É de conhecimento de todos a recomendação de que todo negócio tenha um site. E hoje isso não é muito difícil. Existem diversas opções, principalmente as que prestam o serviços de hospedagem, que oferecem “construtor de site” grátis.
Essas plataformas sugerem que qualquer pessoa possa escolher um template e, com certa facilidade, construir um site. Através de ferramentas “engessadas”, qualquer um que possua o mínimo de conhecimento digital constrói um site em poucas horas, ou dias ou meses…
Mas diferente do que a maioria dos usuários dessas plataformas pensam, construir um site com boa performance exige um conhecimento bem mais profundo que a escolha de um design bonito – e a hospedagem naquela promoção super em conta que você recebeu por email. Desenvolver um site exige conhecimento em HTML, JavaScript, SEO e outras expertises que apenas os profissionais podem executar com perfeição.
Para que vocês compreendam melhor, vamos elencar 5 motivos que te farão entender porque criar um site em um construtor de sites, não é a melhor opção para quem quer ter uma presença digital que traga resultados.
1. Tempo perdido
Mesmo se tratando de plataformas prontas, ainda assim você vai levar horas, ou mesmo dias, para definir qual template usar, ajustar design e inserir o conteúdo no site que você mesmo vai “construir”. Tudo isso só será percebido quando você entender que aquele site, na verdade, só serve como cartão de visita.
2. Problemas em aparecer nas buscas orgânicas do Google
Sites feitos em uma plataforma engessada, como as oferecidas pelos construtores de site, dificilmente conseguirão competir com os sites que possibilitam alterações em seu código de programação. Muitas técnicas de SEO não poderão ser implementadas em um site feito a partir de um construtor de sites. Algumas até oferecem opções básicas de otimizações de SEO, mas ainda assim bem limitadas – e nem tão fáceis assim de aplicar por quem não entende muito sobre o universo de SEO. E uma coisa é fato, sem uma boa estruturação pró SEO, seu site dificilmente será encontrado por buscadores como o Google.
Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital
Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa
3. Seu site nunca será 100% responsivo
Essas plataformas permitem apenas que seu site possua uma versão mobile. Uma versão mobile é apenas uma apresentação mais simples de seu site para quem faz o acesso via dispositivos móveis, como smartphones, tablets e afins. É muito diferente de um site responsivo, onde grande parte do conteúdo integral poderá ser visualizado pelos dispositivos móveis. Essa responsividade, apenas um programador é capaz de estruturar.
4. Demora ao tentar abrir o seu site
Um site feito em um construtor de sites não será tão rápido quanto um site desenvolvido profissionalmente. Se você achava que aquele site baratinho teria o mesmo desempenho que um site que custaria até 100 vezes o valor, você está muito enganado. Diversos fatores influenciam em um bom carregamento do site, como servidor de hospedagem. Normalmente, os servidores desse tipo plataforma são compartilhados com diversos outros sites, o que acaba deixando todo mundo lento. Em alguns casos, até é possível contratar servidores e domínios à parte, mas é claro que você vai pagar por isso. Então, no final das contas não sai de graça.
5. Limitações para implementar a identidade da marca
“Construir” um site em uma plataforma pronta dificulta a implementação de uma identidade visual exclusiva da marca. Por se tratar de uma plataforma que possui templates prontos, irão existir diversos sites com a aparência semelhante ao seu. E dificilmente será possível deixar o site 100% com a cara da sua marca. A não ser que você seja um programador/web designer, claro!
Existem diversos motivos para uma marca não se aventurar a construir o seu site nesse tipo de plataforma. Procuramos elencar 5 delas, mas se você já utilizou uma dessas ferramentas, compartilhe com a gente como foi essa experiência. Adoramos trocar informações! 🙂