Crossmedia e Transmídia: Você Sabe o Que Diferencia Essas Duas Estratégias?

Confira as características do Crossmedia e da Transmídia e as vantagens que podem oferecer ao utilizá-las no seu negócio.

Marketing Digital
Leitura de 8min

Não se assuste com os termos! Apesar de parecerem complicados, após a leitura deste artigo você vai entender tudo que precisa saber sobre Crossmedia e Transmídia e ver que, no fim das contas, não se trata de algo tão complexo assim.

Inclusive, é bem provável que você já faça o uso dessas estratégias bem aí na sua empresa sem sequer saber disso (sim, estamos falando sério). Afinal, práticas como essas têm sido muito utilizadas hoje em dia, principalmente nas redes sociais.

Porém, vale a pena reforçar que, ao saber diferenciá-las, você com certeza será capaz de aproveitar ainda mais de todos os seus benefícios, planejando campanhas de sucesso e alcançando um número maior de pessoas.

Sem mais rodeios, bora ficar por dentro desse assunto? Confere só!

O Que é a Tão Falada Crossmedia?

Em uma campanha realizada pela Ferrero, com a intenção de divulgar a Nutella, um de seus produtos mais famosos no mercado, a marca disponibilizou diversos rótulos personalizados para o seu público.

Funcionava da seguinte forma: ao acessar o aplicativo da campanha, era possível realizar um cadastro, escolher um nome para customização do rótulo e compartilhá-lo no feed do Facebook.

A partir dos dados obtidos, a empresa fazia ainda o envio desses mesmos rótulos para as pessoas que interagiram com a ação.

Tanto a TV, rádio e as mídias digitais internacionais foram os meios de comunicação escolhidos para a divulgação.

Em 2010, a campanha “Devassa Bem Loura”, feita pela cerveja Devassa, apostou na divulgação de um teaser na televisão mostrando uma loira super misteriosa. Para descobrir a verdadeira identidade da mulher, o público foi convidado a acessar o site da empresa. Lá, eles encontraram a imagem de uma fechadura e uma mensagem convidando-os a postar tweets com a #bemmisteriosa. Sendo assim, a cada novo tweet a imagem era um pouco mais revelada.

Além da TV, os acessos ao site também foram incentivados por meio de jingles nas rádios.

Quando a loira finalmente foi revelada, uma propaganda na TV com a Paris Hilton no Brasil foi veiculada, seguida de divulgações na mídia impressa e nas rádios (com novas ações comerciais focadas no lema “Ela chegou, bem na hora, bem loura”).

Ao ler esses dois exemplos que trouxemos, você conseguiu reparar que ambas as campanhas fizeram a divulgação de um mesmo conteúdo em diferentes ferramentas? Isso é o que chamamos de Crossmedia, ou, em tradução livre, “mídia cruzada”, um termo que, nos anos 90, passou a ser inserido no mundo do marketing digital.

Em resumo, Crossmedia trata-se de um processo em que uma mesma narrativa é distribuída em diferentes canais, adaptando às características e particularidades de cada um deles.

E a Transmídia… Como ela é Definida?

Talvez você não saiba, mas a era Transmídia começou há muito tempo, em uma galáxia muito distante.

Pegou a referência de Star Wars por aí? Porque sim, esse é um exemplo que se encaixa perfeitamente nessa estratégia, uma vez que após o sucesso dos filmes, a série ganhou especiais de TV, histórias em quadrinhos, animações, games, entre tantas outras coisas.

Nesse caso, podemos dizer então que o conteúdo foi veiculado em canais diferentes usando narrativas diferentes e focando também em públicos diferentes.

Mais um exemplo vai bem? Então pense que você acabou de divulgar um conteúdo no blog da sua empresa falando sobre um determinado produto ou serviço oferecido.

Caso queira aplicar o conceito de Transmídia, esse mesmo conteúdo pode ser vinculado com um vídeo que mostra as vantagens do produto/serviço ou ainda com algum e-mail marketing com depoimentos de pessoas que já tiveram algum tipo de experiência com o mesmo e são capazes de atestar a sua qualidade.

Sendo assim, aqui a intenção é que os meios fortaleçam uns aos outros, complementando suas mensagens e fazendo com que o consumidor crie um relacionamento com a marca, algo que, consequentemente, aumentará a relevância da própria empresa.

Crossmedia e Transmídia
Crédito: Revista Geminis

Quais são as Vantagens que Crossmedia e Transmídia Podem Oferecer às Campanhas do Seu Negócio?

Potencialização do Alcance:

Dizem por aí que quem não é visto não é lembrado, certo? E, por mais que você já tenha conhecimento aprofundado sobre o seu público e saiba onde ele de fato se encontra, ficar focado somente nisso o tempo todo pode acabar limitando a abrangência das suas campanhas.

Com a Crossmedia e a Transmídia esse alcance é impulsionado, sendo possível transmitir suas ideias para usuários que estão presentes nos mais diversos canais, chamando assim a sua atenção para conhecer e engajar com o seu negócio.

Mas lembre-se: analisar as características de cada mídia e falar com as pessoas de forma correta é essencial para garantir o sucesso desse processo.

Identificação do Canal mais Adequado para os Seus Clientes:

A partir do momento em que você lida com mais de um canal para a divulgação das suas campanhas, é possível perceber e analisar detalhes em cada um deles, coletando dados de extrema importância e que, mais tarde, poderão ser usados para a estruturação de novas campanhas focadas em mídias específicas.

Ficar atento a informações como engajamento, interação, visualizações e conversões, por exemplo, permitirá que você identifique o canal com mais retorno e passe a traçar mais estratégias voltadas a ele.

Oportunidade de Atualizar a Comunicação da Sua Empresa:

Se você tem vontade e sente a necessidade de adaptar a linguagem da sua empresa para um formato mais dinâmico, que converse melhor com a sua audiência e tire aquela visão “engessada”, investir no Crossmedia e Trasmídia é sempre uma boa solução.

Isso porque aqui a intenção é brincar com diferentes plataformas e colocar a criatividade em jogo. E o melhor de tudo é que você não precisa gastar com muitos recursos para atingir esse objetivo.

Diz aí, ainda não utiliza essas estratégias para desenvolver campanhas criativas e interativas para o seu negócio? Nós podemos te ajudar a mudar isso!

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