Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como o marketing pós venda pode gerar negócios e fidelizar clientes


marketing-pos-vendas

Um bom pós venda é o que pode estar faltando para o sucesso da sua empresa. Confira 3 dicas valiosas!

A maior parte dos conteúdos sobre marketing disponível na internet aborda estratégias para a atração de novos clientes e a tão desejada geração de leads. Pouco se fala sobre o que pode ser feito após conquistar esse objetivo. E é aí que entra o marketing pós venda, gerando novos negócios e fidelização dos clientes.

É comum encontrar negócios que investem pesado em marketing para branding e atração de novos clientes. A maioria das consultorias de marketing segue o mesmo lema, “invista para atrair novos clientes”.

No entanto, é importante enxergar as possibilidades de alcançar melhores resultados de outras formas. Muitos instruem que você corra atrás de novos leads e encontre maneiras para que eles comprem algo. Mas poucos abordam a importância em dar sequência na estrategia e seguir o relacionamento com esses clientes.

No segmento de marketing digital, percebemos que é raro uma estratégia que planeje o aproveitamento das oportunidades de melhores resultados no relacionamento pós venda. Mas a realidade é que existe um potencial enorme no relacionamento pós venda. E sua capacidade de gerar resultados é surpreendente!

Gerando negócios com o Marketing Pós Venda

Quando alguém compra de sua empresa, e essa aquisição resulta em um ótimo relacionamento comercial, não tem erro. Com uma ótima experiência de compra, essa pessoa vai comprar de você de novo. Além de se tornar cliente fiel, ele provavelmente indicará sua empresa para outras pessoas.

Vemos muita competição entre empresas e suas estratégias de marketing digital. Anúncios em redes sociais, Google Ads e outras formas de publicidade estão cheios de anunciantes buscando novos clientes.

Porém, muitas dessas empresas não planejam a continuidade do relacionamento através de uma estratégia de pós venda para retenção dos clientes. Será mesmo vantajoso investir altos valores para atrair novos clientes e depois perdê-los por um relacionamento pós venda mal planejado?

Trazendo um pouco mais perto do nosso “mundo”, em uma estratégia de marketing digital não é diferente. Mas como o marketing digital pode ajudar sua empresa a alcançar resultados com o Marketing Pós Venda?

Inbound Marketing

O melhor exemplo de como o marketing digital pode auxiliar a gerar negócios no pós venda está na metodologia Inbound Marketing. Apesar da grande maioria dos conteúdos sobre Inbound Marketing abordar a captação e educação de leads, essa metodologia também pode ser planejada pensando em como se seguirá o relacionamento com o lead no pós venda.

Uma estratégia de Inbound Marketing deve prever como será a sequência do relacionamento comercial com o lead. Ela deve considerar quais serão os próximos passos após ele se tornar cliente.

Esse relacionamento normalmente tem continuidade com o agradecimento pela aquisição, através de um email marketing. Seguindo com entregas de conteúdos relevantes e relacionados com o produto ou serviços que o cliente adquiriu, pesquisa de satisfação e, em alguns casos, a oferta de algum produto ou solução relacionados à aquisição anterior. Tudo vai depender da estratégia e fluxos de automação elaborados. O importante é não perder o contato com o cliente.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

Previsão de novas compras 

Outra forma do marketing digital alcançar resultados com o pós venda é prevendo o período de uma possível nova compra. 

Imagine uma empresa que anualmente deve cumprir um treinamento obrigatório para segurança no trabalho. A estratégia de marketing digital pode planejar para que esse cliente receba um contato da empresa lembrando a necessidade e oferecendo a oportunidade de já agendar o serviço para cumprimento da obrigatoriedade dentro do prazo. Dessa maneira, uma única venda pode se tornar um serviço recorrente.

A mesma estratégia pode ser usada no segmento da saúde. Um consultório odontológico, por exemplo, pode elaborar uma automação para que a cada 6 meses seus pacientes recebam um email lembrando da necessidade de manutenção da saúde bucal. Além de demonstrar atenção com a saúde do paciente, esse relacionamento estimula a sua fidelidade.

Cupons de Desconto

Uma estratégia de marketing digital no pós venda, utilizada principalmente em e-commerces, é a oferta de cupons de desconto. Esses cupons podem estar relacionados ao aniversário do cliente, aniversário do próprio negócio ou a qualquer outra isca para justificar o seu recebimento.

É importante utilizar essa técnica com parcimônia. O cliente deve se sentir privilegiado em receber o cupom. O sentimento de privilégio, e da oportunidade, é que vão fazer com que esse cliente defina por uma nova compra. O sentimento de saber que o desconto é exclusivo, e não para qualquer um, faz com essa estratégia tenha muito mais chances de conversão.

Concluindo:

A atuação do marketing no pós venda é capaz de favorecer o alcance de ótimos resultados. Empresas que desejam aumentar a fidelidade de seus clientes e, consequentemente, suas vendas, devem ficar atentas a como integrar os dois setores e suas estratégias.

Falamos de algumas possibilidades de conquistar resultados com o marketing pós venda, mas vemos todos os dias novas ações e ideias de como se utilizar dessa estratégia. Você utiliza alguma estratégia diferente das que citamos? Fale um pouco sobre ela nos comentários.


Você também pode gostar de ler:

Marketing Digital no Twitter

Como iniciar uma estratégia de Marketing Digital no Twitter

Facebook Marketplace

Facebook Marketplace: Como aproveitar a ferramenta para vender mais

10 erros comuns

Conheça os 10 erros comuns que fazem empresas perderem dinheiro