ChatGPT é um aliado do Marketing Digital?

O ChatGPT possui muitas funcionalidades que podem ser utilizadas para facilitar a vida dos profissionais de marketing digital.

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Desde o lançamento, ocorrido em novembro do ano passado, o ChatGPT se tornou protagonista das discussões no mundo do marketing digital. Isso porque, com apenas dois meses de funcionamento, já tinha conquistado 100 milhões de usuários.

O sucesso não é à toa. Ele aprimora a experiência do usuário e facilita a vida das pessoas ao traduzir textos, redigir textos, resolver problemas matemáticos, conversar como se fosse uma pessoa real, atuar como assistente de compras, assistente de saúde ou até mesmo fazer recomendações personalizadas de filmes adaptadas aos seus gostos específicos.

Sem dúvida alguma, o que atrai e o mais surpreendente disso tudo é que trata-se de uma ferramenta gratuita que responde de maneira natural, como se fosse um ser humano, porém com um grau muito maior de informações.

Outra vantagem é que sua API pode ser integrada a outras ferramentas, como Word, Bing, Chatbot e WhatsApp Business. Expandindo ainda mais as possibilidades de aplicação.

Mas, você sabe…

O Que é o ChatGPT?

O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um modelo de linguagem artificial treinado pela OpenAI, startup de pesquisa de aprendizado de máquina fundada por Elon Musk (que não compõe mais o quadro diretivo da empresa).  

Ele foi criado para interagir com pessoas e fornecer respostas úteis e informativas para uma ampla variedade de tópicos. Sua capacidade de processamento de linguagem natural permite compreender e gerar respostas em diferentes idiomas.

Para gerar essas informações e as respostas aos usuários, ele faz uso de um amplo banco de textos disponíveis na internet, como publicações jornalísticas, artigos e até mesmo mensagens postadas em redes sociais, como o Twitter. Ao ter acesso a todo esse conteúdo, o ChatGPT armazena as informações para acessá-las quando necessário.

Impacto do ChatGPT na Vida Humana

Apesar do grande sucesso, a aplicação da ferramenta vem gerando muitas dúvidas e questionamentos acerca da confiabilidade das informações geradas pelo ChatGPT que podem gerar maiores implicações. 

Conforme apontou o jornalista de tecnologia e repórter de IA e Machine Learning para Ars Technica, Benj Edwards, no Twitter: “Por enquanto, é possível que a OpenAI tenha inventado a mentira mais convincente, embasada e perigosa da história — uma máquina de ficção sobre-humana que poderia ser usada para influenciar as massas ou alterar a história”.

Além disso, outras dúvidas se referem aos limites de aplicação da inteligência artificial (IA), pois ele pode apresentar problemas para a educação, cybersegurança e afetar a própria busca por conhecimento, por exemplo.

Reflexos que já estão sendo sentidos. Segundo a CNN Business, escolas públicas da cidade de Nova York proibiram o uso do chatbot por estudantes e professores nas redes e dispositivos do distrito. E universidades australianas já decidiram retornar a tarefas em papel e caneta após casos de estudantes utilizando a IA para criar textos.

Conteúdo

E Qual é o Impacto do ChatGPT no Marketing Digital?

No Marketing Digital, o ChatGPT pode ser usada de inúmeras maneiras: redigir posts para redes sociais, desenvolver páginas com programação simples, automatização em processos de venda, geração de leads (como a criação de anúncios direcionados ou ofertas personalizadas para diferentes públicos) e até mesmo para definir roteiros de campanhas. Tudo isso em questão de segundos.

Como um útil aliado, ele promete gerar texto de fácil entendimento. 

Contudo, a ferramenta não chega a substituir 100% os especialistas de marketing, mas contribui em diversas atividades cotidianas e vem como um ótimo recurso para melhorar a qualidade do criativo e elaborar conteúdo mais fluido.

Criatividade e Originalidade

O ChatGPT pode resultar na perda de originalidade no que se refere a fazer marketing. Pois, em algum momento, a resposta vai se tornar um padrão, algo do mesmo e não será mais novidade.

Além disso, as pessoas não exercitarão mais a criatividade de modo a evoluir as ideias e a forma de escrever. Por isso, ele pode ser muito útil no marketing como facilitador e não como produtor de conteúdo.

E mais, apesar de parecer uma conversa real, não se trata de algo escrito pelo ser humano. Então, para quem quer escrever um artigo é ótimo, mas para humanizar seus anúncios, a venda de um produto, pode não dar certo. 

Informações Imprecisas

A tecnologia carrega algumas deficiências que podem afetar sua estratégia de marketing digital.

Eventualmente, o bot pode trazer informações imprecisas, gerar um conteúdo tendencioso ou até mesmo prolixo. 

Sem contar ainda que a base de informações de seu algoritmo não é atualizada em tempo real e, sim, é baseada em dados inseridos em sua inteligência de 2021. 

Chatbot

Um impacto esperado com a notoriedade do ChatGPT é o elevado nível de experiência do consumidor ao conversar com um robô. Neste sentido, os usuários vão buscar o mesmo nível de atendimento e qualidade ao utilizarem outro chatbot.

SEO

Apesar de não ter se posicionado oficialmente sobre o conteúdo gerado pelo ChatGPT, por meio das atualizações anteriores, o Google deixou claro que era contra conteúdo gerado por IA e que eles precisam ser gerados de pessoas para pessoas.

Sendo assim, a melhor forma de usar a ferramenta é como um recurso de ajuda de SEO, como por exemplo, para gerar ideias para as importantes palavras-chave. Pois, o Google com certeza vai conseguir identificar esses conteúdos gerados por IA e a chance é bem grande de ser punido em uma atualização futura.

15 Ferramentas de Inteligência Artificial para o Marketing Digital

As ferramentas de IA permitem que os criadores de conteúdo otimizem seu trabalho ao oferecer recursos avançados para organizar e aprimorar o conteúdo.

Além disso, elas também podem ajudar a automatizar algumas tarefas, como recomendar conteúdos relacionados, sugerir melhorias nos textos ou até mesmo gerar conteúdo novo. Com esses recursos, é possível ganhar tempo e produzir conteúdo mais rapidamente.

Por isso, confira 15 ferramentas de Inteligência Artificial que podem ser utilizados no marketing digital:

  1. Synthesia: A ferramenta cria vídeos a partir de qualquer texto, podendo criar até mesmo expressões nos modelos de pessoas que a ferramenta oferece. A plataforma conta com mais de 100 idiomas em seu banco de dados
  2. Language Tool: É um corretor ortográfico inteligente que corrige qualquer texto, desde erros de escrita até frases redundantes. Essa ferramenta é uma excelente aliada na hora de produzir conteúdo.
  3. Copy.Ai: É uma ferramenta de escrita criativa que ajuda os usuários a criar conteúdo de qualidade em minutos. Essa ferramenta inteligente usa técnicas de aprendizagem de máquias avançadas para gerar conteúdo de forma rápida e precisa.
  4. Copybase: Semelhante ao CopyAi, essa ferramenta gera textos e copys em até 15 segundos.
  5. Lex: Assistente de redação de IA que pode desenvolver um conteúdo extenso, pois desenvolve habilidades por meio de IA. 
  6. Magic Write:  O Canva lançou uma versão beta aberta do Canva Docs com o recurso “Magic Write” que promete produzir artigos inteiros, blogs e ensaios; gerar ideias para listas, esboços e tópicos.
  7. Magic Studio: Voltada para a edição de imagens, ela remove fundos, objetos indesejados e ajuda a melhorar a qualidade das fotos.
  8. Remini: Remove desfoque, restaura e aprimora imagens.
  9. Enhance Speech Adobe Podcast: Remove ruído das gravações com aprimoramento de fala.
  10. Midjourney: Com essa ferramenta, você pode gerar imagens do zero a partir de descrições textuais. Você pode criar imagens que nunca existiram para utilizá-las como bem entender.
  11. Dall E 2: Assim como o Midjourney, a ferramenta gera imagens a partir de descrições textuais.
  12. Magic Avatar: A ferramenta cria autorretratos gerados por IA que é uma grande tendência nos últimos dias nas plataformas de rede social, nas quais milhares de usuários estão compartilhando suas diversas versões de avatar.
  13. Predis.Ai: É uma plataforma baseada em SaaS que ajuda você a automatizar todo o processo de criação de conteúdo para suas contas de mídia social. Não requer nenhum conhecimento de codificação ou habilidades de programação. É útil criar conteúdo novo e envolvente, bem como gerar hashtags para qualquer plataforma de mídia social.
  14. Bard: Rival do ChatGPT, o chatbot inteligente do Google oferece respostas às buscas realizadas pelos usuários em seu navegador de pesquisas. Para isso, utiliza a base de dados da plataforma e, por isso, consegue resgatar conteúdos atuais para embasar suas respostas — o ChatGPT, por outro lado, só considera publicações da Internet até 2021. 
  15. ChatSonic: Similar ao Bard, a ferramenta é a versão paga e possui recursos voltados para criadores de conteúdo. 

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Conclusão

Como qualquer tecnologia, o ChatGPT pode ser tanto um vilão, quanto um aliado. 

Mas, sem dúvida alguma, essa ferramenta versátil é muito útil aos profissionais de marketing. Para isso, eles precisam aprender a explorar suas vantagens para tornar a rotina mais produtiva, principalmente nos dias de bloqueio criativo.


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