O que é link building e como utilizar essa estratégia para ranqueamento


o que é link building

Para obter um melhor posicionamento no Google, o uso de estratégias de link building é essencial.

O link building é a estratégia usada para obter backlinks (links do seu site em sites de terceiros) com o objetivo de melhorar o ranqueamento de forma orgânica no Google.

Essa estratégia é importante porque com os links, o Google avalia a relevância, autoridade e popularidade do conteúdo.

Como fazer uso do link building?

Agora que você já sabe a definição de link building, está na hora de entender como praticá-lo.

Em primeiro lugar, é aconselhado que os sites nos quais você fará link building tenham boa autoridade de domínio. Além disso, é recomendado também que a página escolhida tenha boa autoridade de página.
Para saber a autoridade de domínio e a autoridade de página, você pode fazer uso de algumas ferramentas, como o Link Explorer e o AhRefs.

Outra dica é também optar por sites que se relacionem de alguma forma com o assunto do seu. Ou seja, ele deve ser considerado um domínio relevante para o tema.

Ademais, outro aspecto bastante importante é a naturalidade do link. Isso significa que o link deve fazer sentido dentro do texto, sendo complementar à ele. Assim, ele não pode parecer colocado apenas com o propósito de melhorar o posicionamento no Google.

Guest Post

Uma das formas mais comuns de se fazer link building é por meio de guest posts. Eles são as publicações nas quais um determinado blog ou portal recebe um convidado para tratar de um determinado assunto.

Com os guest posts, você pode escrever sobre algum tema de sua especialidade no blog ou portal de um terceiro, e assim colocar links para o seu site na publicação.

Uma forma simples de se conseguir guest posts é entrando em contato com parceiros comerciais, como fornecedores, clientes e prestadores de serviço.

Co-marketing

A estratégia chamada de co-marketing consiste na ação de marketing realizada em parceria por duas empresas distintas. Normalmente, essas ações são materiais ricos como e-books ou webinars.

Redes sociais

É possível ainda fazer link building de forma indireta por meio das redes sociais, pelo compartilhamento de links nelas. Isso porque com mais pessoas acessando os links, as páginas devem ganhar mais autoridade.

Post citando influenciadores

Outra boa ideia para atrair links é realizar um post citando influenciadores de uma determinada área. Se o post for bom, os influenciadores vão querer compartilhá-lo, colocando seu link em seus blogs e portais.

Solicitar link à quem mencionar sua marca

Você também pode pedir que sites que mencionarem sua marca insiram um link seu na menção.

Para acompanhar as menções, você pode criar um alerta no Google para que você seja notificado a cada vez que o nome da sua marca aparecer em um site. Para isso, você deve utilizar o Google Alerts.

Links quebrados

Outra boa sugestão é que você procure por sites com links quebrados. Assim, você pode oferecer um link seu com conteúdo de qualidade para substituí-lo. Dessa forma, você ajuda o site parceiro e ainda aumenta as chances de ter uma posição melhor no Google.

Os resultados com link building

Se você está pensando em otimizar seu SEO, as estratégias de link building podem ser uma excelente opção. Elas podem te ajudar a ranquear melhor seu site e consequentemente ter muito mais tráfego nele. É uma excelente estratégia para quem trabalha com marketing de conteúdo!

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