ROI: o que é e por que você precisa se preocupar com isso


Retorno sobre investimento marketing digital

Entenda como a análise de resultados pode se tornar grande aliada para guiar os investimentos da sua empresa.

Se você é um empreendedor, certamente sabe o que é ROI, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment). Se este termo é bem usual no seu dia, você está fazendo isso certo! Quando falamos nos investimentos realizados por uma empresa, é imprescindível analisar quais resultados cada um deles está trazendo. Mensurando o ROI de cada ação, é possível evitar, principalmente, o desperdício de recursos.

Dentre as estratégias de um negócio, as de marketing e vendas ocupam lugar de destaque. Talvez por serem as mais palpáveis em termos contábeis. Os resultados são as informações mais preciosas que uma empresa tem em mãos, sejam eles bons ou ruins. E para aproveitá-los de maneira consistente,  é preciso olhar para dentro. Conhecer as nuances e potenciais dos projetos internos é fundamental para não caminhar no escuro.

Neste sentido, um bom plano de marketing digital pode se tornar o grande aliado métrico da sua administração. A disponibilidade de ferramentas de rastreamento de tráfego – e também do comportamento das pessoas que circulam pelo ambiente digital – nos apresenta um novo mundo de possibilidades para a análise e direcionamento de esforços. E a previsibilidade a partir de desempenhos recorrentes aponta caminhos seguros – especialmente quando precisamos decidir para onde direcionar investimentos.

A internet é  extremamente mensurável e traz números diretos. Mecanismos de análise de dados como Google Analytics, RD Station, gerenciadores de redes sociais e de anúncios pagos de diversas naturezas, integrações com CRMs e outros geradores de relatórios fornecem dados em tempo real.  A precisão destes dados para o cálculo do ROI, cumpre um papel importante na construção de estratégias, tanto no ambiente digital, quanto offline.

Através do marketing digital, é possível realizar a condução de um funil de vendas, direcionando os prospects para a compra a partir de ampliações planejadas das informações. O inbound marketing (ou marketing de atração), por exemplo, direciona mais tráfego para um website, a fim de gerar leads. Estes, nutridos com conteúdos especiais, tornam-se clientes. Com os números de clientes conquistados em mãos, associados aos dados de ticket médio e margem de lucro, é possível medir todos os aspectos dos esforços.

Não importa o que a sua empresa pode fazer para cruzar dados e realizar cálculos de retorno, o mais importante é manter o foco neste controle. Isso pode ser feito de forma simples, como através da inserção de dados de vendas em seu controle de marketing, elaborando relatórios manuais, ou utilizando recursos mais sofisticados para conectar o seu sistema CRM às informações marketing. O importante é medir – e estabelecer novas metas na medida em que os resultados são alcançados.  

Então, vamos aprender como calcular o ROI?

Resumindo, a métrica do ROI apresenta, através de uma taxa de retorno, quanto um investidor ganhou (ou perdeu) em uma ação. Inicialmente, subtrai-se o ganho obtido pela receita investida. Em seguida, dividimos esse resultado pela receita. Lembrando que, o lucro do investimento não é o valor total ganho com estas vendas e sim, a margem de lucro sobre cada venda.

A fórmula fica assim:
Cálculo do ROI

Então, se uma campanha de Facebook rende R$1000,00 de lucro líquido em serviços/produtos vendidos e o investimento inicial foi de R$100,00, temos:

(1000,00 – 100,00) / 100,00 = 9

Então, o retorno sobre o investimento foi nove vezes maior que a verba investida. Como tratamos o ROI em forma de porcentagem, multiplicamos este resultado por 100. Assim, neste exemplo, o ROI foi de 900%.

O cálculo do ROI pode auxiliar a administração da sua empresa de várias formas, permitindo:

– Evitar desperdício de verbas, direcionando investimentos seguros;  
– Planejar  metas com base em resultados reais;
– Avaliar de que forma ações e investimentos contribuem para resultados;
– Auxiliar os processos de tomada de decisões, com base em números;
– Aumentar retornos com base em metas;
– Validar um prazo de retorno e as previsões de resposta de cada um.

Gostou deste conteúdo sobre o que é  ROI? Aproveite para ver uma situação prática de cálculo

baixando o nosso infográfico.

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