Como anunciar no Instagram Ads: 6 dicas práticas para iniciantes


Instagram Ads

Com certeza você já ouviu falar em Instagram Ads, mas você sabe como funciona? Separamos algumas informações pra você

Se a sua marca já está presente no Instagram, saiba que você pode impulsioná-la através do Instagram Ads. Agora, se a sua marca ainda não está no Instagram, aconselhamos revisar suas personas e ver se esta não é uma boa mídia para sua empresa se fazer presente.

Depois do Facebook, o Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo e vem crescendo a cada ano. Segundo o próprio Instagram, a plataforma hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. No Brasil, são mais de 69 milhões de usuários ativos no Instagram por mês.

Usuários ativos no Instagram Brasil 2019

Devido a grande visibilidade, o Instagram se apresenta como uma excelente opção para quem quer usar essa mídia para impulsionar sua marca. Como já se sabe, o alcance orgânico das redes sociais vem diminuindo cada vez mais. Portanto, o Social Ads surge como uma opção de mídia paga para que as empresas possam ampliar sua visibilidade dentro das redes sociais.

É claro que, produzir conteúdo relevante para o seu público é um fator fundamental para que as pessoas interajam com a sua marca. Mas, sem dúvida, anunciar no Instagram pode fazer toda a diferença para o seu negócio. E até mesmo pequenas empresas podem se beneficiar, e muito, dessa ferramenta.

Contudo, nem tudo são flores. Atualmente um dos problemas, na verdade uma característica da plataforma, é o fato de não ser possível utilizar links nos posts. Mas, através dos anúncios isso é sim possível. Mais um motivo para investir em ads na rede social.

Se você está começando nesta mídia e quer saber como anunciar no Instagram, reunimos algumas informações básicas para você começar a usar essa ferramenta o quanto antes.

1. Para começar: O que é Instagram Ads?

Instagram Ads é a forma de impulsionar anúncios do Instagram. Atualmente é possível anunciar no Feed, no Stories e também no Explorar da plataforma. Os formatos de anúncios disponíveis são: fotos, vídeos, carrossel e coleção, falaremos sobre os formatos mais a frente.

Inclusive, os anúncios também podem ser feitos através do Gerenciador de Anúncios do Facebook, o mesmo utilizado para o Facebook Ads. Mas também é possível anunciar diretamente pelo Instagram, vou explicar como na dica 5.

2. Quanto custa anunciar no Instagram?

Uma pesquisa feita pela Astage, que analisou mais de 245 milhões de impressões e aproximadamente 1,8 milhões de clicks no terceiro trimestre de 2019 no Instagram, identificou que:

O CPC médio foi de $0.83 por clique
O CMP médio foi de $7.00
O CTR médio foi de 0.84%

Em nossas campanhas aqui na WeBrain, percebemos que o valor do clique varia bastante dependendo do segmento.

Assim como no Facebook Ads, você pode determinar o valor que você deseja investir na sua campanha, sendo que o mínimo possível é de R$1,00 por dia.

3. Tipos de anúncios para Instagram Ads

Os formatos de anúncios no Instagram são basicamente os mesmos do Facebook, com a diferença que no Instagram existem menos posicionamentos para serem exibidos. Os formatos disponíveis são:

  • Stories: São anúncios full-screen que aparecem para os usuários que consomem os Stories no Instagram. Ao contrário no Stories comum, que expira após 24 horas, com o Stories Ads você pode escolher quantas vezes e por quanto tempo o usuário poderá ver seu anúncio.
  • Fotos: Nos anúncios com fotos é possível utilizar imagens atraentes do seu produto ou serviço para divulgar sua marca. O Instagram é uma mídia primordialmente visual, quanto mais marcante for uma imagem, maior a probabilidade dela ser compartilhada e atingir mais pessoas.
  • Vídeos: O Instagram ama vídeos. Não só o Instagram, mas grande parte das redes sociais estão incentivando cada vez mais que os usuários produzam vídeos para compartilhar. Esta é uma tendência mundial, portanto, aconselhamos que quando possível, faça anúncios em vídeo.
  • Carrossel: O formato carrossel permite exibir uma sequência de até 10 imagens. Através do Instagram Ads é possível adicionar botões em cada uma das imagens para que os usuários cliquem e acessem um site. É altamente recomendado para lojas e e-commerces. Através desse formato também é possível contar histórias, mostrando uma sequência criativa de de cenas.
  • Coleção: É o formato mais novo disponibilizado pelo Instagram Ads. Com ele é possível combinar fotos e vídeos em um só anúncio e o usuário tem a possibilidade de clicar e ir para um site e realizar uma ação desejada.

4. Como anunciar no Instagram Ads através do Gerenciador de Anúncios do Facebook

O processo de criação de anúncios é exatamente o mesmo para o Facebook e você pode ver o passo a passo aqui no nosso post sobre como anunciar no Facebook Ads. Durante o processo você irá escolher o objetivo da campanha, o público, o orçamento, o período de duração da campanha e o criativo do anúncio. A diferença é que, neste caso para anunciar apenas no Instagram, você irá escolher exclusivamente o posicionamento no Instagram.

Posicionamento Instagram Ads

Posicionamento Instagram Ads

Outro fator importante é que, para anunciar via Gerenciador de Anúncios, além do perfil empresarial no Instagram, você precisa ter uma página no Facebook e vincular as duas contas. Caso contrário, a opção de anunciar seu perfil no Instagram não ficará disponível.

Conectar Instagram ao Facebook

5. Como anunciar no Instagram diretamente pelo Instagram

Outra possibilidade é impulsionar seu post diretamente pelo Instagram. Se você tem algum post que gerou bastante engajamento, você pode impulsioná-lo para atingir ainda mais pessoas. Mas, é importante lembrar que, este impulsionamento só fica disponível para contas comerciais no Instagram.

Para impulsionar seu post no Instagram o processo é bastante simples, basta escolher qualquer publicação do seu feed e clicar em “Promover”.

Promover no Instagram

É possível que seja solicitado que você faça login na sua conta do Facebook para fazer a autenticação, siga os passos e faça a autenticação.

Após esse passo, selecione o objetivo, ou destino, do seu impulsionamento. Atualmente existem 3 opções disponíveis:

  • Seu perfil
  • Seu site
  • Suas mensagens diretas

Assim que escolher seu objetivo, o próximo passo é selecionar seu público. Por padrão, o Instagram Ads sempre oferece uma opção “Automática”. Contudo, se o seu negócio for local, por exemplo, o ideal é selecionar pelo menos a sua localização de atuação. Neste caso, a sugestão é criar o seu próprio público, clicando em “Crie o seu”.

Selecionando esta opção, você terá a possibilidade de:

  • Dar um nome ao seu público, para facilitar encontrá-lo em um próximo impulsionamento;
  • Escolher a localização onde seus anúncios deverão aparecer. Neste caso você pode até mesmo colocar o endereço do seu estabelecimento e escolher o raio onde os anúncios deverão aparecer;
  • Escolher os interesses que seu público deve ter, por exemplo, se seu negócio é uma pizzaria local, você deve atingir pessoas que tenham interesse em pizza, comida, delivery de pizza e assim por diante;
  • Também é possível escolher a idade e gênero que você deseja atingir. Se o seu negócio for uma loja de sapatos femininos, por exemplo, você poderia selecionar um público feminino, de 18 a 50 anos. Pense bem na sua persona na hora de definir estas informações!

O próximo passo é determinar o seu orçamento e durante quanto tempo seu anúncio irá performar. De acordo com que você vai escolhendo o orçamento diário e a duração, o aplicativo já te mostra o quanto você irá gastar no total.

Anúncios do Instagram Ads

Pronto! Seu anúncio está pronto. Agora é só revisar e adicionar a forma de pagamento dos seus anúncios. Depois, você poderá gerenciar seu anúncio diretamente do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Instagram Ads

Dica: Evite imagens com muito texto, pois elas poderão ter seu alcance reduzido, assim como no Facebook. Para saber se a quantidade de texto da imagem está dentro do limite permitido, utilize a Ferramenta de sobreposição de texto do Facebook para verificar.

6. Dicas para bombar seus anúncios no Instagram

Agora você já sabe tudo que é preciso para criar seus anúncios no Instagram Ads. Mas, não existe uma fórmula mágica para fazer com que seus anúncios sejam um sucesso e alcancem a maior quantidade de pessoas possíveis. Existem algumas dicas que podem ajudar bastante, confira algumas:

Conheça seu público

Um fator determinante para conseguir extrair o maior potencial dos seus anúncios é conhecer profundamente seu público. Quanto mais focado na persona, maior a probabilidade de você ser assertivo em encontrar as pessoas corretas, que realmente tem interesse no seu negócio.

Use textos criativos

O Instagram é uma mídia prioritariamente visual, portanto usar imagens atrativas em seus anúncios é fundamental. Mas usar um bom texto, que engaje o usuário com chamadas para ação podem fazer toda a diferença. Deixe claro o que você espera que seu usuário faça, como clicar, baixar um ebook, visitar seu site, pedir um orçamento ou até mesmo efetuar uma compra. Um texto persuasivo faz toda diferença.

Use Hashtags

Não subestime o poder das hashtags, mas também não use em excesso. A utilização de hashtags pode aumentar o engajamento dos seus anúncios. Mas atenção! Não use mais de 30 hashtags em cada postagem, pense em qualidade e não quantidade. O Instagram não recomenda quantidades excessivas no seu post. Portanto, use-as sabiamente.

Incentive o engajamento

Existem algumas formas com as quais você pode incentivar o engajamento no seu Instagram. Você pode criar conteúdos estimulando os usuários a interagir com os posts, como fazer perguntas para que eles respondam e enquetes no Stories, por exemplo. Outra forma muito recomendada é interagindo com seus usuários, respondendo comentários e mensagens diretas. As pessoas gostam de saber que são ouvidas.

Mensure e otimize

É possível acompanhar o desempenho dos seus anúncios do Instagram Ads através do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Portanto, lembre-se de sempre ficar de olho nas suas campanhas. Assim, caso alguma estratégia não esteja performando muito bem, você poderá fazer otimizações visando alcançar os objetivos pré-definidos no seu planejamento. Uma das otimizações mais comum é alterar o público-alvo da campanha. Muitas vezes um anúncio funciona para um determinado público mas não tão bem para outras.

Testes, testes e mais testes

Não adianta tentar otimizar para sempre um único anúncio. É preciso testar diferentes textos e imagens em uma mesma campanha. O que será que converte mais: “Saiba mais” ou “Baixar”? Imagens de produtos ou com pessoas usando produtos? Descrição de produtos ou textos que despertam o desejo nas pessoas?

Essas perguntas nunca serão respondidas se não forem colocadas à prova real. Teste A/B é fundamental para entender o tipo de conteúdo mais eficiente. É possível inclusive testar públicos para um mesmo tipo de anúncios. Teste A/B é uma ferramenta fundamental para extrair informações sobre o desempenho dos seus anúncios. Não deixe de fazer testes de todos os tipos.

Mãos na massa!

Agora que você já sabe como anunciar no Instagram Ads e várias dicas de como criar e otimizar seus anúncios, está na hora de colocar em prática. Planeje, foque na sua persona, testes várias imagens e textos e monitore suas campanhas.

Você já anuncia com o Instagram Ads? Conte pra gente suas experiências, e se tiver dúvidas deixe nos comentários.

Ah, e segue a gente lá no Insta 👉 WeBrain Digital tá cheio de dicas super legais sobre Marketing Digital 😉


Você também pode gostar de ler:

Soluções de Automação em Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio Marketing Digital

5 soluções de Automação em Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio

Raio X do Marketing Digital

Como um Raio X do Marketing Digital pode ajudar minha empresa crescer?

Palavras-chave para SEO

Palavras-chave para SEO: Como pesquisar e definir