Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

8 estratégias de Inbound Marketing indicadas para pequenas empresas


Estratégias de Inbound Marketing

É sim possível investir em Inbound Marketing mesmo tendo um orçamento apertado, mas é preciso planejamento e dedicação

Sua empresa tem um orçamento limitado para marketing digital e deseja promover seu negócio online por um longo prazo? Se sua resposta for sim, você sabe qual opção mais indicada para alcançar seus clientes de forma mais eficaz?

A resposta é “Inbound Marketing”.

As estratégias de Inbound Marketing são ótimas para conquistar clientes recorrentes. Estatísticas mostram que a probabilidade de uma nova venda para um cliente é de 60-70%, enquanto a probabilidade de venda para um novo cliente é de 5-10%.

Essa estratégia cria um reconhecimento de marca e autoridade no segmento de forma econômica a longo prazo.

Portanto, antes de criar um funil de atração para leads, você precisa preparar as fases desse funil adequadamente.

Vamos abordar brevemente o que é Inbound Marketing e quais são as estratégias de Inbound Marketing indicadas para uma startup e também pequenas empresas.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é uma estratégia para atrair clientes potenciais para o seu negócio por meio de conteúdos relevantes. Dessa forma, é possível iniciar um relacionamento com esses leads, oferecendo informações de interesse e autorizadas pelos usuários.

O Inbound Marketing cobre todas as fases da jornada de compra do cliente.

O objetivo principal do Inbound Marketing é a satisfação do cliente e assim gerar mais vendas. Para atingir esse objetivo, é preciso criar um ótimo conteúdo, chamar a atenção do cliente, fornecer a possibilidade de os clientes se envolverem com o conteúdo e desenvolver confiança.

Estratégias de Inbound Marketing

Em cada estágio do ponto de contato com o cliente, você precisa de uma estratégia para atingir os objetivos mencionados acima.

Vamos imergir um pouco mais em cada fase aplicável deste processo:

1. Publique Conteúdo de Qualidade

Publicar conteúdo de qualidade é, de longe, a técnica mais eficaz e de alto ROI. O conteúdo pode ser na forma de postagens como textos de blog, vídeos, infográficos, estudos de caso, white papers, entrevistas e podcasts.

Portanto, seu site é o ponto central de sua estratégia de Inbound Marketing. Através dele é possível estabelecer confiança aos olhos dos clientes, gerando autoridade da marca, oferecendo suporte online, depoimentos, análises e outros materiais úteis que podem abrir o caminho para uma conversão futura.

Pesquisas indicam que 55% dos profissionais de marketing priorizam a criação de conteúdo de blog como uma das principais estratégias de Inbound Marketing.

Então, que tipo de conteúdo as pequenas empresas precisam criar? Recomenda-se “Conteúdo com foco em vendas”. Mas não aqueles conteúdos chatos, que tentam forçar uma venda.

Um ótimo exemplo deste tipo de conteúdo é uma página com “Perguntas Frequentes”, que responde às perguntas mais frequentes dos clientes. Especificações do produto/serviço, e quando possível videos explicativos do tipo “Como funciona” também são bastante úteis. São conteúdos que, de certa forma, resolvem algum tipo de problema do cliente.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

2. Foco no SEO para Aumentar o Tráfego Orgânico

Para obter muito tráfego orgânico, é necessário contar com uma boa classificação do seu site e isso pode ser alcançado por meio da otimização para mecanismos de busca. Mas também, para um bom SEO, é preciso contar com conteúdo de grande qualidade.

A Otimização de Mecanismos de Busca é um tópico amplo e tem muitas estratégias avançadas, mas para startups e pequenos negócios que aplicam pelo menos noções básicas de SEO, aumentam muito suas chances de uma melhor classificação e obter mais tráfego orgânico.

3. Dê Orientações Através de Call-To-Action (CTA)

Mas, receber muito tráfego não é suficiente, esse tráfego precisa gerar conversões. As empresas com Call-To-Actions (CTAs) claras e personalizadas podem aumentar as chances de conversão em 202% a mais do que as empresas com CTAs simples, segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot.

Os clientes precisam de uma orientação clara quando estão na home seu site ou em alguma landing page.

As Call-To-Actions mais populares que as pequenas empresas podem incorporar em seus sites são:

  • Um incentivo para clientes de primeira viagem
  • Assinar a newsletter
  • Solicitar uma demonstração de produto
  • Assistir um webinar
  • Baixar o catálogo de produtos ou E-book
  • Aproveitar uma oferta gratuita
  • Clicar para obter uma avaliação gratuita

4. Use o Feedback da Mídia Social para Criar Conteúdo Atraente

As pequenas empresas podem obter novas ideias para conteúdo relevante através de comentários nas redes sociais.

Certamente, primeiro, você precisa criar contas de redes sociais em plataformas famosas (Facebook, Twitter, Instagram, etc.) que sejam mais adequadas para o seu negócio e postar conteúdo que incentiva o cliente a fornecer feedback.

Pesquisas, enquetes, comparações, vídeos curtos e blogs podem fornecer o feedback desejado. Você pode usar esse feedback para preparar conteúdo para suas novas postagens de blog e pode escrever sobre tópicos atuais que são tendências entre os clientes.

A mídia social pode gerar muito tráfego se usada com sabedoria.

5. Engaje os Visitantes para Gerar Leads

Depois de conquistar um visitante, é hora de envolvê-lo e convertê-lo em lead.

Disponibilizando informações úteis e uma navegação fácil no seu site pode aumentar o tempo de retenção dos visitantes. Pesquisas mostram que 80% dos visitantes de um site consideram a experiência tão importante quanto os produtos e serviços de uma empresa.

Uma base de conhecimento, fóruns, programa de fidelidade e pop-ups de oferta com desconto são alguns exemplos de métodos de retenção e engajamento de clientes.

6. Gere Confiança Divulgando sua Experiência

Entre outras estratégias de Inbound Marketing, fazer guest posts em sites relevantes do seu segmento é uma ótima maneira de mostrar sua experiência.

Você pode tirar proveito da reputação e de um grande público de outros sites, mas é necessário cuidado aqui. Você deve fornecer algo valioso para os leitores deste site. A referência de uma boa fonte pode gerar confiança e ajudar a impulsionar seu tráfego.

7. Atrair Clientes com uma Ferramenta Digital Gratuita / Oferta de Conteúdo

Os clientes se atraem quando veem uma ferramenta ou conteúdo gratuito oferecido a eles na forma de calculadora, checklist, e-book gratuito, curso gratuito ou mesmo um relatório ou planilha.

Essas ferramentas gratuitas podem aumentar o conhecimento de seus produtos e serviços, juntamente com a solução de problemas dos clientes, e você pode colocar links estratégicos para páginas importantes do seu site nessas ferramentas.

8. Fornecer Conteúdo Personalizado para Assinantes da Newsletter

Emails personalizados com foco nas necessidades e problemas dos leads podem melhorar muito o seu tráfego.

Ao usar ferramentas de análise para entender o perfil dos seus leads, você pode desenvolver perfis específicos e enviar a eles o conteúdo personalizado focado nas dores e problemas desse nicho.

Surpreendentemente, a taxa de resposta para esses e-mails costuma ser muito boa e você pode se certificar de que está atraindo os visitantes certos.

E por fim, vale lembrar que as estratégias de Inbound Marketing são duradouras e focadas no cliente. Elas precisam de muito trabalho duro, tempo e paciência, mas os resultados são duradouros e satisfatórios até mesmo quando feitas por pequenas empresas.


Você também pode gostar de ler:

Personal branding

Como fazer uma boa gestão de personal branding nas redes sociais

Mobile First

Mobile First: porque e como utilizar esta técnica para criar sites

Fases do Inbound Marketing

Quais são as fases do Inbound Marketing? Um guia rápido