Co-Branding é para a Minha Empresa?

Depois de acompanhar esse artigo e entender todos os detalhes que envolvem essa estratégia, você mesmo vai estar pronto para responder essa questão!

Co-branding
Leitura de 7min

Em 2022, a Kopenhagen, empresa reconhecida pela fabricação de chocolates, se uniu à Vivara, rede de joalheria, para realizar o lançamento de um novo produto no mercado.

Se tratava de um ovo de Páscoa que recebeu o nome de “Ovo Deluxe Língua de Gato by Vivara”.

“Língua de gato” porque seu “design” foi inspirado em uma das coleções de chocolate mais famosas da marca, que também recebe esse nome.  

Agora, onde a rede de joalheria entra nessa história?

Eis aqui a explicação:

Quem comprava a edição especial desse ovo, ganhava um pingente de prata banhado a ouro da linha Life by Vivara que, inclusive, recebeu o formato de gato para combinar com toda a ideia proposta.

(Tá vendo só como as coisas se encaixaram no final?)

“Mas, por que duas marcas de segmentos distintos se uniram para dar vida a esse produto?”, “Quais são as vantagens que isso oferece a elas?”, “Seria interessante tentar algo nesse sentido para o meu negócio?”

Antes de mais nada, que fique aqui registrado o nome da estratégia utilizada nesse caso: co-branding.

E hoje é dia de tirar todas as suas dúvidas a respeito dela. Bora lá?

O Que é Co-Branding?

Trata-se de uma estratégia de marketing utilizada por empresas que desejam criar determinado produto, disponibilizar algum tipo de serviço ou proporcionar uma experiência, tudo isso em parceria, reforçando assim a sua própria marca e atingindo um público-alvo em comum.  

O exemplo, citado anteriormente, é apenas um dos inúmeros casos que podemos observar no mercado.

No ano de 2014, essa mesma estratégia foi utilizada pela Louis Vuitton e BMW. A intenção foi desenvolver e fabricar uma linha exclusiva de malas que se encaixavam perfeitamente em um dos modelos de veículo da BMW: o i8.

Também nesse ano, a Taco Bell estabeleceu uma parceria com a PepsiCo (empresa responsável pela comercialização do Doritos), dando forma ao chamado Doritos Locos Taco, que nada mais era que: doritos em formato de tacos. E sim, essa fusão foi um verdadeiro sucesso, com mais de 1 bilhão de produtos vendidos em apenas 3 anos.

Já em 2020, a Pringles, famosa marca de batatas, se juntou a premiada série de animação “Rick and Morty” e se inspirou em um de seus episódios/personagem (“Pickle Rick”) para criar nada mais nada menos que uma edição de batatas com sabor de picles. Inclusive, essa parceria rendeu até mesmo uma propaganda no Super Bowl LIV para divulgação da notícia.

O certo é que ideias como essas, quando feitas de forma bem pensadas e estruturadas, possibilitam uma série de vantagens para as marcas envolvidas. Vantagens que você confere bem aí no tópico a seguir.

3 Motivos para Investir em Co-Branding

1. Permite um Alcance Maior da Marca

Basta pensar por um instante: ao firmar uma parceria com determinada marca, o seu negócio também aparecerá para o público dela e para os mercados em que ela atua. Esse é um aspecto que ajuda a gerar ainda mais consciência de marca.

Lembre-se de que, aqui, o trabalho será voltado para duas bases de clientes, o que certamente surtirá efeito tanto no alcance quanto no impulsionamento das vendas.

Além disso, quando os clientes veem duas marcas respeitadas trabalhando dessa forma, em parceria, encaram aquilo que está sendo oferecido como algo positivo, de qualidade. Algo em que vale a pena confiar e investir.

2. Aumenta a Credibilidade no Mercado:

Quando você se une a uma empresa “querida” no mercado, ou seja, que possui uma boa reputação, pode muito bem aproveitar dos sentimentos de confiança e respeito que os consumidores depositam e demonstram a ela.

Afinal, se você está estabelecendo uma relação com essa empresa que já faz parte da vida dessas pessoas, consequentemente vão acreditar que o seu negócio tem muito a oferecer e que caminhar ao seu lado pode sim ser algo positivo a se fazer.  

Dessa forma, uma marca que, até o momento, poderia ser desconhecida para muitos, acaba se transformando em uma empresa de total credibilidade.

3. Proporciona mais Recursos para o Marketing:

Empresas que apostam no Co-branding unem seus orçamentos para tirar ideias do papel. Dessa forma, a estratégia possibilita que muitos outros recursos para iniciativas de marketing sejam gerados.

Inclusive, vale lembrar que, marcas pequenas, ao firmarem parcerias com companhias maiores, podem ainda aproveitar do poder de marketing que elas possuem (que, se comparadas a elas, é extremamente maior).

Por isso a importância de escolher bons parceiros antes de investir nessa estratégia. Quando a relação é consolidada da forma certa, o impulso para ambos os negócios é perceptível.

Dicas para Fazer um Co-Branding Eficiente

Avalie se a marca que você tem interesse em fazer a parceria possui aspectos semelhantes ao seu negócio. Mesmo que sejam segmentos completamente diferentes, é preciso que um vínculo ou complemento seja estabelecido. Caso contrário, pode acabar gerando uma confusão na mente dos consumidores e resultando em conflito.

O público-alvo também merece atenção! Para não correr riscos de que a parceria seja mal vista ou mal sucedida, é necessário que apresentem uma relação entre si.

Certifique-se de que as estruturas também estejam alinhadas. Isto é, se vocês possuem a capacidade de lidar com um ritmo de produção acelerado, caso a demanda seja alta. Em outras palavras: é preciso estar preparado para “bancar” a ideia proposta. Por esse motivo, também é importante estabelecer metas e objetivos.

Assim que a parceria estiver firmada, capriche na criação da campanha e divulgação. Isso é essencial para despertar a atenção e o interesse do público sobre o produto, serviço ou experiência, incentivando a realização da compra/contato.

E aí, agora que você entendeu mais sobre o assunto, já tem uma resposta para a pergunta que dá nome a esse artigo, certo?  

Porque sim, o seu negócio pode muito bem apostar nessa estratégia e colher resultados positivos. Basta encontrar o parceiro certo e embarcar nessa experiência de sucesso!


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