Marketing Conversacional: Importante Estratégia para Todas as Empresas

Estratégia importante para quem precisa melhorar a experiência de compra e aumentar a conversão e o engajamento.

Marketing Conversacional
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O marketing conversacional é uma tendência que deve ganhar cada vez mais espaço entre as marcas. Isso porque é uma maneira rápida de mover os compradores do topo para o fundo dos funis de marketing e vendas. Tudo por meio do poder das conversas em tempo real.

Por isso, ele precisa ser uma estratégia presente no dia a dia de todos os colaboradores da empresa.

Mas, O Que é Marketing Conversacional?

Utilizada por muitas empresas, o marketing conversacional ou marketing de conversas é uma estratégia baseada em diálogos reais e personalizados com cada cliente, visando criar e estreitar relacionamentos duradouros com a marca, transformar usuários em leads qualificados e tornar o processo de vendas cada vez mais assertivo.

Entretanto, ele é utilizado principalmente para diminuir o ciclo de vendas e criar experiências de compra mais humanas e personalizadas. Para isso, utiliza-se mensagens direcionadas em tempo real em aplicativos de mensagens, chat em sites ou redes sociais, com a ajuda de chatbots.

O marketing conversacional é uma forma de atender o público de maneira rápida e ajuda a identificar exatamente o que cada pessoa precisa assim que entra em contato com seu produto ou serviço.

Por Que Utilizar o Marketing Conversacional?

Hoje em dia, as pessoas querem ser atendidas o mais rápido possível, seja para dirimir alguma dúvida ou para a resolução de algum problema.

A frustração é imediata quando são colocadas em “fila de espera” e ficam um longo tempo para conversar com um atendente. Nesse momento, a imagem, experiência e boa fé da marca foram por água abaixo.

Por este motivo, o marketing conversacional se torna uma peça fundamental para que os clientes tenham uma ótima experiência com uma empresa, tanto para a aquisição de um produto quanto para a resolução de uma dúvida rapidamente esclarecida e com uma abordagem humanizada. Facilitando assim, a indicação da marca aos amigos ou familiares.

Chatbot

Além Disso, o Marketing Conversacional Possui Mais Algumas Vantagens:

1. Automatização do Atendimento

Os chatbots conseguem identificar (de forma automática) os novos usuários em uma página e, assim, conseguem prestar um atendimento personalizado para esse público. Além disso, quanto mais rápido se estabelece um relacionamento entre a empresa e consumidor, maiores são as chances de aumentar o interesse do cliente pelo produto ou serviço procurado e de ser indicada para possíveis clientes.

2. Diminuição do Tempo de Espera

Com a ajuda de assistentes virtuais, o atendimento em tempo real pode diminuir em 30% a demanda de atendimento via formulários de “fale conosco” ou e-mail. Outro dado importante, é que, com o uso de bots, 74% das dúvidas dos clientes são respondidas em dois minutos, ou menos. E mais, essa é uma forma importante de identificar e solucionar dúvidas pontuais dos prospects.

3. Otimização do Tempo

O marketing conversacional proporciona a otimização do tempo para a empresa e para os seus clientes, tendo em vista que ferramentas, como o chatbot, estarão disponíveis 24 horas por 7 dias na semana e poderão fazer atendimentos simultâneos.

Um dado importante: O tempo real é um grande ingrediente para a experiência do contato. Segundo pesquisa da SurveyMonkey e da Salesforce, 55% dos entrevistados valorizam, principalmente, as respostas instantâneas.

4. Análise de Milhares de Dados em Pouco Tempo

Demanda muito tempo para as empresas responderem manualmente e-mails ou formulários do “fale conosco”, o que pode ser frustrante para os clientes e um grande motivo para que os clientes desistam de negociar.

Já para tecnologias com inteligência artificial, segundos seriam mais que suficiente para analisar milhares de dados e responder, em pouquíssimo tempo, os clientes.

5. Identificação de Leads Qualificados

O marketing conversacional é excelente para identificar aqueles que estão mais propensos a fechar uma compra. Dessa forma, é possível direcioná-los à equipe de vendas que terá maior facilidade em fechar o negócio.

6. Transformação de Prospects em Leads Qualificados

A qualificação de leads é um dos principais pontos do marketing conversacional, no qual permite identificar o cliente precisa, sanar as suas dúvidas e detalhar com clareza as informações.

7. Aumenta a Produtividade

Ao identificar clientes em cada fase do funil de vendas, os vendedores podem concentrar os esforços com um público que está propenso a compra e apresentar os produtos que o cliente precisa.

8. Personalização dos Atendimentos

Quando os canais são geridos por robôs, milhares de dados são analisados para dar insights corretos e, com isso, atender as necessidades dos leads a ponto de avançá-los no seu processo decisório.

Além disso, todo o esforço será direcionado para captar o máximo de informações possíveis, pois a personalização virá a partir desses dados.

A personalização é crucial para tornar os contatos mais próximos e relevantes.

9. Mantem o Público Engajado

A estratégia de marketing conversacional contribui para uma boa experiência do cliente com a marca, aumentando a credibilidade e a autoridade.

Essas ferramentas conversacionais utilizam inteligência de contato personalizado, mantendo-o engajado.

É importante lembrar que o engajamento é um dos principais indicadores de marketing. Pois, revela o quanto a marca consegue atrair e fidelizar clientes felizes para geração de vantagem competitiva e uma manutenção sustentável dos produtos ou serviços no mercado.

10. Fortalece Sua Marca

O marketing de conversação torna mais eficazes os seus canais de vendas e sua equipe.

E mais, ele fortalece a sua marca na medida que o público percebe que está alinhada com os interesses do cliente. Para isso, você precisa saber com o que seus clientes se preocupam e onde está o foco deles, e não há maneira melhor de fazer isso do que conversar com eles.

11. Oferece uma Vantagem Competitiva

Para uma empresa que busca crescer e ficar um passo à frente da concorrência, o marketing de conversação é uma ferramenta inestimável. Você e sua equipe fecharão vendas com mais rapidez e eficácia, bem como terá o conhecimento para desenvolver um negócio alinhado às necessidades do cliente e poderá até descobrir oportunidades de mercado que não havia considerado anteriormente.

13. Pesquisa de Mercado Contínua

Os diálogos estabelecidos com os clientes equivalem à coleta de dados em tempo real, o que significa que você tem as informações mais recentes para detectar tendências de maneira rápida e fácil. Isso oferece maior agilidade no negócio.

Bem como, o marketing de conversação pode revelar novos segmentos de mercado ou ajudá-lo a descobrir novos usos para seus produtos e serviços. Você pode se promover de acordo com a forma como os clientes o veem e destacar o que eles mais valorizam.

marketing de conversação

Principais Canais de Uso do Marketing Conversacional

Apesar de ser mais efetivo, o marketing de conversa não fica restrito apenas às plataformas e ao ambiente online, é possível também usar essa estratégia nas lojas físicas, como, por exemplo, os atendimentos que privilegie a experiência do cliente.

Em todos os casos, para que uma conversa seja relevante ao usuário, ela deve esclarecer dúvidas e registrar as informações e os feedbacks repassados pelo lead.

  • Call Centers

Os mais modernos Call centers já utilizam a Unidade de Resposta Audível (URA) inteligente para realizar atendimentos e interações comerciais de forma automatizada, que são capazes de compreender os comandos de voz dos clientes.

Dessa forma, o cliente tem de forma rápida as informações desejadas ou, em último caso, são direcionados o contato para o atendimento humano. Tudo isso usando a lógica e os princípios de uma conversa humanizada.

  • Redes Sociais

As redes sociais podem ser canais de vendas ou de relacionamento para a marca. Uma das principais vantagens é que o lead já está familiarizado com a ferramenta e linguagem.

Elas podem ser gerenciadas por um social media ou chatbot de forma intermitente, permitindo assim que o lead consiga dirimir as dúvidas em qualquer horário do dia.

  • Websites, E-commerces e Blogs

Esses ambientes online são geridos sob os princípios do marketing, o fato de estarem em uma estrutura com variadas fontes de informação sobre os produtos e os serviços permitem que o diálogo seja mais produtivo.

Por exemplo, se o cliente tiver uma dúvida durante a navegação em um site de compras, por meio do chat ele pode dirimi-la e finalizar, em seguida, a compra. Já a ausência de um canal direto poderia fazê-lo desistir da ideia.

  • Aplicativos

Os aplicativos de mensagens instantâneas são importantes ferramentas do marketing conversacional. Além de serem acessíveis a todos, as clientes conseguem mais informações, dirimir dúvidas, resolver problemas e, até mesmo, realizar compras. Tudo isso de forma prática e rápida.

Por isso, é essencial criar uma estratégia de marketing conversacional para eles.

Estratégia de marketing

Mas, Como Montar uma Boa Estratégia de Marketing Conversacional?

1º Passo: Conheça Bem o Seu Cliente

O primeiro passo é conhecer o seu cliente (buyer persona), quais canais digitais ele potencialmente pode usar para conversar com a sua marca e o que ele pode buscar nessa interação.

Com isso, você conseguirá estabelecer um passo inicial para fomentar esses pontos de contato com a personalização e humanização do atendimento.

2º Passo: Produza Conteúdo Ricos

Produza conteúdos otimizados que ofereçam dicas e soluções que possam ajudar seus clientes. Além disso, os diálogos precisam ser igualmente engajadores e que transmitam a identidade da empresa.

Utilize emojis, imagens e até mesmo GIFs tornam a conversa mais humana, e escolha um tom de voz da marca que ajude a aproximar o cliente da empresa.

3º Passo: Escolha a Melhor Plataforma de Contato Inteligente

Busque por uma plataforma de contato inteligente que ofereça suporte aos diversos canais de mensagem digital, para que você estruture de forma clara como sua marca vai conversar com seu cliente.

4º Passo: Invista em Interfaces Amigáveis

Para que os diálogos sejam naturais e convidativos, as interfaces utilizadas precisam ser cada vez mais simples e amigáveis.

5º Passo: Respostas Rápidas e Esclaredoras

Utilize os formulários de contato para outro fim e não para conversar com os seus clientes, pois eles precisam de respostas rápidas e esclarecedoras.

Para isso, uma alternativa já citada é o chatbot, além da rapidez e fácil acesso às informações pelo cliente, ele elimina filas de atendimento. Além disso, ele conta com um banco de dados à sua disposição, o que permite que sejam mais efetivos em suas interações.

6º Passo: Analise os Dados

Por fim, reúna e analise cuidadosamente todas as métricas fornecidas pelo chatbot e demais plataformas utilizadas para evoluir seu contato inteligente e entregar uma experiência cada vez melhor aos seus clientes.

5 Ferramentas de Marketing Conversacional Mais Utilizadas no Mercado

Existem várias ferramentas no mercado, para todo tipo e modelo de negócio (B2C e B2B). Entretanto, destacamos as cinco mais recomendadas atualmente:

  1. Zenvia: plataforma conversacional com muitas funcionalidades. Oferece API Instagram, Chat, WhatsApp, SMS, Voz.
  2. Leadster: dashboard e análises, chat com geração de leads para posterior nutrição. Integra com ferramentas de inbound marketing como RD Station Marketing.
  3. Zendesk: uma das mais famosas e completas. Além de chatbot, tem funcionalidades de atendimento para suporte ao cliente.
  4. ZapForm: chat integrado com WhatsApp para atender clientes, funcionários ou qualquer outra pessoa de forma estruturada e automatizada.
  5. Jivochat: tem uma versão grátis básica e outra profissional, porém com muito mais funcionalidades.

Conclusão

Devido aos dias atuais em que o cliente chega as empresas por meio de variadas formas e com muitas informações (internas e externas) sobre a marca e os concorrentes, o marketing conversacional é uma tendência de mercado que tem ganhado espaço e está mudando a maneira de falar com os clientes, tornando as interações mais fáceis e rápidas do que nunca.

Isso porque, além de garantir uma boa experiência ao lead e se destacar da concorrência, essa estratégia ajuda a tornar os clientes fiéis à empresa e a indicação por eles para outras pessoas de maneira orgânica e natural.

Além disso, o marketing de conversação traz acessibilidade, maior engajamento, personalização, escalabilidade, geração de leads, otimização do tempo, conversão mais ágil em vendas, faz a captação de dados sobre hábitos de compra dos consumidores e imprime autoridade à sua marca. Ou seja, são vários os benefícios para quem a utiliza.


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