Palavras-chave para SEO: Como pesquisar e definir


Palavras-chave para SEO

Uma definição de palavras-chave para SEO feita com planejamento e estratégia faz toda a diferença.

A definição das palavras-chave para SEO serve para construir textos com base em termos relevantes para obter um melhor ranqueamento nas páginas de resultados do Google.

No entanto, você deve realizar essa definição com cuidado. Vamos à algumas dicas de como fazer isso.

Entender o assunto e o usuário

Para fazer sua busca por palavras-chave relevantes, você deve antes entender sobre o assunto que quer abordar e sobre o seu público.

Assim, você poderá selecionar inicialmente as principais palavras do tema, e verificar quais delas poderiam ser buscadas por um usuário que pode ser um cliente em potencial.

Buscar pelas palavras-chave para SEO em uma ferramenta

Após selecionar os principais termos, você deve buscá-los em uma ou mais ferramentas de SEO. Nelas, você poderá ver dados como o volume de busca, a dificuldade de ranqueamento e a competitividade da palavra-chave.

Algumas das ferramentas mais utilizadas e recomendadas são o SEMRush, o BuzzStream, o Majestic SEO e o Google Search Console.

Volume de busca

O volume de busca é a quantidade de vezes em que uma determinada palavra-chave é procurada no Google. Assim, é importante selecionar palavras com bom volume de buscas e que seriam buscadas pela sua audiência

Head Tails X Long Tails

No entanto, mais do que selecionar palavras com alto volume de buscas, é imprescindível que você também procure tanto por palavras “head tail” quanto por palavras “long tail.”

As palavras head tail são os termos mais genéricos, os quais geralmente possuem maior volume de buscas.

Já as palavras long tail são aquelas mais específicas, as quais, apesar de terem um menor volume de buscas, são buscadas geralmente por um público mais qualificado.

É importante, assim, que você tenha um equilíbrio entre palavras long e head tail para obter melhores resultados.

Concorrência

A concorrência de uma palavra-chave diz respeito à quantos concorrentes utilizam uma mesma determinada palavra.

Procure não optar por muitas palavras cuja concorrência é alta.

Dificuldade de ranqueamento

A dificuldade de ranqueamento é uma métrica que serve para avaliar o quão difícil é superar concorrentes que já utilizam a mesma palavra chave.

Uma palavra chave pode ser muito concorrida, mas não difícil de ranquear. Isso dependerá dos diversos fatores de SEO da página em questão. É importante, assim, avaliar tanto a concorrência quanto a dificuldade de ranquear melhor que a concorrência.

Outras formas de buscar por palavras-chave

Há também outras formas de se buscar por palavras-chave. Você pode, por exemplo, procurar por um termo relacionado aos assuntos pertinentes ao seu negócio, e então ver as sugestões de buscas oferecidas pelo Google. Estas provavelmente são relevantes, pois têm como base as buscas feitas anteriormente pelos usuários. Você pode, em seguida, buscá-las nas ferramentas de SEO para verificar as métricas das quais falamos anteriormente (volume, concorrência e dificuldade de ranqueamento).

É possível, ainda, utilizar o Google Keyword Planner, o qual é uma ferramenta criada para analisar palavras-chave para busca paga, mas que serve também para a busca orgânica. Nele, você pode buscar por palavras de um determinado setor ou assunto, por exemplo. Essa ferramenta mostra dados como o volume de busca e pode ser muito útil para uma seleção confiável de palavras.

E depois?

Depois, com uma lista de palavras-chave para SEO feita de forma estratégica, você deve começar a aplicá-las em seus textos. À curto e à longo prazo, você deve começar a obter resultados.

É importante que você acompanhe constantemente o tráfego das páginas do seu site ou blog, verificando se suas estratégias de SEO estão tendo êxito com as palavras escolhidas.

Assim, você poderá reavaliar palavras e também otimizar sua estratégia.

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