4 perguntas que você deve se fazer antes de ter um site


4 perguntas que você deve se fazer antes de ter um site

Com a pandemia, o interesse das empresas pelo marketing digital cresceu. Mas será que todo negócio precisa dessa estratégia?

Em 2020, devido à situação de isolamento provocada pelo COVID-19, o interesse das empresas em desenvolver um site cresceu. Mas será mesmo que todo negócio precisa de um site?

Antes de buscar por orçamentos, plataformas ou mesmo aquele sobrinho que entende de internet, procure entender se um site é mesmo necessário para seu modelo de negócio. Aqui na WeBrain, recebemos diversos contatos de pessoas que querem saber quanto custa para desenvolver um site profissional. Temos certeza que nem sempre a resposta é o que essas pessoas esperam.

O desenvolvimento de um site com qualidade, e, seguindo todos os requisitos para um bom desempenho, não é tarefa fácil. Tanto para a agência quanto para o cliente. Se alguém nos procura a fim de um orçamento de um site para um delivery de marmitex, por exemplo, a primeira pergunta que fazemos é: sua empresa já está nas principais plataformas de delivery ou já investe em redes sociais?

Se a resposta for não, nós apenas orientamos a melhor forma dessas empresas iniciarem esse trabalho e  aconselhamos que elas nos procure novamente quando tudo isso estiver caminhando.

Nessa linha de raciocínio, gostaria de elencar 4 perguntas que todo gestor deve se fazer antes de decidir por ter um site:

1. Quem são seus clientes e como eles chegam até você?

Aqui é importante entender quem é seu público-alvo ou persona. Uma maneira fácil de entender quem são seus clientes em potencial é buscar quem são seus melhores clientes. Quem já compra da sua empresa, e em sua opinião, é o cliente ideal?

Assim que identificar essa pessoa, procure lembrar como ela chegou até sua empresa e realizou a primeira compra. Como foi o processo de compra¿? Um site teria facilitado esse relacionamento?

2. Quais são seus objetivos com um site?

O que você pretende alcançar? Quais métricas determinarão o sucesso do projeto? Busque entender o que você quer com um site. O simples fato de ter um site não significa o sucesso do projeto. Após o desenvolvimento do site é que os investimentos realmente começam, e saber aonde você quer chegar é crucial para ter certeza se o projeto é realmente viável.

3. O momento é propício para investir em um site?

Infelizmente, muitas empresas nos procuram para desenvolver um site pois estão com dificuldade financeira e acreditam que um site é a salvação do negócio, quando na verdade um projeto de um site pode ser um inimigo e agravar ainda mais a situação financeira da empresa.

Antes de desenvolver o site, entenda que um projeto de Marketing Digital vai muito além de um site. O site é apenas o endereço para um ambiente online da sua empresa. Assim como em um ambiente físico, você precisa fazer com que seu público-alvo chegue até ele, e esse trabalho demanda muito tempo, e claro, investimentos.

4. Seu negócio realmente precisa ter um site?

Voltamos ao exemplo dado no início deste post. Será que um delivery de marmitex precisa de um site? Um site para atendimento dos pedidos faz sentido? Existem outras formas de alcançar e atender os clientes? Por que não utilizar plataformas de delivery já consolidadas?

Cada modelo de negócio tem suas características e cada gestor tem suas estratégias. Por isso, não podemos dizer que determinado segmento de negócio deve investir no desenvolvimento de um site e determinado segmento de negócio não precisa ter um site.

A análise deve ser muito mais profunda, buscando entender as características e objetivos do negócio e, principalmente, o comportamento de seus clientes. O sucesso do projeto de desenvolvimento de um site vai muito além de um layout bonito ou uma funcionalidade inovadora. Um site de sucesso é aquele que alcança os objetivos do negócio e traz resultados financeiros para a empresa.

Concluindo

A intenção desse post não é desencorajar pessoas que tenham a intenção de ter um site para sua empresa. O objetivo aqui é esclarecer alguns pontos, para que essas pessoas não se frustrem e tenham uma péssima experiência com o Marketing Digital. O que é muito comum.

Então, antes de cair nas garras de um vendedor assíduo para lhe vender um site, pergunte-se: Esse é o melhor momento para iniciar o desenvolvimento de um site para minha empresa? Meu modelo de negócio realmente precisa de um site?

Ter um site com certeza é uma excelente estratégia para o Marketing Digital. Mas ter um site depende muito da maturidade digital do seu negócio e se seus objetivos com essa ferramenta estão bem definidos. Existem outras formas de iniciar sua estratégia digital, como estar presente e ativo em redes sociais. E, conforme sua estratégia for amadurecendo e seu negócio crescendo, aí sim pode ser a hora de ter um site eficiente e que gere negócios para sua empresa.


Você também pode gostar de ler:

análise de cenários

Saiba como realizar uma análise de cenários para Marketing de Conteúdo

Wordpress

5 motivos para utilizar o WordPress como plataforma para seu site

Dicas para vender mais e melhor

3 dicas para vender sem ser invasivo ou agressivo demais