Como Criar um Case de Sucesso

Quer gerar mais leads para o seu negócio e conquistar cada vez mais clientes? Confira os benefícios e dicas importantes para construir o seu case de sucesso!

Case de Sucesso
Leitura de 8min

Também conhecido como estudo de caso, o case de sucesso nada mais é do que uma forma de pesquisa ampla e detalhada sobre determinado tema. Ou, em outras palavras, a apresentação de uma história na qual um cliente real obteve resultados satisfatórios com algum produto ou serviço de uma empresa.

Geralmente é utilizado como um argumento de venda, uma vez que consegue despertar interesse e transmitir confiança às pessoas que o consomem, transformando-as, muitas vezes, em novos clientes para o negócio.

E Acredite: Os Benefícios de Ter um Case de Sucesso Não Param Por Aí!

Empresas que investem nesse tipo de conteúdo não só influenciam a tomada de decisão dos consumidores, como também se diferenciam da concorrência, mostrando que possuem capacidade de solucionar problemas de forma eficiente. Tudo isso com base em resultados e relatos de quem realmente passou por essa experiência.

Portanto, caso você esteja pensando em adotar essa estratégia para a sua empresa, é só vir com a gente conferir o passo a passo a seguir!

Planejamento do Case de Sucesso
Planejamento do Case de Sucesso

Quais São as Etapas de Montagem do Case de Sucesso?


1. Planejamento

Se você realmente quer que a sua história desperte o interesse das pessoas, o ponto de partida para que isso aconteça é apostar em um planejamento muito bem definido. Sendo assim, três passos são extremamente importantes nesse primeiro momento:

  • Selecione Seus Melhores Projetos 

Sabe todos aqueles projetos que foram concluídos com sucesso e arquivados aí na sua empresa? É hora de revisitá-los com total atenção e fazer uma seleção bem criteriosa. Ou seja, escolher aqueles que realmente tiveram um retorno positivo para o seu cliente. (Só de ler isso, aposto que muitos deles já vieram a sua mente, né? E acredite: se te marcaram a ponto de serem lembrados com tanta facilidade, pode ter certeza de que um deles é a escolha ideal para o seu case).

Mas, de toda forma, não custa reforçar: dê preferência aos trabalhos que geraram grande repercussão no mercado, ou que tiveram um faturamento acima do esperado ou que renderam muitos elogios, por exemplo. Em resumo: algo que mostre como o serviço prestado impactou positivamente o negócio do seu cliente.

  • Faça um Brainstorm

Já ouviu aquele ditado de que duas cabeças pensam melhor do que uma? Pois é! Agora imagine uma equipe inteirinha. (Bem melhor, né?). E isso é algo que você pode aproveitar durante essa fase de planejamento: reunir todos os colaboradores e fazer um brainstorm a partir dos projetos selecionados inicialmente.

Peça ajuda para que todos destaquem os pontos mais marcantes de cada projeto e avalie quais deles receberam mais considerações. Assim você conseguirá eliminar os que não são vistos como tão relevantes.

  • Defina o Projeto e Faça Contato com o Candidato

Após a dinâmica mencionada acima, provavelmente o projeto que será transformado no seu case de sucesso estará muito bem definido. Sendo assim, o próximo passo é entrar em contato com o cliente em questão convidando-a a participar da construção dessa história. Afinal, seu depoimento será essencial para fazer com que esse material tenha ainda mais valor.

Em caso de um retorno positivo, você deverá então realizar uma entrevista com o auxílio de um roteiro bem estruturado que seja capaz de explorar os detalhes dessa experiência. Lembrando de que três elementos são fundamentais:

  1. Problemas: dificuldades encontradas no negócio antes de conhecer a sua empresa;
  2. Solução: quais estratégias foram usadas na tentativa de resolver tais dificuldades;
  3. Resultados: o que foi alcançado ao fim do processo, bem como as transformações que surgiram ao longo do tempo.

2. Desenvolvimento do Case de Sucesso

Com todo o material em mãos, é chegada a hora de montar a estrutura do seu case de sucesso. Para isso, você deve selecionar tudo aquilo que for relevante para a história que deseja contar.

De acordo com o formato escolhido (texto, vídeo, podcast, imagens e gráficos, posts nas redes sociais, etc), defina quais dados serão abordados primeiro e comece a pensar em um storytelling, lembrando de introduzir o cliente ao contexto, apresentar seus problemas, mencionar a ajuda da sua empresa e destacar seu momento de superação.

E atenção: o foco deve ser o cliente e a sua empresa um elemento de solução de conflitos que entra na narrativa mudando o rumo da história. Apostando nisso, será possível criar uma conexão emocional com a sua audiência, despertando assim a identificação do público.

Caso de Sucesso Divulgação
Invista na divulgação do seu Case de Sucesso


3. Ação

Agora que o seu case de sucesso já está todo montado e pronto para ser lançado ao mundo, o passo final dessa trajetória é investir na divulgação desse conteúdo. Por isso, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa de forma estratégica:

  • Crie uma área específica no site da sua empresa

Desenvolva uma área específica em seu site para a publicação dos seus cases de sucesso, de modo que fique bem visível ao público. Assim os visitantes que estiverem navegando pela página poderão acessar com mais facilidade, conferir o conteúdo e vir a se tornar potenciais clientes do seu negócio.

  • Crie blog posts

Se você já tem o costume de criar conteúdo para o blog da sua empresa, aproveite para apresentar o seu case de sucesso neste formato. Ou, se preferir, pode usá-lo como uma ferramenta ilustrativa que combine com o tema abordado no momento.

  • Invista em anúncios segmentados

Sim, uma boa solução para potencializar seu case de sucesso é a chamada “mídia paga”, já que a partir dela você consegue segmentar com precisão o público para qual o seu conteúdo deve chegar (ou seja, potenciais clientes). Além disso, a segmentação dos links patrocinados com palavras-chave usadas no fundo do funil de vendas também pode ser utilizada nessa estratégia.

Diz aí: ficou com vontade de criar um case de sucesso para a sua empresa?

Com vasta experiência no mercado de marketing, nós podemos te ajudar a contar essa história inspiradora da melhor forma possível!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!


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