O termo Branding é usado muitas vezes de forma incorreta. Misturar Branding com outras ações de Marketing ou Publicidade é bem comum, e essa falha é cometida até por profissionais da área. Muitas vezes, a confusão acontece sobre o que é Branding se dá pelo fato dos profissionais definirem o que a marca representa para eles. Quando na verdade, Branding é qual a percepção do seu público-alvo quanto à sua marca.
Mas afinal, o que é Branding e porque tanta confusão com o termo
Primeiramente, branding vem de brand, ou marca em inglês. Muitos títulos e artigos tratam branding como brand management ou gestão de marca em tradução literal. A gestão de uma marca envolve várias estratégias e objetivos e é essa gestão que vamos chamar de branding. Sendo bem direto é isso.
Mas quais estratégias e objetivos são definidos para a gestão de uma campanha de Branding?
O objetivo principal de uma boa campanha de Branding é fazer com que seu público-alvo visualize sua marca como a melhor solução para sua necessidade. A gestão dessa campanha não tem o objetivo de colocar a marca em evidência. Ela objetiva transmitir onde a marca deseja se posicionar no mercado.
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Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa
Para que sua marca projete uma imagem de confiança, primeiramente a empresa como um todo deve ter essa percepção. A imagem que deseja transmitir deve ser percebida de dentro para fora. Se internamente a imagem da empresa não é de uma empresa ecologicamente correta por exemplo, provavelmente seu público alvo não identificará essa característica na marca. Independente da logomarca, mascote ou cores utilizadas em seu manual de marca.
A partir do momento que a empresa tem uma visão criteriosa sobre o que é Branding e sobre qual imagem a marca transmite internamente, é hora de elaborar ações que façam com que seu público alvo tenha a mesma percepção.
Posicionamento de marca através de ações de Branding
As principais marcas são completamente coerentes em suas ações. Essas ações sempre reforçam a essência, do porque de a marca existir. Se a empresa identificou que se entende como uma empresa familiar e saudável, essa imagem deve ser personificada em seu manual de marca e transmitida em todos os esforços de Marketing ou Publicidade.
A imagem, logotipo, cores, fontes e até o som, devem remeter à boas lembranças das experiências de seus clientes. Uma boa campanha de Branding atinge o “coração” do seu público alvo. A associação da marca aos melhores momentos ou melhores experiências faz com que seu público alvo não cogite adquirir de outra marca. A escolha por consumir o que sua marca oferece não depende mais de avaliação. É uma decisão tomada. Pode ser Pepsi?
Essa é a função de uma campanha de Branding. Elaborar ações que atingem o consciente e o subconsciente de seu público-alvo. Criando uma conexão e entendimento, seu cliente não estará mais avaliando o preço do produto. Ele acredita que o consumo de sua marca faz parte de sua personalidade.
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