Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Prevenindo conteúdo duplicado: Saiba como evitar isso no seu blog


Conteúdo duplicado

Esta pode ser uma ameaça para as estratégias de SEO em seu site, entenda o que é conteúdo duplicado e como evitar

Criar conteúdo para a sites e blogs é um caminho importante para o sucesso de qualquer negócio. Ainda mais em um cenário em que o meio digital é tão relevante para impulsionar faturamentos.

Dentro deste mundo, existem diversas estratégias que podem favorecer os acessos ao site, como o SEO (Search Engine Optimization) ou, em tradução livre, Otimização para Motores de Busca.

O SEO é um aspecto importante, pois está diretamente ligado ao ranqueamento de seu site em buscadores, como o Google.

Quando falamos em otimização para motores de busca, existem diversas estratégias para tornar o ambiente virtual de seu negócio mais facilmente visível na internet. Porém, alguns aspectos podem prejudicar esta relação com o público. Um dos maiores importantes é publicação de conteúdo duplicado.

Entendendo conteúdo duplicado

Muitas pessoas acreditam na velha máxima de que “Na internet nada se cria, tudo se copia”, mas este é um conceito perigoso no que diz respeito a otimização de mecanismos de busca. Imagine alguém procurar por algum tema no Google e se deparar com dois textos, quase idênticos, um em seu site e outro no de algum concorrente?

Isso faz seu site perder credibilidade com a audiência, deixando de ser tratado como uma fonte relevante. Tal aspecto vai afetar a maneira como os algoritmos dos mecanismos de buscas na internet vão ranquear o seu site na hora que um usuário fizer uma pesquisa.

Conteúdo originais também podem ser uma ameaça. Se você o utilizar em duas páginas de seu site, os mecanismos de busca vão identificá-lo como duplicado. Afinal de contas, estará alocando o mesmo conteúdo textual em dois links diferentes. Isso também vai reduzir a abrangência de seus textos nas ferramentas de buscas virtuais.

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

Como saber se meu site tem conteúdos duplicados?

Para saber se seu site tem conteúdo duplicado, existem algumas estratégias simples. A mais prática delas é fazer uma simples busca no Google, como se você fosse um usuário comum. Pesquise por palavras-chave de seus textos e observe os resultados, se eles estarão direcionando o usuário para duas páginas diferentes.

Como evitar conteúdo duplicado em seu blog?

O primeiro aspecto importante para evitar conteúdos duplicados é manter uma padronização nas URLs ou nos links, de seu site. Lembre-se que o Google vai reconhecer domínios de um mesmo site como duplicados se o texto estiver postado em duas páginas diferentes ou em domínios distintos, como HTTP ou HTTPS.

Outro ponto importante é evitar a categorização dupla de posts em seu site. Normalmente, blogs utilizam tags para separar os conteúdos por categorias e alguns textos acabam recebendo duas ou mais categorizações. Isso vai alocá-lo em mais de uma área de pesquisa interna e, consequentemente, vai distribuir o mesmo material em mais de um link, o que causará confronto nos mecanismos de busca.

É importante lembrar também que alguns textos não são considerados como duplicados. Materiais traduzidos para outro idioma não são considerados um problema para o SEO de seu site. Se seu blog tiver um domínio mobile, também não apresentará conflito para os mecanismos de busca.

Se você ficou interessado em conhecer mais temas relacionados ao Marketing Digital, assine nossa newsletter. Não esqueça de comentar aqui suas dúvidas, para que possamos oferecer novos conteúdos de qualidade para você.


Você também pode gostar de ler:

erros comuns

5 ferramentas de Marketing Digital que todo gestor deve conhecer

O que é SEO

O que é SEO e tudo que você precisa saber sobre esse assunto

Inbound Marketing para Empresas B2B

5 estrategias de Inbound Marketing que empresas B2B deveriam usar