Basta observar no seu dia a dia o comportamento atual das pessoas, para entender a importância de ter uma presença digital bem planejada. Na fila do banco, no ponto de ônibus e até quando é proibido, como no trânsito, as pessoas estão 24h por dia conectadas a internet.
A facilidade que os smartphones trouxeram fez com que o ser humano mudasse seu comportamento. Hoje, existe a possibilidade de seu cliente comprar um produto da sua marca enquanto está aguardando ser atendido pelo dentista.
E sem dúvida alguma, se sua marca não disponibiliza essa possibilidade, seu negócio está perdendo uma boa fatia de mercado.
O que você precisa saber antes de iniciar o planejamento de sua presença digital
Primeiramente, é importante saber que a presença digital de um negócio não se limita a ter um site e uma página em redes sociais. O entendimento de que, basta criar um site em qualquer plataforma e uma página no Facebook para considerar que o negócio tem uma presença digital é um erro.
A presença digital depende de um processo de pesquisa, planejamento e entendimento do seu negócio e seu público-alvo no ambiente online. O planejamento deve ter o objetivo de iniciar um trabalho de comunicação relevante para os interesses de seus clientes ou potenciais clientes.
Antes mesmo de criar um site, é importante entender como seus potenciais clientes se comportam na internet. O desenvolvimento de um site depende de muita pesquisa e planejamento para que ele realmente tenha capacidade de atrair pessoas e gerar negócios.
Inicie o projeto da presença digital do seu negócio em cima de muita pesquisa. Busque entender como seus concorrentes estão atuando no ambiente online, quais ferramentas devem fazer parte do projeto e, principalmente, busque um parceiro especializado no assunto para auxiliar no planejamento e na execução do projeto.
As empresas que desejam iniciar um projeto para uma presença digital eficaz devem considerar ao menos as seguintes ferramentas:
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Website
Após muita pesquisa é hora de “por a mão na massa”. O primeiro passo do projeto deve ser o desenvolvimento do website da empresa, esclarecendo quais são seus produtos ou serviços e destacando sobre porque sua empresa foi criada.
Pense no website como a vitrine da sua empresa. Coloque seu portfólio, cases de sucesso, soluções que seu serviços ou produtos atendem e outras informações que sejam relevantes ao seu público alvo.
Busque desenvolver o site em uma plataforma de fácil usabilidade, tanto para facilitar sua gestão quanto para a navegação do usuário. É fundamental que essa plataforma possibilite que seu site seja responsivo, ou seja, que ele possa ser visualizado em qualquer dispositivo, desktop, notebook, tablet ou smartphone.
Além disso, lembre-se de otimiza-lo com as melhores técnicas de SEO, sem elas dificilmente os buscadores apresentarão seu site quando seus cliente estiverem buscando pelos seus produtos ou serviços.
Outra dica importantíssima é incluir um Blog em seu site. Através dele, sua empresa pode estabelecer um relacionamento de confiança com seu cliente. Além de possibilitar que sua marca se torne autoridade para quem busca informações sobre seus produtos ou serviços. Lembrando sempre de planejar conteúdos baseados em técnicas de SEO, sem elas seus posts de blog nunca aparecerão nas buscas de seus potenciais clientes.
Google Meu Negócio
Parece básico, mas é comum buscarmos sobre uma empresa no Google e verificar que essa empresa não possui cadastro no Google Meu Negócio. Nesse caso, o endereço dessas empresas não fica disponível para os usuários no mapa do Google, e por experiência nossa, faz uma grande diferença.
Por isso, é importante criar e manter sempre atualizado o Google Meu Negócio de sua empresa. Lá os usuários poderão buscar informações como seu endereço, horário de funcionamento, imagens e até avaliações de seus clientes, que são fundamentais na tomada de decisão dos usuários.
Redes Sociais
Atualmente, as pessoas passam grande parte de seu tempo nas redes sociais. O número de acessos disponibilizados por ferramentas como YouTube e Facebook são impressionantes, e isso torna essencial estar presente nessas plataformas.
Mais uma vez, pesquise a respeito da plataforma, entenda como os usuários se comportam em cada uma. Procure entender que tipo de conteúdo é mais consumido e como sua empresa poderia aproveitar esse interesse dos usuários em benefício da marca.
Planeje como sua marca deve atuar em cada plataforma. Defina se as ações no Instagram serão focadas nos bastidores da empresa, se o Facebook servirá basicamente para branding e relacionamento informal com seus clientes ou se o seu canal no YouTube disponibilizará vídeos de como utilizar seus produtos.
Links Patrocinados
Links patrocinados são fundamentais para quem deseja gerar negócios online. Ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads são capazes de direcionar seu investimento em publicidade de forma segmentada. Ou seja, diferente da publicidade offline, seus anúncios irão atingir apenas as pessoas com características e potencial que você definir como ideal.
O ambiente digital permite que suas campanhas alcancem as pessoas certas. E, além de direcionar seus investimentos para quem realmente interessa, essa campanhas são facilmente mensuráveis. Isso tudo torna o investimento mais assertivo e de fácil otimização.
Concluindo
O comportamento dos compradores mudou, e com ele o marketing também vem sofrendo mudanças drásticas. A internet se tornou o principal mecanismo de busca quando uma pessoa inicia uma jornada de compra. Além de procurar pelo produto ou serviço, essas pessoas pesquisam a respeito e buscam o que mais lhe trará satisfação.
Neste post abordamos o básico para quem pretende iniciar sua presença digital. Mas existem diversas outras ferramentas de marketing digital poderosas e que trazem resultados comprovados. Metodologias como o Inbound Marketing vem mostrando que a capacidade da internet pode surpreender e ainda tem muito para ser explorada.
Se sua empresa ainda não possui uma presença digital, comece o quanto antes. Ter uma presença online de qualidade é um processo longo, que exige planejamento e que principalmente, deve ser visto como um projeto a longo prazo. Nesse caso, mais do que em outras questões que envolvem um negócio, procure não “tapar o sol com uma peneira”.