Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como Aplicar o Teste A/B nas Suas Estratégias de Marketing Digital


Teste A/B

Saiba quais ações podem ser mais efetivas antes mesmo de depositar toda sua energia ou orçamento em uma nova estratégia

 

Aplicar a metodologia de teste A/B nas suas estratégias de Marketing Digital pode até significar trabalho extra, mas os benefícios provenientes dos testes vão superar e muito os esforços para sua criação.

Poder comparar o desempenho das variáveis que fazem parte das estratégias de marketing digital, é o principal objetivo dos testes A/B. Através deles você poderá comparar o desempenho das métricas de conversão da sua estratégia, garantindo um desempenho maior em conversões ou em outras métricas de sucesso pré-estabelecidas.

Com essa metodologia você poderá testar o desempenho de diferentes landing pages, e-mail marketing, anúncios e outras ações. Aplicando a metodologia de Teste A/B você poderá aperfeiçoar a eficácia dos seus esforços e consequentemente aumentar o ROI da sua estratégia de Marketing Digital.

Por Onde Começar?

O primeiro passo, é identificar o que é interessante testar para que sua estratégia de Marketing Digital tenha mais sucesso. Se a ideia é testar uma Landing Page, procure entender cada bloco da página e então avaliar quais elementos podem afetar sua capacidade de conversão e quais deles podem ser testados.

Já se o interesse é testar um anúncio ou email marketing, procure identificar quais partes do copyright podem ser testadas e caso existam CTA’s, quais deles podem ser testados quanto a sua chamada, cor, posicionamento ou mesmo tamanho.

Uma ação muito testada pelos profissionais de marketing digital é o Teste A/B de email marketing. É consideravelmente fácil de aplicar, separe sua base de leads em duas bases, em seguida envie o Teste A para a primeira metade e o Teste B para a outra metade. Identifique qual das bases mais converteu e envie a versão de maior sucesso na próxima vez.

Portanto, antes de iniciar os testes é importante identificar quais resultados você busca. Já no planejamento dos testes, avalie os resultados atuais da estratégia, eles servirão como base para identificar o que resultou em sucesso ou não. Uma boa alternativa é estipular que a estratégia atual será o A e criar algo novo para denominar como B.

Após o planejamento, é essencial que os testes sejam simultâneos, no mesmo período. Os resultados podem ser camuflados caso você coloque o Teste A para rodar hoje e o Teste B amanhã. Você não pode correr o risco que qualquer outra variável externa influencie nos resultados do teste.

Baixar E-book: Landing Pages na Prática

Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!

Ebook: Landing pages na prática

Posso Esperar Resultados Financeiros?

Podemos dizer que a aplicação correta da metodologia de Teste A/B garante sim melhores resultados financeiros em suas estratégias de Marketing Digital. Na verdade, quando você identificar que o teste mostrou que a estratégia poderia ter um desempenho algumas vezes maior do que o inicial, a única coisa que você irá pensar é porque não havia aplicado antes.

A partir do momento que os testes te mostrarem, comprovadamente, o que funciona e o que não funciona dentro da sua estratégia, será muito mais fácil desenhar novas estratégias. Com os resultados colhidos você terá muito mais informações relevantes na hora de criar novos conteúdos e campanhas.

O Que Pode ser Testado?

É possível testar quase tudo que envolve uma estratégia de Marketing Digital. Praticamente tudo que é possível ser alterado poderá ser testado. Claro que algumas coisas que podem ser alteradas não necessariamente devem ser testadas, concentre seus esforços em testes que realmente possam melhorar o desempenho de sua estratégia.

Normalmente, os profissionais do marketing digital focam seus esforços em testar diferentes formatos de uma oferta. O teste consiste em oferecer uma oferta específica em diferentes formatos para o grupo A e o grupo B. A partir da análise dos resultados, o formato ganhador será oferecido para ambos os grupos.

Por Quanto Tempo Devo Realizar os Testes?

Claro que tudo depende da quantidade de tráfego que a estratégia possibilita alcançar. Mas não avalie seus testes depois de uma madrugada. Procure executar o teste por alguns dias ou semanas, isso torna os resultados mais reais e sua avaliação será mais precisa.

Não respeitar o tempo necessário para o teste, pode resultar em informações distorcidas e fora da realidade. Porém, testes que ficam por muito tempo também podem camuflar os resultados e atrapalhar a avaliação do mesmo.

Muitas vezes a sazonalidade do segmento ou mesmo fatores externos como política e economia podem trazer resultados totalmente fora da realidade. Certifique-se de estar inteirado de tudo que pode influenciar no teste e tenha controle total dos resultados no período estipulado para eles.

Quando Devo Começar o Teste A/B ?

Agora!

Comece levantando os resultados que sua estratégia atual tem alcançado. A partir desse levantamento identifique algo que julgue interessante testar e mão na massa!

Mas, caso tenha alguma dificuldade é só nos perguntar no chat logo abaixo. Ficaremos felizes em responder.


Você também pode gostar de ler:

Ações de Marketing Digital

3 ações de marketing digital para apostar agora!

Google Adwords

Google Adwords: Conheça 7 fatores fundamentais na criação de campanhas de sucesso

inteligência artificial

Como a Inteligência Artificial está mudando o futuro do Marketing Digital