“Compre já”, “Clique aqui” e “Solicite um orçamento”, são algumas das frases imperativas encontradas em anúncios, emails e sites. Elas servem para levar o consumidor à erguida de mão para dizer “Eu quero!”, e são à resposta à pergunta “O que é call to action?”
Assim, por definição, uma call to action (também conhecida por CTA) é uma frase que convida para uma ação a ser realizada em um processo de compra. Em português, “call to action” significa “chamada para ação”.
As CTA’s são importantes para estimular o desejo de fazer algo. Assim eles ajudam no processo de conversão ao objetivo (seja ele um download, uma compra, uma reserva, etc). As call to actions podem vir em botões, textos ou links.
Como usar uma call to action?
Não basta saber a definição de call to action se você não conhece sua aplicação na prática.
Em primeiro lugar, é necessário compreender as necessidades da sua persona para saber que tipo de CTA pode despertar a atenção dela.
Pense, também, no estágio da jornada de compra em que essa persona está. Com ele, você saberá o tipo de ação que fará sentido para ela. Alguém que já conhece sua empresa provavelmente não se interessará em clicar em uma chamada para ação que diz “veja mais detalhes.”
Além disso, a CTA precisa fazer sentido também com o contexto em que está situada (o site, página, email, anúncio, etc). Em um email, ela pode estar no assunto da mensagem, por exemplo. Já em um site, dependendo do objetivo, ela pode estar na home ou em uma página específica.
Otimizando sua call to action
Caso sua CTA não esteja gerando muitas “ações” realizadas, é possível realizar algumas mudanças para tentar gerar mais resultados.
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Cor do botão
Uma boa dica, por exemplo, é testar mudar a cor do botão da CTA. Muitas vezes, ela não faz muito contraste com o lugar onde está inserida. Isso prejudica a sua visibilidade.
Além disso, pense em escolher cores que se relacionem com o estímulo que você quer dar. Pesquise sobre o significado e a psicologia das cores e opte pelas cores que fizerem mais sentido com o seu objetivo e com a sua marca.
Deixar o site mais leve
Além disso, você também pode tentar deixar o site mais leve. Isso porque um site lento pode fazer com que o usuário desista de ficar na página e muitas vezes nem perceba a CTA. Para tornar uma página ou seu site mais leve, você pode tentar diminuir a quantidade de elementos no site.
Alterar o texto da call to action
Outra dica interessante é também tentar alterar o texto da call to action, o tornando mais atraente para os visitantes.
Versão mobile
Para além de tudo isso, é importante também fazer sempre uma versão mobile (para dispositivos móveis) das suas páginas. Assim, a visualização da CTA fica muito mais fácil.
Teste A/B
Mas, para aplicar todas essas mudanças, recomendamos que realize um teste A/B. Ele consiste em um procedimento em que você muda apenas um elemento dentro de uma página, e ele fica com a versão anterior e a atual ao mesmo tempo. Metade dos usuários que entrarem na sua página então veem uma versão e a outra metade vê a outra. Dessa forma, você consegue saber depois qual das versões traz mais resultados.
O poder uma call to action
Uma call to action bem planejada tem o poder de gerar o estímulo certo, na hora certa, para a pessoa certa.
Com uma boa CTA, é possível levar o usuário à próxima etapa do funil de vendas, e assim facilitar todo o restante da sua estratégia de Marketing Digital!
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