Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como fazer uma estratégia com vídeo marketing?


Estratégia com vídeo marketing

A utilização do vídeo marketing continua em alta. Que tal implementar para sua empresa?

O vídeo é o formato da vez no universo do Marketing. Diversas pesquisas apontam que é o tipo de conteúdo preferido dos usuários, além de ser o estilo que mais gera engajamento, mais do que fotos e muito mais do que textos sozinhos.

De acordo com estudos do Brightcove, companhia de Marketing internacional, o vídeo é considerado por 79% dos internautas o melhor formato para se acompanhar uma marca online.

Ou seja, se o objetivo é aumentar o engajamento, viralizar e potencializar ao máximo sua geração de leads, é muito importante saber montar sua estratégia de Vídeo Marketing.

A seguir, vamos ensinar passos simples, mas essenciais, que você precisa saber para começar já.

Planeje seu Vídeo Marketing

Antes de mais nada, é importante ter muito planejamento. A primeira dica é definir como será medido o desempenho da sua estratégia, para saber, de fato, se está funcionando ou não.

Ou seja, o foco é determinar os seus critérios de sucesso e o KPI (Key Performance Indicator). Alguns exemplos são CPC (Custo por Clique), conversão em vendas ou assinantes do canal, taxa de visualização etc.

O outro passo é estudar e compreender bastante seu público-alvo e concorrentes.

Antes de começar qualquer coisa, é preciso pensar em como seu produto, no caso, o vídeo, vai afetar a sua persona. Qual a dor de seu cliente que você pode resolver? Como sua empresa se propõe a solucioná-la?

Além disso, como já falamos, uma coisa que serve para qualquer estratégia de Marketing é observar seus concorrentes. O que eles têm a oferecer de novo? Como mostram isso ao público?

Essas são algumas perguntas importantes de serem respondidas, antes de colocar o trabalho na prática.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

Coloque a mão na massa

Agora, chegou a hora de elaborar o roteiro. Escreva o que será falado ou que aparecerá escrito na tela. É muito importante dar a orientação de tudo que você quer que contenha no vídeo, principalmente se não for você que vai editá-lo.

Uma dica legal para conferir como está o texto é lê-lo em voz alta algumas vezes, já que um conteúdo escrito não é a mesma coisa que um produto audiovisual. No vídeo, é preciso evitar algumas coisas, como palavras muito rebuscadas e cacofonia.

Já na hora de gravar, você deve reunir tudo o que será necessário:

  • Câmera;
  • Microfone;
  • Iluminação;
  • Elementos do cenário;
  • Figurino.

Caso for contar com a iluminação natural do sol, é importante não gravar perto do entardecer, porque vai fazer uma diferença gritante na sua imagem com o passar do tempo.

Com seu Vídeo Marketing roteirizado, gravado e editado, chegou a hora de divulgar o produto. Para isso, é muito importante levar em conta, de novo, seu público-alvo. Em qual plataformas costuma assistir vídeos? Quais redes sociais passa mais tempo?

A partir desses questionamentos, você saberá melhor como e onde divulgar seu trabalho.

Analise o resultado do Vídeo Marketing

Agora, você deve analisar o resultado de sua estratégia. Nesse ponto, temos que relembrar quais as KPI escolhidas. A partir da divulgação do produto, você conseguiu mais seguidores? As pessoas assistiram até o final do seu vídeo?

Nesse caso, o que você vai medir vai depender do seu negócio e da sua estratégia. Mas é essencial sempre mensurar resultados sempre. Afinal, ninguém quer trabalhar, gastando não só recursos financeiros, mas também tempo, e não alcançar nada com isso, não é mesmo?

Se você tem mais dúvidas sobre Vídeo Marketing ou outros tipos de estratégias, deixe um comentário no boxe abaixo para que possamos ajudá-lo.


Você também pode gostar de ler:

Reter Clientes

Como Reter, Fidelizar e Conquistar Novos Clientes

Diferenças entre SEO On Page e Off Page

Você sabe quais são as diferenças entre SEO On Page e Off Page?

Projeto de Marketing Digital

4 Dicas Estratégicas para Acelerar seu Projeto de Marketing Digital