Os 5 Erros de Marketing Digital mais comuns que você deve evitar


Erros de marketing digital

Listamos aqui, os erros mais frequentes que profissionais e empresas cometem, muitas vezes até sem saber

O Marketing Digital possui um universo dinâmico e repleto de possibilidades, que o torna um tanto quanto desafiador. Em busca de resultados, os profissionais do Marketing Digital desenvolvem novas estratégias e conceitos, que se renovam dia a dia. Fatores como mudança de comportamento do consumidor, concorrência, novas tecnologias e novas metodologias fazem com que erros sejam comuns na rotina desses profissionais.

Embora comuns, alguns desses erros não são toleráveis, e mesmo com todo o dinamismo do Marketing Digital, podem significar o insucesso na carreira de profissionais da área. Os erros a seguir, são prejudiciais para qualquer modelo de negócio que investe em marketing digital, e devem ser observados e evitados em qualquer estratégia.

05 Erros de Marketing Digital Mais Comuns

1. Iniciar uma Campanha Sem uma Estratégia Documentada

Uma estratégia bem elaborada e documentada é fator decisivo que pode fazer, ou não, com que uma campanha tenha sucesso. A falha em criar uma estratégia sem documenta-la, impossibilita que a empresa supere seus concorrentes. A Hubspot realizou uma pesquisa que mostrou que apenas 32% dos profissionais de marketing B2B estão dispostos a investir tempo na elaboração e documentação de uma estratégia de marketing. Caso os profissionais de seu concorrente faça parte desse 32%, essa é a oportunidade que você precisava para supera-lo.

2. Não Definir Claramente Quem São Suas Personas

Definir e a reavaliar suas personas é fundamental no Marketing Digital. Mesmo parecendo básico, entender de maneira profunda quem consome de sua marca aumenta consideravelmente as chances de sucesso de suas campanhas de Marketing Digital. Definir suas personas torna a empresa mais capaz em atender as necessidades de seus clientes, o que ajuda muito nas estratégias como um todo.

3. Falha ao se Relacionar com Seus Clientes Online

O Marketing Digital depende 100% da internet. Graças à internet, tanto clientes quanto os profissionais do desse nicho, podem aproveitar as oportunidades que as plataformas online oferecem para aumentar o grau de relacionamento entre cliente e empresa.

O mundo depende da internet, e ela influencia diretamente na decisão de compra de seus usuários. A grande maioria das pessoas que utilizam a internet, pesquisam sobre soluções, produtos e empresas antes de decidirem pela compra. Portanto, ter uma presença digital robusta, com avaliações e conteúdos relevantes para seus potenciais clientes, aumentam as chances de sucesso no ambiente online.

Procure responder avaliações e perguntas, independente da plataforma. É essencial estabelecer um relacionamento online para que as pessoas vejam a atenção que a empresa da aos seus clientes.

4. Investir Todo o Orçamento em Anúncios

Muitos profissionais do marketing acreditam que investir muito dinheiro em anúncios em determinada mídia seja o caminho mais curto para conquistar clientes. O que esses profissionais não sabem, é que no universo no Marketing Digital isso não é mais suficiente. Combinar anúncios com técnicas avançadas de Marketing Digital, como SEO e Marketing de Conteúdo, é mais eficiente e principalmente eficaz no longo prazo.

5. Não Analisar e Avaliar os Resultados

O sucesso de uma campanha de Marketing Digital está diretamente ligado os resultados gerais da estratégia.  Postagem em mídias sociais e posts em blogs, por exemplo, podem ser avaliados utilizando ferramentas como Google Analytics. Ter os números que medem o sucesso de cada postagem, pode fornecer indicadores de sucesso ou mudanças que devem ser feitas na campanha.

Porém, para qualquer negócio, o que importa mesmo é o retorno sobre o investimento, ou ROI. Saber exatamente qual o ROI de uma estratégia de Marketing Digital depende da integração das campanhas de marketing com as vendas. Ferramentas como a RD Station possibilitam que profissionais do marketing tenham acesso a esses números e possam tornar a estratégia cada vez mais lucrativa para o negócio.

Concluindo

Planejar, documentar e seguir uma estratégia elaborada de marketing digital é a chave do sucesso no Marketing Digital. Portanto, se você está começando nesse universo dinâmico e desafiador, esteja atento aos erros básicos que pontuamos nesse post, eles podem garantir o sucesso do seu negócio no universo do marketing digital.


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