Você Sabe Como Atrair o Consumidor 4.0?

Depois de conferir algumas dicas neste artigo, pode ter certeza de que vai estar mais do que preparado para se aproximar do consumidor 4.0 e evoluir o seu negócio!

Consumidor 4.0
Leitura de 8min

Qualquer empresa que realmente deseja manter suas portas abertas precisa entender a importância de acompanhar os hábitos e os desejos do consumidor. E sim, eles mudam a todo momento!

Será que você se lembra daquele consumidor 1.0, que se preocupava apenas com a solução que determinado produto trazia à sua vida?

O processo de evolução foi tanto, principalmente pela facilidade de informações trazidas com o avanço da tecnologia, que isso pode muito bem ter fugido da sua memória. Mas sim, ele existiu!

O certo é que com o tempo a exigência aumentou e fez com que chegássemos até o cenário atual: o consumidor 4.0 que exige personalidade e proximidade com os valores da marca e deseja um relacionamento mais próximo pelo digital.

Mas calma que a gente te explica em detalhes as características desse consumidor bem aí em seguida.

3 Características que Definem o Consumidor 4.0

Estão Sempre Atentos às Opiniões de Pessoas Reais

O consumidor 4.0 é o tipo de pessoa que gosta de compartilhar suas próprias opiniões sobre um produto ou serviço. Por esse motivo, antes de finalmente se decidir sobre uma compra, também vai em busca de outros consumidores 4.0, analisando suas avaliações (sejam elas em sites, redes sociais, etc) a fim de entender suas experiências.

Aqui, ao contrário do que acontecia antes, não é a opinião do especialista que importa, mas da pessoa real, que já teve seu momento de contato e teste com o produto.

Podemos dizer então que se trata de um consumidor autônomo, que não mede esforços para ir atrás de informações sobre as empresas que têm interesse.

Vivem em Busca de Identificação

Além de prezar pela qualidade, o consumidor dessa nova geração quer se sentir parte da marca. Em palavras mais claras: quer ter a certeza de que os valores defendidos por ela também combinam com os seus.

Pessoas que defendem o cuidado com o meio ambiente, por exemplo, estão sempre buscando por empresas que baseiam seus princípios na sustentabilidade. Da mesma forma, àquelas que são defensoras dos animais, obviamente não vão querer comprar o produto de uma empresa que realize testes voltados a eles.

Inclusive, é sempre bom lembrar que quando essa sensação de pertencimento é estabelecida, o consumidor 4.0 não vai sequer se importar de pagar um pouco mais pelo produto.

Esperam que o Suporte Seja Dado em Tempo Real

“Ter que ser paciente” é algo que não existe no mundo do consumidor 4.0. Para ele, a solução precisa chegar de forma prática e rápida.

Dessa forma, se procuram informações ou desejam resolver problemas, esperam que isso seja feito no menor tempo possível.

É por isso que, hoje em dia, muitas empresas acabam recorrendo às ferramentas digitais automatizadas para conseguir suprir essa necessidade, como os chamados “chatbots“.

Sendo assim, caso ainda não utilize essa solução, fica a dica!

Avaliação dos consumidores

Agora, Eis a Pergunta Que Não Quer Calar: Quais São As Estratégias Para Lidar com o Consumidor 4.0?

Antes de tudo, vale reforçar: sua missão é fazer com que ele se torne um promotor da sua marca. Por isso, trabalhar em aspectos como esses podem surtir o efeito desejado:

Personalize os Serviços

Quando você conhece seus clientes bem a fundo, ou seja, tudo aquilo que gostam (ou não gostam) e tudo aquilo que esperavam da sua empresa, fica muito mais fácil alcançar bons resultados. Não só em questões de vendas, mas de toda a organização por trás do seu negócio (como a forma de comunicação, por exemplo).

Esse entendimento permite que as necessidades de cada um deles sejam antecipadas, uma vez que a partir das informações você consegue trabalhar em ações personalizadas, mostrando o quanto se importa em levar a solução que ele precisa.

A estruturação de uma pesquisa (a partir do momento que ele estabelece uma relação com a marca) e até mesmo de tempos em tempos é essencial para garantir o funcionamento dessa estratégia.

Marque Presença em Diferentes Canais de Comunicação

Lembra que o consumidor 4.0 está sempre ativo na internet? E se hoje existem diversas plataformas disponíveis, você também precisa estar presente nelas.

Comece fazendo um teste: definindo a sua persona e criando seu perfil em diferentes espaços. Com o tempo você saberá identificar em qual delas investir melhor, produzindo os conteúdos certos para atrair e conquistar clientes.

Invista em um Bom Layout para a Sua Empresa 

Tudo que é bonito chama a atenção! E, ao ver o seu negócio, o consumidor 4.0 espera ter uma boa impressão sobre ele.

Coisas simples, como manter um site bem organizado (com um layout bonito e chamativo, sessões de produtos bem definidas, etc) ou ainda uma rede social atualizada com bons conteúdos, são capazes de instigar o desejo de compra.

Ofereça um Espaço de Interação com a Sua Marca

Com isso você permite que os consumidores participem dos processos de decisão do seu negócio.

E olha que não precisa ser nada de outro mundo!

Você pode simplesmente criar um espaço para reclamações ou sugestões dentro do seu próprio site, por exemplo. Ou então criar páginas, formulários e pesquisas específicas para essa finalidade.

A partir desse retorno é possível avaliar o que tem funcionado e o que precisa de melhorias para entregar o que o público procura.

Um diferencial competitivo para se destacar ainda mais!

Aliado a esses aspectos, lembre-se também de investir em treinamentos constantes com a sua equipe de trabalho para repassar os feedbacks recebidos e, a partir deles, aprimorar as formas de atendimento.

Caso o seu foco de trabalho seja voltado tanto para o online quanto para o offline, fundamentar uma estratégia omnichannel vai fazer toda a diferença. Assim você estabelece uma conexão entre esses pontos, garantindo que ambos funcionem de forma coerente e proporcionem uma boa experiência.

Ficou com alguma dúvida ou quer melhorar seus processos para se sentir ainda mais próximo do consumidor 4.0? Fale com a gente!

Temos as melhores soluções para te ajudar a atingir esse objetivo.


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