Qual é a diferença de inbound e outbound marketing? 3 dicas simples

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Em um mercado competitivo sair na frente e fechar cada vez mais negócios, efetuar vendas e conquistar clientes é cada vez mais importante. E por esse motivo, surgiram diversas estratégias para alcançar esse objetivo.

A forma de conquistar clientes vem mudando. Dificilmente você verá grandes empresas trabalhando com panfletagem, algumas ainda utilizam outdoors, mas você já deve ter notado que a maneira antiga de utilizar os recursos para atrair clientes vem mudando, o marketing vem mudando.

Hoje se fala muito de marketing 4.0 , de marketing de conteúdo, outbound ou inbound marketing, e isso foram e são fases do marketing que você precisa conhecer se você quiser realmente começar a alcançar seus objetivos com iniciativas de marketing.

Destes, os conceitos mais procurados são o Inbound marketing e Outbound marketing, então aqui falarei um pouco mais sobre esse assunto e esclarecerei qualquer dúvidas sobre o tema e ainda te mostrar qual das duas opções é a melhor para o seu negócio.

O que é Marketing?

Você deve ter notado que após as palavras Inbound e Outbound vem marketing, então por que não começar explicando o que é marketing?

Você sabe realmente o que é marketing?

Muitas pessoas vêem a parte artística, uma arte final de uma estratégia e acha que aquilo é marketing, que uma imagem de uma publicação do Instagram é marketing, e de fato é, mas é só uma fase final de uma estratégia inteira para alcançar um cliente.

De forma resumida, marketing é toda a estratégia utilizada para conseguir atrair novos negócios, criar engajamento com clientes e trazer reconhecimento para a marca.

Tudo isso é feito através de análises de mercado, perfis de compradores, época do ano e vários outros fatores, e o resultado de tudo isso é o que nós vemos no dia a dia, o produto final.

Agora que já expliquei sobre qual é o campo de atuação do marketing, de forma resumida, é importante frisar isso, você poderá entender como as estratégias de inbound e outbound marketing podem ser aplicadas para alavancar esses resultados que desejamos.

1. Outbound Marketing

O outbound marketing ou marketing de interrupção, é a estratégia de marketing que pode-se dizer que seja oposta ao inbound marketing, é uma estratégia mais antiga, porém não quer dizer que é ultrapassada.

O outbound marketing trabalha identificando o cliente que se deseja atingir, e com isso você utiliza mecanismos para chegar até eles, por isso o nome de marketing de interrupção, como se você parasse alguém na rua para vender um produto.

O objetivo dessa estratégia está voltada principalmente para a prospecção ativida, como estou falando, ir atrás do cliente.

É comum utilizá-la no mercado digital com Ads, ou seja, plataformas como Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads se destacam no trabalho com o outbound marketing, mas obviamente você não precisa se limitar a isso, email marketing e contato ativo com o cliente em sua empresa são formas de chegar ainda mais longe com o outbound.

Porém, se faz necessário ter cuidado, o outbound marketing foi questionado por muito tempo em sua eficácia por conta do ato da interrupção, ou seja, no contato em momento indesejado, então é preciso tomar cuidado com as ações a serem realizada, conhecendo seu cliente e não tornar o contato um incômodo.

Lembre-se que para qualquer estratégia dar certo é necessário planejamento, o outbound foi por muito tempo julgado como ultrapassado, e isso fez com que as pessoas trabalhassem cada vez mais com o inbound.

Citei aqui três plataformas desenvolvidas para o outbound marketing e que atinge diretamente o cliente que você deseja quando utilizadas da maneira certa.

Logo, não pode-se dizer mais que o outbound é uma estratégia ultrapassada, principalmente quando empresas como a Google investem em uma plataforma só para estimular esse mercado.

2. Inbound Marketing

Se você estuda ou trabalha com marketing, com certeza você já deve ter ouvido falar ou até trabalhado com a estratégia de inbound marketing.

Em oposição do outbound marketing, a ideia do inbound é no lugar de interromper o cliente atraí-lo, por isso o inbound é também conhecido como marketing de conteúdo ou de atração.

O inbound trabalha muito na produção de conteúdo e de formas de atrair o cliente até o seu negócio, mas por que isso? Dessa forma você cria um vínculo com seu cliente em potencial, você faz ele querer seu produto, é tudo questão de engajamento.

Imagine que você quer vender um carro e no lugar de simplesmente oferecer um valor de R$ 50 mil para alguém comprá-lo você mostra para a pessoa o por que ela precisa do carro.

Com o inbound você cria a necessidade no cliente, você mostra para ele que o seu produto é necessário e que ele só não sabe ainda, por isso é comum observar tantos negócios com produção de conteúdo em suas rede sociais e blogs em paralelo com seus sites.

É muito mais fácil fazer alguém obter um produto quando você faz ela desejar e achar que é necessário.

3. Qual é a Melhor Opção para o Meu Negócio?

Você deve estar se pergunta qual é a melhor opção para o seu negócio, e o que você acha? Inbound ou Outbound marketing? E a resposta é simples, as duas!

Todas as duas estratégias têm prós e contras, porém, com as duas juntas você consegue atacar por todos os lados, então não deixa de ser uma opção mesclar as duas estratégias.

Imagine que você utiliza o inbound marketing para trabalhar com conteúdos em seu blog e suas rede sociais, atraindo potenciais clientes e traçando seus perfis, com o tempo você começa a entender qual o perfil que mais se assemelha ao que você quer atingir e compila dados e elabora sua persona.

Com o perfil elaborado você pode começar a impulsionar seu produto e seu conteúdo por meio do outbound marketing, utilizando facebook e instagram ads presentes nas rede sociais e utilizando o Google Adwords para impulsionar sua empresa nas pesquisas do Google.

CONCLUSÃO

Pode-se perceber que o marketing é realmente importante para conseguir alcançar clientes e alavancar seu negócio e mais importante que isso, nenhuma estratégia é tão boa que não possa ser melhorada ou complementada.

Inbound ou Outbound marketing são estratégias que podem ser utilizadas sozinhas e melhorar suas vendas, porém, utilizá-las em conjunto irá aumentar ainda mais o potencial da sua empresa de alcançar novos mercados e novos clientes.


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