Não se engane! A headline ou título é uma das partes mais importantes do seu texto, seja ele um Artigo, um Anúncio, um Post ou qualquer outro tipo de conteúdo que você produza e no qual precise chamar a atenção do seu leitor.
Para você ter uma ideia, o título é a primeira e maior chance que você tem de chamar a atenção da sua audiência. É por meio dele que o leitor decidirá se clica ou não para ler o restante do material que ficou horas e dias produzindo.
Portanto, trabalhar headlines atrativas em anúncios, títulos de artigos, e-books e quaisquer ações de marketing é fundamental para chamar a atenção das pessoas e converter.
Neste artigo, você terá o que precisa para aprender a headlines poderosas.
Mas, o que é Headline?
Headline nada mais é do que o título de um conteúdo com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o clique. Muitas vezes, é criado de forma persuasiva e impactante.
A expressão surgiu das técnicas empregadas na construção de manchetes impactantes nas notícias da TV, revistas e jornais por todo o mundo, para atrair o leitor e causar interesse por aquele conteúdo.
Com o passar dos anos, a Headline ganhou espaço no mercado digital e, hoje, podemos encontrar em canais e formatos diversos.
Onde as Headlines são Utilizadas?
- Títulos de blog
- Títulos de materiais ricos
- Anúncios
- Vídeos
- Assuntos de e-mails
- Posts de redes sociais ou anúncios pagos
- Landing pages
- Páginas do seu site
- Páginas de captura
Fazer um bom título é a porta de entrada para que o lead possa se interessar pelo seu conteúdo e dar os próximos passos dentro da sua estratégia de marketing digital. Por exemplo, se esse artigo não tivesse uma boa Headline, provavelmente, teria passado despercebido por você.
Por Que Aprender a Criar Headlines Melhores?
Se ainda não se convenceu sobre a importância e o poder de uma boa headline, saiba que apenas 20% dos leitores, em média, ultrapassarão as headlines. E também que, diariamente, milhares de empresas, organizações e indivíduos publicam uma tonelada de conteúdo.
Ou seja, se o título não os atrair, eles continuarão a busca por um conteúdo mais chamativo.
Além disso, estudos comprovam que 44% da probabilidade de um usuário clicar em um anúncio (com imagem) no Feed de Notícias do Facebook está ligada à Headline do anúncio.
Se for um anúncio sem imagem, a relevância do título sobe para 95%.
Portanto, ignorar o potencial de uma headline faz você perder tempo criando um artigo, post ou anúncio que não vai gerar resultados.
Então, Como Criar uma Headline Irresistível?
Não há uma fórmula mágica. Entretanto, algumas estruturas são fundamentais no momento da criação de uma boa headline:
Conheça sua Persona
Uma dica de ouro e que vale para qualquer criação de estratégia de marketing e vendas é: saiba para quem você vai escrever.
Se você conhece o seu perfil de cliente, o seu tom de voz e a jornada de compra, fica muito mais fácil abordar no seu título o que vai chamar a atenção desse lead. Por isso, defina a persona ou o perfil ideal de cliente.
Neste sentido, entre as informações que você precisa entender da sua persona estão os problemas, dor, anseios, desejos, necessidades, objeções e quais benefícios ele busca.
Sabendo as respostas para cada um destes itens, fará com que fique mais fácil para você escrever algo que chame e prenda a atenção do seu possível cliente.
Não esqueça de alinhar o tom de voz. No momento que você descrever a sua persona, pense nos termos, no jeito e até mesmo nas gírias que ela em geral usa para se comunicar – use essas informações para formatar o tom de comunicação que vai fazer você se conectar com ela.
É importante observar que você não precisa mudar a maneira que escreve ou fala, mas sim se adaptar ao modo que o seu público espera que fale com ele.
Conheça a Jornada de Compra do Cliente
Esse é o segundo item mais importante para você criar bons títulos.
Isso porque, para cada fase etapa do funil, tanto a forma de escrever quanto as headlines serão diferentes, assim como a abordagem e o conteúdo em si também serão.
Dentro da jornada de compra existem cinco níveis de consciência e é nelas que você vai utilizar as informações do perfil ideal de cliente para criar conteúdos alinhados com as dores, problemas e desejos. Ou seja:
- 1º Nível – Inconsciente: Não sabem que tem um problema. As headlines servirão de alerta e demonstrarão um problema ao seu leitor.
- 2º Nível – Consciente do Problema: Sabem que tem um problema, mas não sabem que tem uma solução. Nesta etapa é preciso mostrar como resolver esse problema ou ensinar que existe uma solução por meio de um passo a passo, por exemplo.
- 3º Nível – Consciente da Solução: Sabem que tem um problema e sabem que existe uma solução. Aqui o leitor já sabe que ele tem um problema e que existe uma solução. Logo, as headlines precisam mostrar porque ele deve consumir este produto/serviço, o que vai mudar na vida dele depois utilizar a sua solução.
- 4º Nível – Consciente do Produto: Sabem do problema e da sua solução, mas acreditam que não é pra eles. Nesta fase, o desafio é criar headlines que façam ele reconhecer que você é a solução para o problema dele. Para isso, mostrar cases de sucesso é crucial!
- 5º Nível – Consumidor: Sabem do problema, da sua solução e que isso vai resolver o problema deles: Na última etapa, as headlines são para ajudar o leitor a quebrar as objeções e escolher o seu produto.
Explore o Desejo ou Dor do Seu Público
Isso quer dizer que um bom título é aquele que parece conhecer tão bem o leitor a ponto de apresentar uma solução a uma dor (dificuldade) que ele gostaria de resolver ou que traz algum benefício que ele deseja ter para si.
Ou seja, encontre aquilo que move a sua persona e explore na sua headline como o seu produto, serviço ou conteúdo pode resolver isso.
Utilize Gatilhos Mentais
Gatilhos mentais são mecanismos utilizados pelo nosso cérebro (de forma inconsciente) para acelerar o processo de tomada de decisão. É como se ele automatizasse algumas ações para se dedicar às escolhas mais complexas e evitar um esgotamento mental.
Apesar de muitas pessoas não acreditarem, os gatilhos mentais são poderosíssimos quando se trata de persuasão. Se você é uma delas, pense em quantas vezes você comprou algo pelo título prometer que se tratava de uma promoção por tempo limitado, por exemplo.
Gatilhos mentais são palavras que despertam determinados sentimentos no leitor, que o instiga a realizar uma determinada ação. Existem vários, porém, os mais utilizados e conhecidos são urgência, autoridade, razão, escassez, antecipação e prova social.
É importante observar que essa é uma ferramenta que deve ser utilizada com honestidade e nunca para enganar o público. Pois, o mais importante é fazer com que o público confie no seu produto e marca.
Neste sentido, se você fala que a oferta ficará disponível por apenas mais algumas horas, mas daqui semanas o público tem acesso a exatamente a mesma oferta, você perderá sua credibilidade.
Por isso, a próxima dica é…
Não Minta nas Suas Headlines
Obviamente, sua headline não pode fazer falsas promessas. Caso contrário, estará usando o chamado “Clickbait” (prática que traz quebra de expectativa para a audiência), no qual a pessoa clica esperando uma coisa, compra o produto e ao recebe-lo, percebe que não corresponde ao que foi prometido.
Isso pode gerar uma repercussão negativa para a marca, fazendo com que perca dinheiro por uma atitude boba e que pode ser evitado.
Portanto, seja verdadeiro com as suas promessas e prometa somente aquilo que o usuário terá ao comprar o seu produto.
Por falar em falsas promessas, existem algumas palavras e até mesmo frases que fazem os anúncios no Facebook Ads serem bloqueados, como: pílula, ganhe dinheiro, emagreça 10kg em 3 dias, renda extra, emagrecimento, dinheiro fácil, rápido, dentre outros.
Defina o Objetivo da Headline
É conversão? Captura de leads? É informação e engajamento?
Ao definir o objetivo para o conteúdo que está sendo preparado, fica mais simples criar uma headline efetiva. Você terá mais clareza em compreender qual conteúdo focar e qual título escolher.
Portanto, o objetivo é importante tanto para o seu título, quanto para o seu conteúdo. Isso porque, é com base no seu título que você vai escrever o seu conteúdo e ele sempre, mas sempre mesmo, precisa responder a promessa do seu título.
Além disso, você irá conseguir escolher os melhores gatilhos mentais para o momento e realmente despertar a emoção ideal no leitor.
Seja Objetivo e Claro
O ideal é buscar, de maneira clara e objetiva, mostrar qual a solução que o seu produto oferece.
Tente criar headlines que, em poucas palavras, você forneça todas as informações e soluções que o produto oferece. E não pode ser um benefício qualquer, precisa ser algo forte e que provoque um certo incômodo mental que desperte a curiosidade para saber mais.
Ou seja, quando o leitor bater o olho na sua chamada, ele precisa saber de cara qual é o benefício que ele vai ter em continuar consumindo aquele conteúdo.
Além disso, faça com suas headlines:
- sejam úteis para o seu leitor;
- criem senso de urgência;
- transmitem que seu benefício é único, e que ninguém mais tem;
- sejam ultra-específicas;
- mostre o benefício que ele vai ter; e
- mostre o problema que você vai resolver.
Seja Conciso e Crie Headlines Curtas
Headlines é apenas uma chamada, título ou linha de assunto e, por isso, não devem ser longas.
Você não precisa explicar nada. O objetivo delas é apenas chamar a atenção do seu possível cliente e fazer com que realize a ação desejada.
Neste sentido, utilize apenas as palavras que são essenciais para atrair e despertar a curiosidade do seu público.
Use Adjetivos
Não tenha medo de utilizar adjetivos nas suas headlines que potencializem ainda mais a ideia que você quer passar.
Esse é o momento de valorizar seu produto e essas palavras são mais fortes, pois ajudam a reforçar a ideia principal. Além disso, são mais atrativas e ainda deixam a promessa de venda mais palpável.
Os adjetivos também ajudam a criar imagens na mente do leitor. Aumentando as chances de verdadeiramente terem o conteúdo lido.
Use Superlativos
Quando adequado, utilize superlativos (palavras que aumenta ou engrandece ao ponto de se tornar uma ostentação: o melhor, o mais alto, etc.).
Entretanto, se você os usar quando não forem aplicáveis, gerará mais atenção que cliques.
Dirija-se ao Leitor como “Você”
Você já ouviu falar de marketing personalizado? É uma maneira de fazer com que o leitor sinta que todas as comunicações pareçam ser destinadas apenas a ele.
Por exemplo, você pode incluir o nome dos seus assinantes em seus e-mails em massa. Dessa forma, seu e-mail parece menos uma mensagem de marketing e mais uma mensagem de um amigo.
Observação: Você não precisa de nomes para personalizar um título, basta apenas utilizar a palavra “você”. É uma forma sutil de enviar uma mensagem para o leitor em particular.
Utilize Exemplos e Dados na Suas Headlines
As pessoas adoram provas. Portanto, uma ótima forma de chamar a atenção é por meio de dados e exemplos, que podem ser informações coletadas em pesquisas, cases de sucesso de pessoas que utilizaram a sua solução ou até personalidades que recomendam o método que você ensina.
A única regra aqui é que esses dados devem ser informações que despertam a curiosidade do leitor.
Compartilhe Benefícios Pessoais
Os títulos têm melhor desempenho quando transmitem um benefício pessoal e o diferencial ao leitor.
Faça uma Pergunta Engraçada, Incomum ou Crie Humor Brincando com Algumas Palavras
Incorpore uma dose de humor nas suas headlines, mas, se certifique de não ofender seu público se empregar sarcasmo ou inteligência como parte do título. Faça uma declaração ousada ou controversa.
Os trocadilhos costumavam ser uma boa opção, principalmente se transformar o título em um jogo de palavras, pois incitará a curiosidade imediata.
Incite a Curiosidade dos Leitores com Seu Título
As Headlines poderosas funcionam porque inspiram curiosidade. Por exemplo: “Que tipo de corredor você é?”, “Quais destes erros você está cometendo?” e “Você pode descobrir o profundo significado por trás deste quadrinho sobre mídias sociais?”.
O BuzzFeed faz isso muito bem e é conhecida por isso.
Inclua um Hífen nos Dois Pontos na Sua Headline
Parece bobagem, mas a pontuação é importante e faz muita diferença para atrair o interesse do leitor.
Hífens e dois pontos permitem que você divida seu título em duas partes. Você pode comunicar mais informações dessa maneira e organizar seu título para o interesse do leitor.
Sem contar que pode ajudar com o SEO, principalmente se você conseguir obter a palavra-chave principal no início do título. Dessa forma, terá mais chances de cliques e melhores classificações.
Use a Lógica
A lógica é um forte motivo para clicar e isso dá ao leitor uma desculpa para ver o que o artigo tem a oferecer.
Essa técnica é muito utilizada em listas e tutoriais. Alguns dos mais comuns são dicas, estratégias, lições e maneiras para melhorar algo.
Demonstre Emoções com Suas Headlines
É difícil, mas você pode ser feito.
Com poucas palavras você pode fazer com que seus leitores sintam uma emoção profunda, sejam positivas ou negativas, e isso é muito mais fácil se estiver escrevendo sobre um tópico emotivo.
Por exemplo, se for escrever um artigo sobre o uso de equipamentos de segurança, você pode falar sobre as consequências de não os utilizar. Isso desperta emoção, pois ninguém quer se machucar e o leitor quer também proteger amigos e familiares.
Utilize a Técnica dos 4 U’s
Os 4 U’s são títulos eficazes e simples:
- Único: Escreva seu título, use palavras únicas e verifique se ele não se parece com o das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Considere utilizar uma palavra que normalmente não seria combinada com o conteúdo que você criou.
- Ultra específico: Se aprofunde no assunto e traga uma headline que o leitor saiba exatamente o que ele ou ela receberá. Não tenha medo de usar palavras extras (mais do que 77 caracteres) ou até menos.
- Útil: parece óbvio, mas todo conteúdo que você escreve deve ter um propósito específico. Ele precisa contar uma história, fornecer valor e permitir que o leitor realize alguma coisa, seja atingindo uma meta ou resolvendo um problema.
- Urgente: Os títulos com prazo determinado podem funcionar bem, mas apenas por um curto período de tempo. Se você conseguir convencer seu leitor de que ele ou ela precisa agir agora, você terá feito bem o seu trabalho.
Baixar E-book: Landing Pages na Prática
Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!
A prática Leva a Perfeição
O título é fundamental para o sucesso de qualquer conteúdo a ser divulgado. Ele chama atenção e desperta a curiosidade do lead para o assunto que você deseja levantar.
Apesar de não existir uma receita, a gente espera que todas essas dicas te ajudam a criar headlines, assuntos e chamadas irresistíveis para as suas landing pages, e-mails, artigos e anúncios que convertam.
Na dúvida, coloque-se no lugar do leitor.
Agora, escreva nos comentários o que achou do artigo e se colocou em prática o que aprendeu aqui. E depois, não esqueça também de nos contar os resultados que obteve.