Quando falamos em desenvolvimentos e configurações visando o Marketing Digitais e suas estratégias, estamos falando sobre as necessidades estruturais com as quais a sua empresa precisa contar para ter uma presença digital compatível com a ações de divulgação propostas. Isso significa que cada projeto, tendo objetivos e requisitos diferentes, apontará para demandas de desenvolvimentos e configurações específicas.
Para falar um pouco sobre as possibilidades em cenários distintos, vamos enumerar aqui alguns dos formatos de presença digital – e comentar quais são as indicações para cada um deles. Assim, esperamos que você amplie a visão de solução web para a sua empresa, antes de necessariamente partir para a construção de um website complexo. É claro que dependendo do segmento do seu negócio, essa será sempre a alternativa mais completa. Mas podemos considerar sim outros caminhos alternativos.
Antes de entrar individualmente em cada formato, vale ainda uma pincelada em questões comuns a todos eles. Independente de qual seja o melhor caminho para estruturar uma boa presença digital, nunca podemos perder o foco na “experiência do usuário”. Esse termo, que vem tornando-se progressivamente mais popular, diz respeito à entrega de conteúdo e navegabilidade pensadas para facilitar a conclusão de ações e a interação com os seus visitantes.
E nesse campo, clareza e objetividade valem ouro! É importante pensar que quanto mais facilidades de acesso e passos você disponibilizar, maiores serão as chances de conversões no ambiente digital. Pois é fundamental considerar que neste espaço, qualquer barreira pode significar o abandono do contato entre a sua empresa e o visitante. Por isso, além de um conteúdo direto e relevante, é bom contar com plataformas que favoreçam a implementação de facilidades como Call to Actions, Breadcrumbs, Formulários de Contato, Social e outras utilidades de interações.
Além disso, a plataforma WordPress tem se mostrado bastante completa para várias aplicações. Favorece o gerenciamento de conteúdos com facilidade, por meio de um painel de gerenciamento bastante intuitivo. Também vale ressaltar a disponibilidade de módulos e plugins de qualidade para integração em demandas bem específicas, que traz uma série de benefícios e otimizações aos processos de desenvolvimentos e configurações gerais.
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Confira aqui 6 possibilidades de formatos para ampliar a sua presença digital:
1- Site One page
Como o próprio nome já diz, este tipo de site é feito para exibir todo o conteúdo em apenas uma página. Nesse tipo de configuração, cada link interno aponta para uma seção da própria página única, normalmente utilizando efeitos de rolagem. É indicado para negócios de pequeno ou médio portes, ações pontuais de produtos e serviços em destaque, ou projetos que demandem mais apelo visual do que conteúdo em texto.
2- Blog
Espaço para a publicação prioritária de textos inéditos autorais com regularidade sobre temas específicos ou livres. Sua função é, além de fornecer conteúdos relevantes, ser um portal de relacionamento com os seus visitantes. Altamente indicado para estratégias de Marketing Digital focadas em Inbound Marketing e entrega de conteúdos sobre produtos ou serviços que ampliem o conhecimento dos visitantes acerca dos benefícios de cada escolha.
3- Site Institucional
Espaço virtual utilizado por uma determinada empresa com objetivo de divulgar seus valores e serviços de forma completa. Segue uma estrutura básica composta pelas páginas home, institucional sobre a empresa, serviços e contatos. Indicado para empresas de todos os portes, desde que ofereçam prioritariamente serviços. É possível trabalhar com produtos, mas não é a melhor indicação.
4- Site Catálogo
Como o nome já diz, esse formato de espaço virtual tem aplicação voltada para ser um catálogo virtual de produtos. Permite o cadastramento individual de cada item, com suas respectivas informações, assim como a solicitação deste produto pelo usuário. Também é possível simular um carrinho de compras, onde vários itens são adicionados para solicitações de orçamento completas. Indicado para empresas que trabalham prioritariamente com produtos, que podem ser anunciados de forma individual ou em pacotes.
5- E-commerce (Loja Virtual)
Formato ideal para empresas de médio e grande porte que desejam consolidar vendas de produtos pela internet. Assim como o site catálogo, favorece o cadastramento individual das especificidades de cada produto. Também permite integrações com sistemas de orçamentos e gestão administrativa, possibilitando controles como estoque e outras funcionalidades.
6- Landing Pages
São páginas “one page” que têm como objetivo uma interação pontual objetiva com o usuário. Não quer passar informações institucionais, nem especificamente sobre um produto ou serviço. A utilidade da Landing Page é fazer com que o usuário execute uma determinada ação. Esta ação pode ser realizar o download de um material, assistir a algum vídeo, ou mesmo ir para alguma parte específica do seu site ou redes sociais.
Independente de qual seja o formato mais indicado para o seu projeto, outras questões gerais precisam ser consideradas. Hospedagem em um bom servidor, por exemplo, que garanta as necessidades de carregamento da sua página, é um ponto fundamental. Tanto para gerar uma boa experiência aos usuários, quanto para favorecer um rankeamento orgânico relevante pelo Google e demais mecanismos de buscas. E falando em busca orgânica, boas práticas e otimizações de SEO são as ordens do momento (veja mais sobre SEO aqui).
Quando o seu projeto de presença estiver pronto, já podemos dar fluxo ao planejamento de estratégias de Marketing Digital. E aqui, também são muitos os caminhos possíveis, que dependerão igualmente dos objetivos específicos traçados. Seja por meio de Compra de Mídia, Inbound Marketing ou Automação de Marketing, o mais importante é acompanhar as metas e KPIs definidas como parâmetros de sucesso do projeto. Para isso, torne o Analytics o seu melhor aliado para acompanhar a performance do seu espaço digital – e estudar melhor o comportamento dos seus visitantes.
Se esse conteúdo sobre o que são desenvolvimentos e configurações em Marketing Digital, foi interessante, você também pode gostar de outros materiais. Assine a nossa Newsletter para receber novidade e fique sempre por dentro das novidades 😉