5 soluções de Automação em Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio


Soluções de Automação em Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio Marketing Digital

Entenda como construir ações complementares com a automação para atingir bons resultados de Marketing Digital

O termo “automação” pode parecer algo extremamente complicado para alguns, e óbvio para outros. Mas hoje, até mesmo as pessoas que já veem a automação como algo rotineiro, acabam se surpreendendo com o que ela é capaz de realizar quando o assunto é Marketing Digital.

Inicialmente, o relacionamento das empresas com os clientes na internet era realizado com ferramentas e softwares que apresentavam recursos limitados, demandando muito tempo de serviço para uma realização efetiva. E apesar do retorno, foi justamente esta deficiência que puxou o “cordão pró automação”.

A busca por inovação e a criação de novos softwares foi quase uma exigência do mercado. Empresas que desejam realizar negócios na internet e não contam com ferramentas de automação para o relacionamento com seu público, ou para as suas ações de marketing digital, estão fadadas ao insucesso.

Fazer negócios na internet não é como fazê-los fora dela. Pessoas que consomem na internet estão cada vez mais pesquisando sobre os produtos ou serviços que desejam ou precisam adquirir. Relacionar-se com essas pessoas é fundamental e a automação no Marketing Digital vai fazer mais pelo relacionamento com seu público-alvo.

Veja os 05 principais processos que podem ser realizados pela “automação no Marketing Digital” e visam ajudar sua empresa gerar mais negócios na internet:

1- Automação de e-mail marketing:

A automação no disparo de e-mails é um dos primeiros processos automatizados pelo marketing digital. O relacionamento da empresa com seus clientes ou leads é fundamental na jornada de compra do mercado on-line.

 

2- Interação em redes sociais:

Interagir com seu público-alvo em redes sociais não deve ser algo mecânico, mas algumas ações podem ser automatizadas e gerar ótimos resultados. Uma automação simples pode ser feita no twitter, por exemplo, permitindo que você siga pessoas que interagem com sua empresa. Neste caso, a tendência desse lead te seguir de volta é muito grande. Com isso, você estabelece um canal de comunicação forte entre a empresa e seus leads.

 

3- Realizar segmentação automática:

Uma boa ação de inbound marketing oferece conteúdo relevante para seu público-alvo. Agora, se sua empresa possui diferentes perfis de consumidor, você pode segmentar a oferta de conteúdo relevante para cada perfil de cliente ou lead. Você disponibiliza o assunto certo para a pessoa certa, de acordo com a jornada de compras em que ela se encontra.

 

4- Otimizar campanhas de links patrocinados:

Uma campanha de links patrocinados pode ser planejada para vários objetivos. Definir as métricas e KPI’S necessárias para atingir o objetivo da campanha são tarefas obrigatórias já no planejamento. Com a definição das métricas e KPI’S, alguns softwares são capazes de monitorar ou realizar ações que otimizam e garantem um melhor resultado para cada objetivo da campanha.

 

5- Entrega de leads qualificados:

O sucesso nas negociações do time de vendas de uma empresa está diretamente ligado ao entendimento de que a aquisição do produto ou serviço é exatamente o que seu cliente busca. Nutrir seu público-alvo através da automação do envio de conteúdos te dá a certeza de que aquele lead já sabe como seu produto ou serviço irá atender suas expectativas. Um cliente que já sabe os benefícios e as vantagens de seu produto é considerado um lead qualificado. Então as chances de  realizar negócios com o seu vendedor é infinitamente maior que um lead ou prospect que ainda não se identificou com sua empresa.

 

A automação do marketing digital está em constante evolução. Manter-se informado sobre as inovações e novas automações é tarefa permanente dos profissionais de Marketing Digital.

Espero que esse post te ajude a entender um pouco mais como a automação irá contribuir para atingir os objetivos do Marketing Digital de sua empresa. Até a próxima!