SMS Marketing: Como Usar de Forma Estratégica para Vender Mais?

Confira como essa ferramenta pode ajudar a impactar os consumidores do seu negócio e gerar novas oportunidades de venda.

SMS Marketing
Leitura de 8min

Com entrega imediata, o SMS Marketing é uma estratégia utilizada por diversas empresas para a divulgação de informações pertinentes aos seus clientes ou venda de seus produtos e serviços. Tudo isso através de mensagens curtas enviadas aos seus aparelhos celulares. A partir dele é possível engajar os usuários, fidelizar novos consumidores e estabelecer um contato eficiente com clientes.

Quais São as Vantagens de Utilizar o SMS Marketing na Sua Empresa?

Maior Praticidade

Sim, você não leu errado! A praticidade é um dos pontos chave do SMS Marketing. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, as mensagens não precisam ser enviadas a partir de um aparelho celular. Hoje em dia isso pode ser feito por meio de um sistema especializado e automatizado. Dessa forma, os disparos são realizados de uma única vez, e para um grande número de contatos.

E tem mais: após esse envio é possível extrair relatórios sobre a taxa de entrega e de abertura, avaliando assim a eficiência da sua estratégia.

Ótimo Custo-Benefício

Se a sua rede de contatos é grande e você está aí pensando que essa ferramenta vai acabar pesando no seu bolso, temos uma boa notícia para te dar: cada disparo custa apenas alguns centavos. E, ao optar por pacotes com maiores quantidades de mensagens, esse preço pode reduzir ainda mais. Sendo assim, no fim das contas, seu negócio pode usufruir (e muito) dos benefícios do SMS Marketing com um baixo investimento.

Bom Alcance e Efetividade

A maioria das pessoas vivem grudadas em seus aparelhos eletrônicos, atentas a todas as notificações recebidas. Com o SMS não é diferente. Estudos apontam que esse canal pode chegar a 98% de taxa de abertura e que as mensagens são lidas pelos usuários em até 90 segundos (tempo médio). Dados estes que apenas reforçam o seu potencial nas estratégias de comunicação e relacionamento com o público.

Confira Algumas Dicas para Elaborar o seu SMS Marketing e Faturar Ainda Mais

Seja Objetivo

Descontos na primeira compra, condições especiais para datas comemorativas, frete grátis, alerta sobre reposição/lançamentos e tantos outros benefícios que o seu negócio tem a oferecer. Se tratando do foco voltado para as vendas, tudo isso pode muito bem ser explorado no SMS Marketing.

Mas, para que isso aconteça de forma correta, é preciso saber se comunicar com o seu público (e tudo em poucos caracteres). Por isso, vá direto ao ponto e estabeleça uma comunicação clara e objetiva, se atentando ainda ao tipo de linguagem que será utilizada (formal ou informal, conforme perfil do seu público-alvo).

Aposte em Uma Comunicação Personalizada

Como mencionado anteriormente, o envio do SMS Marketing pode ser feito de forma automatizada. Porém, isso não impede que você personalize suas mensagens enviadas (colocando o nome dos usuários, por exemplo). Inclusive, isso é uma ótima forma de gerar ainda mais proximidade com o seu público.

Aqui, inclusive, você pode aproveitar para fazer um acompanhamento detalhado de toda a jornada de compra do seu cliente, informando os status do seu pedido e demonstrando que você está de olho em todo processo.

Incentive o Engajamento

Muito mais do que mandar uma mensagem, é extremamente importante estimular o engajamento com o usuário para que você obtenha o retorno esperado com tal interação. Isso significa que você também pode combinar o SMS Marketing com outros canais de comunicação, como o WhatsApp, site, e-mail marketing, etc, uma vez que isso aumenta as possibilidades de contato com o seu negócio.

Envie Apenas para Quem Deseja Receber sua Mensagem

Todo mundo já recebeu algum SMS indesejado em algum momento da vida, não é verdade? E acredite: esse é o erro que o seu negócio não pode cometer em hipótese alguma. Isso porque se uma pessoa que não deseja receber a sua mensagem acaba recebendo-a, o sentimento de incômodo já começa a aflorar, fazendo com que se distancie cada vez mais da sua marca.

Dessa forma, antes de traçar uma estratégia de SMS Marketing, procure fazer uma pesquisa com a sua base de contatos. E entenda quem realmente possui interesse em receber informações sobre a sua empresa através das mensagens de texto. E mais: mesmo que o retorno seja positivo e os disparos realizados com certa frequência, dê a opção de opt-out, mostrando que eles podem solicitar a saída desse canal de comunicação no momento em que quiserem (o que pode ser feito em seu site, e-mail ou até mesmo no próprio SMS).

Ah, e por último, mas não menos importante (para nunca esquecer): respeite o horário comercial para o envio das mensagens (até porque vamos concordar que não tem coisa pior do que ser acordado com uma mensagem às 6h da manhã de um fim de semana, né?)

Faça Testes

Já imaginou seu cliente abrindo um SMS e, ao clicar no link inserido (que deveria ter sido direcionado para o WhatsApp da sua empresa, por exemplo), acaba caindo em uma área completamente diferente? Por isso a importância de se fazer testes antes do disparo oficial para a base de contatos.

Uma boa ideia é revisar todas as informações e fazer o envio de um único SMS para algum celular da própria empresa. Assim você consegue abri-lo e verificar a forma como o mesmo irá chegar até os usuários.

Analise os Resultados de Cada Ação

Após a comunicação criada, quantos contatos interagiram com a sua mensagem? Quantas solicitações de cancelamento foram recebidas? E o número de assinantes/pedidos, teve um aumento significativo? Monitorar esses dados a cada estratégia colocada em prática vai ajudar você a entender o que tem funcionado ou não para o seu negócio e, a partir disso, novas decisões poderão ser tomadas.

 

E aí, ficou com vontade de adotar essa estratégia para o seu negócio? Quer entender um pouco mais sobre o passo a passo para envio do SMS Marketing, bem como o funcionamento das plataformas automatizadas disponíveis para essa finalidade? Deixe suas dúvidas nos comentários, assim podemos trazer mais informações pra você!


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