Quando temos um negócio, seja ele digital ou físico, um dos principais problemas que enfrentamos é a atração e prospecção de clientes. É necessário que o cliente queira contratar o seu produto/serviço, antes mesmo de conhecer a sua empresa. No ambiente online, esse caminho á ainda mais obscuro para a maioria das pessoas. Mas acho que podemos ajudar com algumas dicas. Para começar a falar sobre como ser encontrado na internet, precisamos, em primeiro lugar, analisar como é a Presença Digital da sua empresa atualmente. Os caminhos sugeridos neste artigo partirão de quesitos básicos, passando pela metodologia do Inbound Marketing, até as mídias pagas. Com base nisso, criei uma lista com 7 passos simples que fazem toda diferença:
Passo 1 – Criar uma Presença Digital consistente
Atualmente é imprescindível que o seu negócio seja encontrado de forma rápida na internet, sem que o cliente tenha que fazer grandes esforços para achar seu telefone ou endereço. Alguns anos atrás, a solução era simplesmente colocar estes dados nas páginas amarelas (lista telefônica). Porém hoje ninguém mais tem o hábito de um abrir grande livro categorizado em ordem alfabética. O acesso à internet em domicílios chegou a 85,6 milhões de brasileiros, o equivalente a 49,4% da população, segundo indica a última pesquisa divulgada pelo IBGE.
Assim, a maioria das pessoas ativas já pesquisa por contatos para produtos e serviços online. Acompanhando essa tendência, também se tornou razoavelmente simples criar um Website, onde você pode ter uma vitrine de produtos e serviços disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. E o ideal é desenvolvê-lo já otimizado (SEO) para os motores de busca. Somado a ele, também é indicado ter uma página no Facebook, Google Business, sites de listas online, entre outros. Todos eles contribuem para que a sua empresa estabeleça uma Presença Digital consistente.
Passo 2 – Relacionar-se com seu cliente
Tendo seu espaço na internet construído, o próximo passo é interagir com seus os visitantes para que eles se comuniquem com o negócio. Você deve estar se perguntando como fazer isso. A forma como a sua empresa é vista está diretamente ligada a como você trata os seus clientes. E nesse ponto, precisamos considerar que também é uma tendência do mundo digital que as pessoas avaliem e comentem sobre as empresas das quais consomem através dos canais online onde estão.
Antes de ver o site de uma empresa, é comum que as pessoas verifiquem o que o público do estabelecimento está falando sobre ele – até entender se é mesmo a melhor opção. Então é imprescindível que estas avaliações estejam a favor da qualidade e excelência do serviço prestado. Aqui, devo salientar a importância de que alguém do negócio seja responsável por responder essas avaliações e comentários – sendo elas positivas ou não. Isso demonstra que a sua empresa realmente se importa com os clientes.
Passo 3 – Analisar seus potenciais clientes
Com uma boa quantidade de visitantes, o próximo passo é entender um pouco sobre comportamento desse público. Onde ele frequenta, quanto compra, idade média, entre outras variáveis que ajudaram a entender quem são seus potenciais clientes. Sabendo de seus interesses, você pode adaptar a apresentação do seu produto ou serviço de uma forma mais vendável. Assim, aumentam as chances desse visitante comprar com sua empresa, em vez de consultar o seu concorrente. Também é interessante a criação de personas e jornadas de compra, etapas fundamentais do Inbound Marketing. Entenda melhor sobre a metodologia neste post.
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Passo 4 – Criar conteúdo rico e diferenciado
Os conteúdos são parte fundamental para seu site seja relevante, sejam eles posts de blog com conteúdos atraentes. Ou mesmo informações detalhadas sobre produtos ou serviço, que façam com que seus clientes se interessem e leiam, focando sempre em mostrar que sua empresa é referência no segmento em que atua. Lembrando que isso refletirá diretamente na forma com você é visto e comparado com os seus concorrentes também da forma que vai ser encontrado na internet.
Passo 5 – Investir em mídias online pagas
Apesar de ser possível um bom resultado digital orgânico, o investimento em mídias online pagas é altamente recomendável para sucesso do seu negócio. Talvez seja a forma mais fácil e rápida para que a máquina de vendas funcione. Um bom investimento em mídias, somado a uma estratégia eficiente, fazem com que o seu público seja realmente impactado. Assim, aumentamos a quantidade de leads e conversões no seu Website. Saiba mais sobre compra de mídia online com o Google AdWords.
Passo 6 – Melhorar o SEO do seu site
Fazer um conteúdo atraente é fundamental para que seus clientes se interessem pelo seu Website. Porém, esses conteúdos também precisam ser otimizados para a compreensão dos motores de busca. Um SEO bem desenvolvido dependente muito da estrutura na qual o seu conteúdo é organizado e distribuído. Coisas simples como títulos, negritos, URLs e até tamanho de texto impactam diretamente na relevância que os motores de busca imprimem à classificação do seu Website. Então esta otimização reflete diretamente na performance dos projetos e, a longo prazo, reduzem os investimentos com mídias pagas, aumentado gradativamente o tráfego vindo de resultados orgânicos.
Passo 7 – Analisar e otimizar resultados
No decorrer de todo o processo de concepção, desde a criação do Website, apresentação dos produtos e serviços, conhecimento de público e investimento em campanhas pagas, é importante realizar testes e coletas de dados. Por meio deles, será possível a mensuração de resultados positivos ou negativos – correções e a realocação dos recursos investidos, caso alguns desses esforços não tenham tido o resultado esperado. O que se tem de mais importante em ações digitais é o histórico das ações realizados que, em um futuro próximo, poderão ser replicados e corrigidos para um melhor desempenho, facilitando assim ser encontrado na internet