Helpful Content System e EEAT: Novas Atualizações do Google que Precisa Conhecer

Se as suas estratégias têm sido voltadas para conquistar as primeiras posições no Google, fique atento ao Helpful Content System e EEAT!

Se as suas estratégias têm sido voltadas para conquistar as primeiras posições no Google, fique atento ao Helpful Content System e EEAT
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Que o maior mecanismo de busca vive passando por atualizações todo mundo já sabe. E, por mais que, muitas vezes, seja “cansativo” acompanhar e entender sobre cada uma delas, é preciso ter em mente de que todas são feitas com um único e exclusivo motivo: melhorar a experiência dos usuários, tornando os resultados cada vez mais satisfatórios.

Recentemente, por exemplo, duas atualizações do Google foram divulgadas: Helpful Content System e EEAT (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança). E, hoje, é sobre elas que você vai conhecer um pouco mais neste artigo.

Helpful Content System

O Que É?

Antes de mais nada, vale lembrar: em agosto de 2022 foi anunciado pelo Google o “Helpful Content Update”, uma atualização de conteúdo útil onde o principal objetivo era priorizar conteúdos originais, feitos de “pessoas para pessoas”. Contudo, esse era um sistema que impactava apenas os sites em inglês.

Agora, com o lançamento do Helpful Content System, realizado no início de dezembro do ano passado, temos uma mudança de cenário: todos os sites, independentemente do tipo de linguagem, passam a ser afetados com o novo recurso.

Já em relação à finalidade da atualização, a lógica continua sendo a mesma. Isto é, textos originais e relevantes, capazes de mostrar um valor a mais ao usuário, atendendo às suas necessidades específicas, ganham destaque nos resultados de pesquisa e se sobressaem aos conteúdos considerados de “baixa qualidade”.

Como Funciona?

Não existe muito segredo: o sistema possui um sinal que classifica, de forma automática, o conteúdo “bom” e o conteúdo “inútil” das páginas dos sites, apresentando aqueles que possuem alto potencial em agradar e atender as necessidades das pessoas.

Sendo assim, conteúdos repetitivos, com frases que não fazem sentido, erros de escrita ou até mesmo informações que não são de fato verdadeiras, passam a ser analisadas pelo sistema. Inclusive, os conteúdos feitos por inteligência artificial não ficam de fora dessa análise. E, uma vez que fatores como esses são identificados, o site passa então por uma penalização, caindo nas posições do buscador.

PS.: Quem avisa amigo é: esse é o momento ideal para fazer uma revisão no seu site e identificar conteúdos que devem ou não prevalecer na sua página. Afinal, qualidade é sempre melhor do que quantidade e o Google está de olho nisso.

Quais São as Principais Mudanças?

  • Funcionamento para sites de todos os idiomas;
  • Aprimoramento da classificação de conteúdo irrelevante;
  • Classificação automática com uso do Machine Learning;
  • Verificação de conteúdo recente e antigo para classificação;
  • Penalização de conteúdos feitos para “driblar” o mecanismo.

Helpful Content System: O Que é Preciso Fazer para Seguir as Regras do Sistema?

Tudo que a gente vive reforçando em diversos artigos publicados aqui no nosso blog: conteúdo autêntico focado no SEU PÚBLICO. Sem cópias, sem erros ortográficos ou de concordância e sem utilização de “clickbait”.

O foco é e sempre será a experiência. Portanto, cabe a você proporcionar a melhor possível ao usuário.

Google EEAT

Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust – EEAT

O Que É?

Se antes de apresentar os resultados de uma pesquisa ao usuário o Google faz uma avaliação da qualidade das páginas da Web, existem alguns conceitos nos quais ele se baseia. Conceitos estes que são: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. Ou seja, a sigla EEAT.

Antes da última atualização, feita no final de 2022, um dos “E” (o que diz respeito a Experiência), não existia.  Mas, a partir de agora, passa a ser um dos pilares mais importantes (se não o mais importante) para essa avaliação.

Como Funciona?

Aqui está uma breve explicação sobre como o Google avalia cada um desses conceitos nas páginas da Web:

Confiança: o quanto uma página possui informações verdadeiras, confiáveis e precisas. (Exemplo: um bom e-commerce precisa fornecer um sistema de pagamento seguro aos consumidores).

Expertise: o quanto uma página é reconhecida (como boa ou melhor) em uma determinada área. (Exemplo: uma pessoa que tem dúvidas sobre como preencher suas declarações fiscais, provavelmente será direcionada a um conteúdo produzido por um especialista da área de contabilidade).

Autoridade: a importância da figura de autoridade nas páginas. (Exemplo: sites de governos que aparecem nas primeiras posições quando a pesquisa é relacionada a leis, uma vez que se trata de um site oficial e com autoridade para falar sobre tal questão).

Experiência: o quanto a informação parte de alguém que realmente tenha vivenciado aquilo que está sendo dito, ou seja, que tenha experiência para falar sobre o assunto, seja em relação a algum produto ou viagem, por exemplo.

“Algumas situações em que realmente o que você mais valoriza é o conteúdo produzido por alguém que tem experiência de vida em primeira mão sobre o assunto em questão”.(Google via Google Search Central Blog)

Dessa forma, todos esses conceitos devem estar alinhados e em perfeita sintonia para conseguir um bom ranqueamento no buscador.

Dicas para Melhorar o EEAT do Seu Site:

  • Especifique de forma clara o que está sendo adquirido pelo consumidor;
  • Tenha canais de SAC ou Dúvidas Frequentes;
  • Inclua um espaço para avaliações e interações;
  • Busque por estratégias mais humanizadas;
  • Crie palavras-chave para reforço da sua marca;
  • Crie conteúdos de qualidade (com foco voltado somente para o seu nicho de atuação);
  • Compartilhe sua experiência pessoal dentro do assunto.

Na dúvida, é só lembrar: o destaque será dado a páginas relevantes e confiáveis, que gerem conexão com o usuário através de experiências reais. Portanto, suas estratégias de marketing digital e SEO devem ser adaptadas a esse modelo.

Novas Atualizações: Helpful Content System e EEAT

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