Oito segundos lhe parecem muito tempo?
Certamente não. Mas, saiba que esse é o tempo que você tem para cativar e fazer com que o consumidor preste atenção na sua mensagem.
Depois disso, ele se cansa e não retém tudo o que você quer dizer.
Isso acontece porque, diariamente, as distrações são muitas para o usuário que são bombardeados com muitas informações. Por isso, é fundamental promover campanhas estruturadas em ações e estratégias adaptadas ao novo comportamento do consumidor, como o Marketing de Atenção, e ser o mais direto possível na hora de transmitir uma mensagem.
É preciso estruturar tudo, ou seja, do título chamativo até as melhores práticas para tornar a relação com o consumidor mais próxima e constante. Caso contrário, as chances de as suas mensagens serem descartadas são grandes.
Diante deste cenário, o Marketing de Atenção vem se tornando cada dia mais conhecido.
Mas, você sabe o que é, como ele pode ajudar a se destacar e melhorar o desempenho e eficiência da sua estratégia?
O Que é Marketing de Atenção?
Criado em 2012 pelo inglês Steve Jelley, o Marketing de Atenção visa criar várias ações conjuntas que, quando colocadas em prática, podem prender a atenção do consumidor. A ideia é unir conteúdo, contexto e negócios.
Portanto, trata-se de um conceito de marketing que busca captar a atenção limitada de alguém. Isso é, quando a pessoa tem apenas alguns minutos disponíveis e de uma maneira não invasiva, por meio das redes sociais com o uso de certas estratégias.
Ou seja, conseguir fazer transações a partir da produção de conteúdo relevante para determinado contexto e tornar essas estratégias de comunicação ainda mais segmentadas.
O marketing focado na atenção do usuário surgiu para compreender o comportamento do consumidor atual, oferecendo mensagens precisas e extremamente direcionadas, majorando o desempenho da campanha de marketing.
O conceito de Marketing de Atenção não é novo e remonta ao modelo AIDA de Elias St. Elmo Lewis. Ou seja, antes de se tornar um cliente, o consumidor passa por quatro estágios principais do funil de marketing:
- Atenção: O consumidor toma conhecimento de um produto/serviço ou da marca por meio de ações de marketing.
- Interesse: Ele se interessa pela marca ao saber sobre os benefícios da marca e como ela se encaixa no estilo de vida.
- Desejo: Desenvolve o desejo de consumir ou adquirir o produto/serviço da marca.
- Ação: Ele tem intenção de compra, experimenta ou realiza a compra.
Como Funciona na Prática?
O marketing de atenção é uma abordagem que mostra que você e a sua empresa valoriza o tempo da sua audiência.
Neste sentido, a ideia é não interromper uma pessoa que está em seu tempo de descanso nas redes sociais e tentar captá-la por meio de um anúncio tradicional. E sim, utilizar um conteúdo real, que realmente fosse agregar informações.
Atualmente, é possível descobrir quais são os assuntos pelos quais o seu cliente mais se interessa e criar conteúdos relevantes para de fato envolvê-los.
Você Tem 8 Segundos para Atrair e Manter a Atenção do Seu Público-Alvo
Não sei se você sabia, mas a Microsoft realizou um estudo no Canadá cujo principal objetivo era determinar o impacto das tecnologias modernas no tempo de atenção do ser humano a materiais de publicidade apresentados em vários tipos de mídia.
O estudo revelou que o tempo médio de atenção é de 8 segundos, um segundo menor que o de um peixinho-dourado. No ano 2000, o resultado com humanos havia sido de 12 segundos.
Ou seja, o consumidor está mais impaciente e as empresas precisam compreender melhor como oferecer conteúdos realmente relevantes.
Por esse motivo, o Marketing de Atenção se apoia em uma regra básica: você tem, em média, 8 segundos para conseguir fazer o primeiro contato com o usuário e conseguir que ele se interesse tanto pelo conteúdo que não queira sair da sua página.
Esse fenômeno explica, por exemplo, o aumento da taxa de abandono de uma página à medida que o tempo de carregamento é mais demorado.
Agora que você já sabe o conceito, precisa entender como atrair clientes utilizando essa estratégia, cujo processo se dá em três fases: captar, prender e manter.
3 fases do Marketing de Atenção
1ª Fase: Captar a Atenção Rapidamente
A primeira etapa é conseguir destacar o seu conteúdo e captar a atenção do seu público-alvo em meio a tantas informações disponíveis na internet.
O que não é fácil nos dias atuais e você tem segundos para o fazer, antes que o usuário faça scroll para baixo nos motores de busca ou no feed de notícias das redes sociais.
Você precisa fazer com que o usuário, ao menos, dê uma chance ao que você está oferecendo. Para isso, é fundamental conhecer a fundo o seu público, quais são os seus desejos, necessidades, interesses e o que pode ser útil para ele.
Neste sentido, é importante focar em alguns detalhes. Pense na primeira coisa que ele repara, quer seja em anúncios ou em links orgânicos: headlines.
Afinal, os títulos são os primeiros pontos de contato entre o usuário e o seu conteúdo e, por isso, é importante fazer de tudo para cativá-lo. Utilizar técnicas de copywriting é essencial, uma vez que só tem alguns segundos para captar a atenção.
Por essa razão é muito importante também ser bem claro e objetivo na arte da publicação, facilitando o entendimento do que se trata, bem como utilizar de gatilhos mentais para prender o interesse.
Uma dica seria sempre utilizar de imagens ou ilustrações que falem sobre o que se trata o seu conteúdo. O cérebro humano processa muito mais rápido imagens do que textos, se facilitar o entendimento do seu cliente para a mensagem que quer passar, as chances de você conquistar a atenção dele é bem maior.
Outra dica é investir em algumas estratégias de Inbound Marketing, que focam na atração de leads por meio de materiais relevantes.
2ª Fase: Prender a Atenção
Depois de captar a atenção e curiosidade com as suas headlines, o seu trabalho é prender a atenção do seu cliente. Para isso, você tem basicamente 20 segundos para manter o leitor interessado no conteúdo.
E para segurar a atenção, o título deve ser de acordo com o conteúdo oferecido na página.
Além de reduzir o tempo de permanência do usuário no seu site e aumentar a taxa de rejeição, o usuário vai ficar frustrado ao não encontrar o que foi oferecido.
Afinal, o tempo é o ativo mais importante das pessoas e, por isso, é preciso demonstrar que aquele clique valeu a pena.
O conteúdo precisa ser forte. Algo controverso, diferente e relevante que puxe o leitor para o resto do seu conteúdo. E que comunica o valor daquilo que tem para oferecer de forma clara, imediata, sucinta e convincente.
Invista também, em uma landing page eficiente, com design responsivo e que proporcione uma experiência satisfatória para prender a atenção do usuário.
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3ª Fase: Manter a Atenção por um Período Maior
A última etapa tem como foco a fidelização do usuário e garantir que o acesso não tenha sido único e ele se relacione mais vezes com a sua marca. Talvez, essa seja a tarefa mais complexa.
Afinal, você vai precisar repetir tudo o que foi feito nas etapas anteriores mais vezes e continuar sustentando a atenção dele no seu site. Pois, a sua lista de e-mails não tem valor algum se não acrescentar valor.
Dessa forma, se quiser manter a atenção dos seus potenciais clientes, você precisará fazer com que conheçam, gostem e confiem na sua marca.
O ideal nessa fase é produzir conteúdo cada vez mais personalizados para aquele lead, realizando um trabalho ainda mais segmentado. Criando, assim, uma relação genuína e autêntica.
A tendência é que ele confie ainda mais na empresa ao se sentir valorizado por esse movimento.
Outra forma eficiente é se comunicar com frequência com o usuário por meio de newsletters, por exemplo. Neste sentido, construa uma relação íntima com cada uma das pessoas, envie e-mails personalizados, novidades e dicas úteis.
Faça enquetes nas redes sociais para saber qual o conteúdo que o seu público espera encontrar nas suas mídias digitas. Essa estratégia de Marketing de Atenção é fundamental para que você tenha um bom planejamento de conteúdo, proporcionando que você fale de assuntos que sejam realmente relevantes para eles.
Em suma, sustentar a atenção de uma audiência significa acrescentar valor consistentemente e por longos períodos de tempo. O que irremediavelmente trará sucesso para o seu negócio.
Comece Hoje o Seu Marketing de Atenção
No atual contexto em que há um alto volume de informação e baixo nível de atenção, para obter sucesso, os anunciantes precisam aprender a se comunicar de uma maneira totalmente nova.
Já os profissionais de marketing precisam se adaptar chamando a atenção do usuário com anúncios atraentes, imediatos e fáceis de entender.
Esse é o novo normal e, à medida que o 5G se aproxima, nossa cultura caminha rumo a mais mídia, mais pontos de contato e mais experiências com telas.
Portanto, comece hoje a fazer o Marketing de Atenção!
Lembre-se:
- Dê algo de valor que justifique a atenção e o tempo da sua audiência.
- Capte e segure a atenção oferecendo algo de valor imediato.
- Mantenha a atenção por meio da construção de uma relação genuína e emocional com a sua audiência.
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