Que o Marketing Digital vem se tornando cada vez mais uma estratégia em muitos negócios, disso muita gente sabe. Afinal de contas, não importa o ano, essa é uma das ferramentas mais eficientes tanto para atrair consumidores quanto para ampliar o alcance de uma marca.
E você, já sabe quais são as tendências de marketing digital para 2020? Ainda não? Não se preocupe! É sobre esse assunto que falaremos no post de hoje. Papel e caneta na mão? Fique ligado (a) e tire todas as suas dúvidas.
Boa leitura!
Comunicação com o cliente por meio de chats privados
Não é de hoje que grandes marcas e corporações têm usado as redes sociais para estabelecer um canal de comunicação com os clientes. Afinal, a interação por meio dessas plataformas é um dos grandes pilares do marketing digital, não é mesmo?
No entanto, a novidade para o ano de 2020 está nos chats privados. Além da ideia de atendimento personalizado, os chats privados prometem ser uma grande tendência, inclusive para a efetivação de compras por parte dos usuários.
Baixar: Calendário de Datas Comemorativas 2020
Prepare sua empresa para as datas comemorativas e comerciais mais importantes do país e planeje suas estratégias de Marketing Digital!
Investimento em Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial vem dominando os mais diversos setores. E não poderia ser diferente com o marketing digital, não é mesmo? Os chatbots, por exemplo, nada mais são do que atendentes virtuais que aprendem por meio das interações com os usuários e, com isso, simulam um atendimento humano cada vez mais real e eficaz.
As buscas por voz também são mais uma tendência de Inteligência Artificial com grande impacto para o marketing digital em 2020. Isso porque o número de pesquisas feitas utilizando esse mecanismo de busca ultrapassou a marca de 1 bilhão por mês nos anos de 2018 e 2019. Mas isso não é novidade, né?
A grande novidade aí é o quanto o reconhecimento por voz vem sendo aperfeiçoado, fazendo até mesmo que as falas mais confusas possam ser processadas e se transformem em buscas. Ou seja, cabe às empresas também fazer uso desse tipo de Inteligência Artificial para ampliar a própria presença e marca no mercado.
Personalizando a experiência do usuário
Toda e qualquer recomendação feita pelas redes sociais, hoje em dia, leva em consideração a experiência do usuário na internet. Isso porque os canais pelos quais ele se interessa, os assuntos que mais procura, entre outros dados, são oferecidos como uma forma de personalizar e enriquecer ainda mais a navegação.
E é claro que nada disso seria por acaso, não é mesmo? Afinal de contas, a personalização da experiência do usuário é uma forte tendência que promete se fortalecer ainda mais em 2020. Já que, segundo apontam pesquisas, 90% dos usuários revelam se sentir mais tendenciosos a comprar de marcas que ofereçam recomendações e ofertas compatíveis e interessantes aos seus interesses. Ou seja, se você já aplica uma boa estratégia de e-mail marketing para sua marca, sabe o que isso significa não é mesmo?
Essas são apenas algumas das tendências em marketing digital para 2020. Assine nossa newsletter e garanta seu acesso a mais conteúdos como esse.