Marketing: O Que Esperar em 2023?

Confira as tendências e previsões do mercado para o ano que está por vir e comece a pensar em estratégias para o seu negócio

Tendencias de marketing 2023
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Os chamados “vídeos curtos” deixaram sua marca neste ano que está chegando ao fim, superando a criação de conteúdo centrado em imagens estáticas e possibilitando uma comunicação mais agilizada. Recurso que, inclusive, passou a ser explorado por muitas marcas em seus planejamentos de marketing para atender as expectativas do consumidor.

E pode acreditar: isso é algo que não será muito diferente no próximo ano. Afinal, espera-se que cada vez mais empresas ofereçam experiências compatíveis com o desejo do seu público. Prezando, claro, pelos aspectos relacionados à humanização, proximidade e identificação.

Lembrando ainda que esses fatores não devem marcar presença apenas na forma de comunicação. Muito pelo contrário: tanto o processo de atendimento, quanto o relacionamento e, principalmente, o pós-venda, precisam levar tudo isso em conta para ter a capacidade de fidelizar e atrair um número maior de clientes.

É justamente nesse ponto que estratégias para fazer com que eles permaneçam ao lado da sua empresa pelo máximo de tempo possível são mais do que bem-vindas.

Campanhas de cashback, campanhas digitais e campanhas de assinatura (com foco nos consumidores que têm poder de compra maior e naqueles que preferem não gastar muito), por exemplo, provavelmente continuarão sendo muito utilizadas em 2023.

De forma geral, é como sempre falamos e reforçamos por aqui: o consumidor estando à frente do seu negócio e as suas estratégias estando de acordo com o comportamento desse público, trilhar o caminho certo se torna um processo mais “fácil”.

Mas é claro que um olhar voltado para as tendências da mídia também se faz necessário. Portanto, no tópico a seguir você confere informações importantes sobre as cinco principais tendências apontadas pelo Media Trends & Predictions 2023, relatório de mídia da Kantar.

5 Tendências para a Mídia em 2023

1. Futuro da Visualização

A diversificação dos modelos de negócio foi algo que chamou a atenção em 2022, principalmente com os novos meios comerciais explorados pelas plataformas de assinatura de Vídeo Sob Demanda (VOD), após sentirem o pós-lockdown e inflação de preços.

Inclusive, este Vídeo Sob Demanda, junto a televisão linear, trouxe um novo equilíbrio para as estratégias de fornecimento de conteúdo diversificado, ajudado pelo crescimento da TV Conectada (ou seja, TVs com acesso à internet) e da entrega de conteúdo pela internet.

É por isso que, para 2023, o Media Trends & Predictions 2023 aponta que os profissionais de Marketing continuarão investindo em vídeo online, streaming e mídias sociais. Mas, com a entrada de novos canais, os orçamentos – e as audiências – se dividirão ainda mais, sem contar ainda que o mercado se afastará das estratégias de lançamento de uma só vez e da compulsão por novos conteúdos para maximizar as receitas.

2. Impacto da Inflação

Os impactos da inflação trazidos pela pandemia da Covid-19 foram sentidos por pessoas, negócios e, claro, pela mídia e o marketing, uma vez que esses setores estão diretamente relacionados com a forma de comportamento e consumo da sociedade.

A redução do poder de compra, o aumento nos gastos da mídia de assinatura e a alta dos custos de publicidade em determinados canais deixam isso cada vez mais evidente.

Contudo, os dados do Media Trends & Predictions 2023 ainda apontam que o momento certo para investir é agora, já que muitos consumidores estão aceitando mais a publicidade (e só pra pegar um gancho nisso aqui, você viu que recentemente a Netflix lançou um plano “mais em conta” com anúncios? Isso só comprova o que estamos falando por aqui).

Além disso, com a alta dos custos, o conteúdo financiado também está mais palatável, logo é um momento oportuno para introduzir camadas financiadas para limitar a rotatividade sensível ao preço.

3. Evolução do Uso dos Dados

Quem acompanha as publicações aqui no nosso blog e conferiu o artigo a respeito do fim dos cookies sabe que, a partir do próximo ano, o Google deixará de dar suporte, em seu navegador Chrome, para todos os cookies que não sejam de sua responsabilidade (de terceiros).

O desligamento completo está previsto para a segunda metade de 2024, o que significa que as empresas ainda têm um certo tempo para se prepararem. Inclusive, nesse artigo publicado, mencionamos como a Segmentação Contextual pode ser uma solução eficiente para suprir a demanda dos cookies.

Mas, além dela, os sistemas de segmentação baseados em proxy também podem ser experimentados.

4. Desenvolvimento de Novas Tecnologias

Netflix, Disney, Prime Video, HBO, Star+, GloboPlay… todas essas plataformas de streaming fizeram com que as TVs Conectadas se popularizassem ainda mais nos últimos anos. E, para os próximos, não é esperado um movimento diferente.

A previsão é de que o setor cresça quase US$ 30 bilhões até 2024 e que novas funcionalidades sejam desenvolvidas, como a capacidade de publicidade endereçável, entre outros aspectos que permitirão a expansão do seu alcance.

5. O Caminho para o Zero Líquido

Ondas de calor, secas, inundações e tantos outros impactos causados ao ambiente, mais uma vez, tiveram destaque neste ano de 2022, aspectos que vêm emitindo um sinal de alerta para todas as esferas da sociedade.

Setores de mídia e marketing, por exemplo, estão tentando reduzir o impacto de carbono do desenvolvimento, produção e execução de publicidade a um zero líquido. Mas, no próximo ano, a expectativa é de que os consumidores também façam a sua parte, como também aponta o Media Trends & Predictions 2023.

De acordo com o estudo, boa parte da população diz estar preparada para investir tempo e dinheiro para apoiar as empresas nesse sentido e 42% das pessoas já deixaram de comprar produtos ou usufruir de serviços devido ao seu impacto ambiental.

Como Fazer com que o Seu Negócio Explore essas Tendências no Próximo Ano e Evolua Cada Vez Mais?

Antes de mais nada, é preciso sentir o mercado e, depois, colocar em prática estratégias eficientes que vão de acordo com o comportamento observado do consumidor.

Estratégias estas que, só mesmo quem acompanha as mudanças da área de mídia e marketing será capaz de oferecer.

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