Para o gestor de uma empresa, saber os resultados alcançados pelos seus investimentos é fundamental. E definir quanto deve ser investido em cada departamento é ainda mais importante! Assim como todos os outros investimentos, é muito importante definir também o quanto investir em marketing digital.
Toda empresa adota um método para planejar seus investimentos, mas como falamos neste post, existem algumas formas de saber o quanto investir em marketing, por exemplo. É claro que não existe fórmula pronta. Mas seguir algumas diretrizes auxiliam, e muito, para a assertividade na definição de um orçamento.
Sabendo que investir em marketing não significa exatamente investir em marketing digital, resolvemos fazer esse conteúdo para auxiliar você. Entenda a seguir o quanto do seu investimento em marketing deve ser destinado ao marketing digital.
Quanto Devo investir em Marketing Digital
Os investimentos em marketing são distribuídos por todos os canais de comunicação da empresa. E um desses canais é o marketing digital. Por isso, esse canal deve prever um orçamento específico. E por se tratar de um canal com fácil mensuração, o marketing digital é ideal para as empresas que buscam mensurar o desempenho de suas campanhas de marketing e o retorno sobre o investimento (ROI) dessas ações.
Assim, para definir de forma clara o valor a ser investido em marketing digital, é importante analisar previamente qual será o investimento em marketing. É a partir da definição do orçamento que será destinado ao marketing. E determinar quantas fatias desse bolo serão destinadas ao marketing digital.
Baixar Infográfico: Calculando seu Orçamento de Marketing
Calcule o quanto a sua empresa deve investir. Levante os dados, pegue sua calculadora e vamos começar!
Cada negócio possui um potencial online diferente. Elabore um gráfico simples para entender qual é a previsão dos meses que virão. Faça isso com base em seu histórico de ações. Observe se existe um padrão, quais são os meses de maior desempenho. E, em paralelo, quando as ações não se desempenharam como o esperado.
Para aqueles que nunca investiram em marketing digital, é importante considerar que as empresas que iniciam nesse ambiente, precisam investir um pouco mais. Afinal, quem já está lá há algum tempo, já é reconhecido. Quanto mais madura uma estratégia, melhores são resultados, pelo tempo de otimização do trabalho.
Falando sobre Números
Mas agora vamos falar em números. Se você leu os conteúdos acima, sabe que as empresas investem de 6% a 20% de seu faturamento em marketing. Geralmente, 6% para empresas que estão estabelecidas no mercado, e até 20% para empresas que estão se lançando.
Vamos lá: falando na prática, se sua empresa está se lançando no mercado com a expectativa de faturar R$100 mil/mês, seu orçamento de marketing deve girar em torno de R$ 20 mil/mês.
Mas se sua empresa não é um e-commerce, ou não possui um produto que pode ser vendido online, quanto desse orçamento deve ser destinado ao marketing digital?
Sabe aquela história de não querer reinventar a roda? Existem diversos levantamentos que apontam o quanto as empresas estão destinando do orçamento de marketing para o marketing digital. Segue um desses levantamentos:
Observe como o mercado vem se comportando. Atualmente, cerca de 44% do orçamento em marketing está sendo destinado ao ambiente digital. Levando em conta o cálculo que foi feito anteriormente, se seu orçamento destinado a investimento em marketing é de R$20 mil, você deve destinar R$ 8,8 mil para os esforços digitais.
Se fizermos uma análise mais profunda, observamos que a fatia de investimento em marketing destinada para se investir em marketing digital vem aumentando, ano a ano. Além disso, podemos observar que os smartphones vêm ganhando terreno, levando cerca de 30% dos investimentos em marketing digital. E isso é uma realidade mundial.
A percepção que temos, e que é compartilhada por muitos especialistas, é que em poucos anos o marketing digital ultrapassará 50% do orçamento destinado ao marketing. Isso com base no histórico atual. Esses números e previsões tendem a mudar ano a ano, e essa porcentagem deve crescer consideravelmente.
Concluindo
Novamente, sabemos que cada negócio deve se planejar de acordo com seu mercado. A padaria próxima de sua casa trata o seu planejamento de forma diferente do e-commerce de utilidades que você segue no Facebook. Mas todo negócio deve destinar parte de seu orçamento e esforços em marketing ao ambiente digital, ou alguém o fará antes.
Ainda não sabe como ou quanto investir em marketing digital e gostaria de uma consultoria para planejar os seus investimentos? Conte com a gente!