


W

Web Analytics

Processo pelo qual são estruturados e analisados dados digitais, com a finalidade de prever tendências e orientar decisões.

Webinar

Webconferência gravada ou ao vivo, geralmente com a possibilidade de interação da audiência por meio de um chat. É considerado um dos principais materiais ricos de Inbound Marketing.

 

Se se caso você quiser saber o significado de algum termo que não esteja listado, pergunte nos comentários que nós incluiremos aqui 😉


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